HVAC: conheça mais sobre o sistema

09/05/2021 Por Laila Mury, Mateus Bria e Rafael Ricardo

O Sistema HVAC consiste em um sistema formado por aparelhos de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado. A junção de todas essas funções em um único sistema, promove a estabilidade do ar. Locais como salas cirúrgicas e indústrias do ramo farmacêutico são ambientes críticos que exigem alta qualidade do ar. Nesse artigo, entenda mais sobre o sistema HVAC e como a climatização correta do ar pode ter impactos significativos no conforto térmico do ambiente.

O que é e como funciona o HVAC?

Podemos explicar o funcionamento, relatando o significado de cada letra desta sigla separadamente:

H – Vem da palavra em inglês Heating, e está atrelado a função de Aquecimento.  Ele mantém a temperatura do ar estável em dias frios e umidade relativa máxima do ar.

V – Vem da palavra em inglês Ventilating, e está atrelado a função de Ventilação. Ele renova e circula o ar, levando oxigênio ao ambiente, além de retirar impurezas e gases indesejáveis, como CO2.

AC – Vem das palavras em inglês Air Conditioning, e está atrelado ao sistema de Ar Condicionado. Ele é responsável por controlar a temperatura e promover a refrigeração do local, além de retirar contaminantes presentes no ar.

Onde o HVAC pode ser instalado?

O Sistema HVAC pode ser aplicado em todo tipo de ambiente, desde residências a hospitais e indústrias. Nele, há aparelhos que amenizam a temperatura do ambiente visando o conforto térmico das pessoas que ali estão. 

Onde vemos a ação desse sistema?

Em nosso dia a dia, podemos identificar esse sistema em diferentes nichos. O exemplo mais próximo da nossa realidade são as residências. Isso deve-se ao fato de que, dependendo da região onde ela se encontra, o modelo de climatização varia. Assim, enquanto uma residência da região tropical tem aparelho de Ar Condicionado, em residências de regiões com temperaturas mais baixas existem Aquecedores. Logo, podemos observar que há o princípio de um Sistema HVAC nesses locais. 

O Sistema HVAC também está presente nas indústrias. Nelas, esse sistema oxigena o ambiente, preserva os equipamentos e poupa os colaboradores de altas concentrações de possíveis gases poluentes. Já em ambientes farmacêuticos e hospitalares, esse sistema minimiza a contaminação dos medicamentos através de impurezas presentes no ar.

Até mesmo no mundo esportivo vemos a ação do Sistema HVAC. Um exemplo da preocupação com o conforto térmico são os estádios de Al Janoub e Internacional Khalifa, localizados no Catar. Isso torna-se evidente com os altos investimentos do país em aparelhos de Ar Condicionado para combater as altas temperaturas durante as partidas da Copa do Mundo de Futebol Masculino 2022.

Quais são seus principais benefícios?

Redução dos gastos: Com essa tecnologia é possível realizar o dimensionamento dos sistemas presentes em um ambiente, e então, calcular sua carga térmica. Durante seu aperfeiçoamento, pode-se reduzir o esforço necessário para o bom funcionamento. Ao retirar essa sobrecarga, haverá um desempenho adequado e também um menor consumo de energia. Dessa forma, há economia com relação às despesas ao final do mês.

Aumento da produtividade: Com temperaturas inadequadas, o nível de concentração humana diminui, o que prejudica a realização da atividade. Isso  pode expor os colaboradores a potenciais riscos durante o trabalho. Já em temperaturas amenas, o trabalho é realizado com toda sua efetividade e sem o estresse físico. 

Aumento da durabilidade de aparelhos: Em manuais de equipamentos como smartphones e tablets encontra-se a recomendação de evitar seu uso em temperaturas superiores a 35ºC. Nesses casos, podem ocorrer travamentos e até danos mais graves, como invalidação da bateria. Isso impediria as atividades de trabalho através destes, assim como os computadores de mesa e portáteis.

Priorização da saúde dos colaboradores: O sistema HVAC oferece diversos benefícios à saúde de todas as pessoas presentes no ambiente de trabalho. Isso porque ele realiza uma filtragem eficiente do ar, diminuindo assim a quantidade de poluentes presentes no mesmo. Além disso, o sistema é capaz de aumentar a oxigenação do local e até de reduzir ou eliminar fungos. Portanto, os riscos de saúde para os funcionários diminuem assim como a quantidade de pessoas com doenças respiratórias e alérgicas.

 

Sabendo dos benefícios desse sistema e de sua importância, percebe-se o diferencial que pode trazer para o ambiente. Se interessou pelas vantagens apresentadas? Entre em contato conosco e peça já seu diagnóstico gratuito

Siga nosso Instagram para ficar por dentro dessa e outras tendências!