Previsão de demanda: Mais fácil do que parece

Gráfico de previsão de demanda

13/04/2016 por Sérgio Barreto

Previsão de demanda: Mais fácil do que parece

Você já foi surpreendido por falta de produto no seu estoque? E por dias de vendas inesperadas? Não seria ótimo se você estivesse preparado para esses imprevistos? E se conseguisse prever esses acontecimentos com antecedência? Bom, fazer uma previsão de demanda é possível e é mais simples do que se imagina.

Como fazer?

Em geral, empreendedores tendem a ser muito otimistas com as perspectivas de vendas e fazem compras baseados na própria experiência. Consequentemente, variações de mercado e padrões de demanda são ignorados, levando-os a fazerem compras em excesso ou em quantidade insuficiente. Deste modo, podendo ser prejudicial à imagem da empresa. Como solução, ter uma planilha de previsão ou projeção de vendas ajuda a pôr os pés no chão e analisar os dados com mais objetividade e efetividade.

O que é preciso analisar?

Para utilizar ou criar uma planilha de projeção de vendas é muito importante ter registros histórico das vendas no trimestre, mês ou semanas. Caso não exista, é bem simples criar e necessário para que se possa aproveitar os benefícios que o planejamento de vendas trará para sua empresa. Uma simples planilha no MS Excel com uma coluna indicando o mês, e outra, quanto foi vendido já resolveria esse problema e possibilitaria sua empresa a fazer um bom planejamento de vendas através das previsões.

E como aplicar?

Um bom passo a passo para se construir um bom planejamento/projeção de vendas é:

1 – Recolher dados históricos de vendas;

2 – Excluir dados de vendas fora do comum, como dias de grandes promoções, falta de energia, vendas muito baixas;

3 – Avaliar o comportamento da demanda ao longo do tempo, buscando identificar, por meio de um gráfico de dispersão (pode ser feito no MS Excel), tendências de crescimento ou decrescimento das vendas e possíveis sazonalidades;

4 – Definir um método de previsão (Média móvel, séries temporais, etc);

5 – Realizar a previsão de curto ou médio prazo, que pode ser do próximo mês ou dois meses, por exemplo;

6 – Planejar empresa conforme projeção de vendas feita.

Quais serão os resultados?

Com essa projeção em mãos, sua empresa estará apta para se planejar e se preparar para variações naturais de mercado. Sabendo-se qual será a demanda por um produto no próximo mês, por exemplo, sua empresa pode, com um mês de antecedência, avaliar se seu estoque atual será suficiente ou não para atender a demanda. Além disso, caso sua empresa venda serviços composto por produtos, como banho e tosa, pratos executivos, entre outros, você pode avaliar quanto será necessário comprar de cada produto para garantir que o serviço previsto possa ser entregue.