6 passos para desmistificar de vez o fantasma Planejamento Estratégico

20/04/2016 por Ian Coutinho

Quantas vezes você já ouviu falar sobre Planejamento Estratégico? Quantas vezes já se perguntou se sua empresa estava indo no caminho certo? Pode parecer que não, mas elaborar um bom planejamento de longo prazo é algo que requer muito mais trabalho do que se imagina. Por isso, separamos 6 dicas essenciais para você pensar na estratégia e posicionamento da sua organização, acabando de vez com esse “fantasma”.


1) Entenda sua realidade e o mundo ao seu redor

Com certeza, esse deve ser o seu primeiro passo. Não é brincadeira: de nada adianta começar a planejar se não parar para pensar e entender o seu contexto interno e externo. Para isso, uma dica é usar a Análise SWOT (ou FOFA), ferramenta que te permite enxergar forças e fraquezas, bem como oportunidades e ameaças, para balizar o seu planejamento.

2) Saiba quem você é e onde quer chegar

Pensar na sua identidade é a base para qualquer empresa. Mais do que premissas, aqui serão definidas as raízes que irão guiar e nortear todas as tomadas de decisão da empresa. Representa simplesmente o que é inegociável para você. É aí que entra a importância da Missão, Visão e Valores. Lembre-se: Cultura Organizacional é tudo!

3) Desdobre em objetivos estratégicos

“Ok, formulei minha Visão, mas o que fazer na prática?”

Essa é uma pergunta muito comum e, de fato, sem destrinchar, de nada adianta uma boa visão. É através dos objetivos estratégicos que você consegue construir um caminho que culmine em seu objetivo final. A ferramenta BSC (Balanced Scorecard) te permite fazer essa integração dividida em perspectivas e visualizar de uma forma muito mais ampla e direta a estratégia da empresa.

4) Formule Fatores Críticos de Sucesso e Planos de Ação

Em cada objetivo, trace tudo que é imprescindível para que ele ocorra: os seus fatores críticos de sucesso. A partir de então, fica muito mais nítido perceber onde há necessidade da criação de planos de ação específicos para que algo mude ou seja otimizado na empresa. A metodologia 5W2H é uma ótima dica para a formulação desses Planos de Ação, visto que deixa claro Quem, Quando, Onde, O que, Por Quê, Quanto e Como será feito.

5) Tenha indicadores para tudo!

Não adianta planejar sem ter como acompanhar e monitorar. É muito difícil analisar criticamente algo que não é mensurável, portanto tenha sempre uma meta e um indicador que realmente meça o desempenho da empresa naquele quesito.

6) Pratique a gestão à vista!

Essa é uma etapa que poucos se preocupam, mas pode ser a chave para o sucesso! De que adianta planejar, monitorar e controlar perfeitamente se apenas a diretoria ou a presidência tem acesso ao desempenho da empresa? Os membros precisam viver a estratégia para se sentirem donos daquilo e verem seus trabalhos impactando diretamente nos resultados! Por isso, a dica é abusar de quadros interativos, gráficos e informações – sempre atualizadas – espalhadas estrategicamente pela empresa!

“Planejar a longo prazo não é pensar em decisões futuras, mas sim com o futuro de decisões presentes”. Nas palavras de Peter Drucker fica nítida a importância de pensar e planejar os próximos passos da sua empresa. Planejar e acabar falhando não é um problema, o problema é falhar em não planejar!