Mapeamento de Processos e a notação BPMN

Por Diogo Portugal Ottoni e Luiz Fernando Ribeiro Martins

Já parou para pensar em como a vida é feita de processos? No cotidiano, quase tudo são processos, desde a hora que acordamos, até o momento que notamos que algo não está como esperamos. No meio empresarial não poderia ser diferente. Para se ter uma empresa de sucesso, com eficiência e alto aproveitamento de recursos, ter processos produtivos bem definidos é fundamental. Nesse artigo, você vai entender mais sobre o mapeamento de processos e a notação BPMN, uma metodologia muito utilizada em grandes empresas.

A importância de um mapeamento de processos

Assim como na vida pessoal, os processos são fundamentais no meio corporativo. Imagine se esquecessem de pôr sal na comida de um restaurante ou de apertar parafusos em uma fábrica? As consequências desses eventos, mesmo que por detalhes, afetam diretamente a reputação da empresa. Certamente, tal fato levaria à perda de clientes e, consequentemente, à perda de dinheiro. 

Ao abrir ou gerir um negócio, muitos não idealizam que por trás do resultado final existem inúmeros processos atrelados. Sem a definição e fácil compreendimento desses processos, o resultado esperado se torna muito mais suscetível ao erro. Isso ocorre por não haver controle adequado dos passos essenciais para garantir a qualidade do resultado. 

Além disso, sem processos definidos é difícil observar otimizações que precisam ser realizadas para um negócio aumentar sua produtividade. Desse modo, podem ser destacadas questões como a falta de entendimento dos processos, o excesso de retrabalho ou processos desatualizados. Logo, a importância de um mapeamento de processos está nos insumos obtidos que permitem compreender os fluxos de trabalho.

Portanto, sem um mapeamento de processos, a compreensão de tarefas e a independência na execução da rotina de trabalho são comprometidas. Felizmente, existe um modelo capaz de ajudar negócios a se estruturarem: o mapeamento de processos a partir da notação BPMN.

A notação BPMN

A notação BPMN significa em português Notação de Modelagem de Processos de Negócios. Ela é uma metodologia moderna baseada na representação gráfica feita a partir de ícones que simbolizam o fluxo de processo. Esta notação internacional possibilita que trabalhadores saibam quando, como e onde fazer o que deve ser feito. 

Ainda, usando essa metodologia, é possível mapear um processo de forma clara, concisa e de fácil entendimento. Assim, os gestores também podem acompanhar e constantemente melhorar suas produções. Além disso, torna-se também possível a padronização dos processos. Isso deve-se ao fato do resultado possuir pouca variabilidade não só quanto ao modelo, mas também quanto ao tempo e material utilizado.

O objetivo da BPMN

Com a notação BPMN, é possível montar uma demonstração gráfica dos processos de uma empresa. Desse modo, essa metodologia provê uma notação padrão sobre os processos realizados estudados em um Mapeamento de Processos. Muitas vezes ela se apresenta em forma de fluxograma para estar em um formato mais visual.

Esse fluxograma criado deve ser de fácil compreensão para todas as partes envolvidas nos processos. Assim, a notação BPMN cria um padrão que interliga tanto quem gerenciará quanto quem executará o projeto, evitando lacunas entre as partes e gargalos na produção. 

Gostaria de entender mais sobre os processos da sua empresa, ou resolver problemas como esses? Então, não perca mais tempo e faça do seu negócio o mais organizado possível. Peça agora mesmo seu diagnóstico gratuito!

 

Quer mais dicas para seu negócio? Siga nosso Instagram!