Por que você precisa gastar mais tempo aprendendo sobre sustentabilidade?

Por que você precisa gastar mais tempo aprendendo sobre sustentabilidade?

05/10/2016 por Ana Beatriz Souza

Já pensou que a sua empresa pode fazer a diferença na vida do planeta? O melhor disso é que, a partir de ações simples a diferença pode ser grande e, com algumas mudanças de infraestrutura, é possível compensar financeiramente a longo prazo e ainda economizar no futuro.

Muitas das grandes empresas mundiais se preocupam com o meio ambiente. Entre elas, um exemplo é a empresa número um no ranking – que contempla as empresas com as melhores práticas de sustentabilidade corporativa: a BMW. Pensando sempre no desenvolvimento de carros com menor emissão de gases, eles estão acima de 80% em todos os indicadores da pesquisa “The Global 100” da Corporate Knights. Outras potências também estão no ranking, como a Adidas e a Coca-Cola.

Na última década, fala-se muito sobre sustentabilidade. Com o crescimento cada vez mais acelerado de novas tecnologias e da fabricação de produtos, maior é a necessidade de matérias primas que vem do nosso planeta. Um impacto preocupante disso é uma grande devastação e escassez que prejudica todo nosso ecossistema.

A boa notícia é: algumas atitudes podem auxiliar na melhora desse quadro, entre elas temos a conscientização, a reciclagem do lixo e a reutilização de água.

1) Conscientização

Este é o primeiro passo. Afinal, para que uma empresa tenha responsabilidade ambiental, é preciso que seus funcionários e clientes sejam conscientes e pratiquem. Assim, é necessário disseminar esse pensamento consciente. Isso pode ser feito por meio do exemplo cotidiano e na criação de campanhas, bonificações e incentivos para que as pessoas comprem a ideia. As próximas ações só serão efetivas se a educação ambiental for realizada.

2) Reciclagem

Segundo pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada): “O país perde cerca de R$ 8 bilhões por ano por deixar de reciclar os resíduos que poderiam ter outro fim, mas que são encaminhados aos aterros e lixões das cidades”.

Mas como posso começar a reciclar o material da minha empresa? É simples! Primeiro, utilize as latas coloridas para separação do lixo, com indicações do que deve ser colocado em cada uma delas. O recolhimento pode ser feito de duas maneiras: levar o lixo ao local (algumas empresas e instituições, como a Ampla (Agora Enel), possuem campanhas para o recolhimento e tem postos espalhados pela região em que atua – exemplo: Rio de Janeiro – Você leva o seu lixo, pesa e ainda é descontado do valor correspondente na sua conta de luz); a outra é que seu lixo seja recolhido na própria empresa (existem inúmeras cooperativas de catadores de lixo em todo Brasil que fazem essas coletas seletivas).

3) Reutilização de água

O Brasil é um país onde temos épocas de chuva intensa. E se fosse possível captar essa água para utilizar na sua empresa? O sistema de calhas capta, filtra e armazena água da chuva para fins não potáveis, como descarga, limpeza e torneiras.

“Apesar do alto custo inicial, a redução das tarifas de água e esgoto proporcionadas pelo reaproveitamento de água pluvial compensam ao longo prazo, em apenas três anos a economia equivale ao custo de implantação do sistema.” (Pensamento Verde – Reaproveitamento de Água).

Além disso, é possível criar outro sistema que recolha água de torneiras, lava-roupas e chuveiros para reutilização.

Vimos muitas práticas que podem ser colocadas em prática no dia-a-dia para contribuir com a sustentabilidade do meio ambiente. O mais importante é que muitas outras ações podem ser feitas para agregar responsabilidade social a sua empresa. Todos nós somos responsáveis pelo ambiente em que vivemos. Pequenas práticas podem fazer grande diferença para o futuro do planeta e da sua empresa.