7 passos imprescindíveis para aplicar o Marketing de Conteúdo

marketing de conteúdo apresentado em dispositivos eletrônicos

27/04/2016 por Ana Carolina Pinho

Segundo a Rock Content, maior empresa de Marketing de Conteúdo do país, 69% dos profissionais brasileiros afirmam utilizar tal estratégia e 70% preveem aumento no orçamento de sua implantação para 2016.

Mas afinal, o que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar seu público-alvo por meio da criação de conteúdo relevante. Com isso, consegue-se atrair pessoas aumentando a rede de clientes do negócio e gerando uma percepção positiva da marca. Para que a aplicação da estratégia de Marketing de Conteúdo seja efetiva, é importante ter maior atenção ao planejamento, à execução e à utilização de métricas, o que pode ser mais fácil do que parece!

Seguem, então 7 etapas iniciais para utilizar tal metodologia em seu negócio:

1) Definir objetivos

É importante que, antes de pensar em como a estratégia será feita, seja determinado qual ou quais objetivos a empresa almeja ao trabalhar com tal prática. Esses objetivos podem transitar desde aumentar o reconhecimento da marca e dos produtos ou serviços ofertados até conseguir informações de possíveis clientes.

2) Escolher KPIs

KPIs são indicadores de performance, ou seja, métricas escolhidas para mensurar os resultados das práticas adotadas. Podem ser relacionados a curtidas, visualizações, compartilhamentos, comentários, ou até número de páginas visitadas em determinado site. O importante é que essas métricas escolhidas estejam diretamente ligadas aos objetivos traçados.

3) Mapear o público-alvo

Público-alvo de um negócio nada mais é que o segmento da sociedade com determinadas características que abrange seus potenciais clientes. Para a obtenção de sucesso em tal estratégia, é importante determinar para qual público ela será direcionada, a fim de assegurar que o conteúdo será interessante e relevante. Algumas das formas de determinar o público-alvo de um negócio é fazer pesquisas com atuais clientes, analisar o mercado em que está inserido ou até mesmo definir personas, ou seja, personagens com características do cliente ideal ao negócio.

4) Definir canais

Nessa etapa são escolhidos os canais e ferramentas a serem utilizadas para alcançar os objetivos traçados. É importante que a escolha do canal leve em consideração o público-alvo mapeado e seus hábitos digitais. Os principais canais utilizados são blogs, redes sociais, sites e e-mails.

5) Escolher ferramentas para monitoramento

A escolha de ferramentas de monitoramento é imprescindível para que haja um controle sobre a evolução da estratégia por meio do controle dos KPIs. Uma das ferramentas mais utilizadas é o Google Analytics, por ser gratuita e rastrear métricas básicas como tempo médio no site e número de visualizações.

6) Ilustrar o processo de vendas

O processo de vendas representa o caminho que um cliente percorreu até decidir comprar um produto ou serviço. Essa etapa é importante, pois o conteúdo a ser elaborado precisa ser estrategicamente pensado para cada etapa de venda. No geral, essas etapas englobam atrair o cliente por conteúdo informativo, mostrar ao cliente que ele possui uma necessidade por meio de material informativo e conteúdo positivo sobre o negócio e, por fim, gerar ao cliente informação focada no serviço ou produto para convencimento final e compra.

7) Criar estratégias para “nutrir” clientes no pós-venda

Essa etapa é importante para fidelizar um cliente, ou seja, estimular que ele volte a fechar negócios com sua empresa. Em geral, essa estratégia ocorre por meio do envio programado de e-mails com conteúdo extremamente direcionados ao que o cliente tem pesquisado em seu site, por exemplo.

Aplicando essas etapas, sua empresa conseguirá adequar-se às novas tendências de Marketing do mercado e gerar resultados significativos, principalmente quanto ao seu número de clientes.