4 Livros indispensáveis para um empreendedor

02/03/2016 por Jônatas Freitas

Se você parar para pensar em um livro que te marcou de alguma maneira, com certeza vários virão a cabeça.

Seja por identificação com a história contada, pelo aprendizado ou simplesmente pela reflexão que ele gerou. Quando o assunto é empreendedorismo, ler se torna algo ainda mais importante e agregador. Casos de sucesso, conceitos importantes e histórias inspiradoras são compartilhados em diversos livros. Eles acabam transcendendo competências técnicas ou simplesmente fornecendo respostas para problemas. Pensando nisso, selecionamos para você que tem espírito empreendedor, algumas obras que contém experiências fundamentais a serem assimiladas. Quando você começar a ler, garantimos que não conseguirá parar!

Confira a lista:

1) Sonho Grande:

“Como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira revolucionaram o capitalismo brasileiro e conquistaram o mundo.”

O livro relata a incrível trajetória desse trio de empresários bem sucedidos. Eles encontram-se entre os 4 homens mais ricos do Brasil, segundo a revista Forbes Brasil de 2015. Baseando seus negócios na meritocracia e na contínua redução de custos, partiram de uma pequena corretora na década de 70, para a formação de um império, contando com empresas como: AB InBev – Ambev + Budweiser, Lojas Americanas, Submarino e Burger King.

O livro ressalta a importância de se contratar funcionários excepcionais, melhores até que os próprios empreendedores e de mantê-los motivados a todo momento. Além disso, é aconselhado a realização contínua de benchmarking com outras empresas, com o intuito de se entender o mercado e assimilar práticas aplicáveis ao próprio negócio.

2) A Estratégia do Oceano Azul:

“Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante.”

Trata-se de um dos livros mais reconhecidos na área de planejamento estratégico. Ele possuiu mais de 2 milhões de cópias vendidas por todo o mundo. O autor apresenta uma maneira inovadora do conceito de estratégia, dividindo o mercado em oceano vermelho e azul.

O oceano vermelho representa uma sangrenta batalha entre diversos tubarões. Isso é uma alusão direta com a acirrada competitividade entre as empresas na busca por clientes e fatias de mercado.

Já o tão sonhado oceano azul, seria resumidamente, um local onde o tubarão consegue nadar livremente. Ele representa um momento em que a empresa alcançaria um nicho de mercado inexplorado através de algum diferencial que seus concorrentes não possuem. Um bom exemplo desse caso, seria a do Cirque du Soleil, que reinventou o circo convencional.

O livro enfatiza a necessidade de constante inovação, seja criando ou reformulando um produto já existente, para se alcançar esse desejado oceano, estimulando assim uma característica fundamental para qualquer empreendedor: a criatividade.

3) Pai Rico Pai Pobre:

“O que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro.”

A história do livro gira em torno da vida de Richard. Ele é um jovem que tem a oportunidade de conviver com diferentes perspectivas sobre dinheiro de dois “pais”. Um deles, seu pai biológico, representa o pai pobre. Ele é um professor muito instruído e inteligente, mas que vive apenas de aparências e não possui sucesso financeiro de fato. O outro é pai de seu melhor amigo Mike, e ilustra o pai rico. Esse é um empreendedor humilde e bem sucedido, que conseguiu fazer com que o dinheiro trabalhasse para si através da aquisição de ativos, mesmo tendo abandonado os estudos no 9º ano.

É destacado durante a história a importância da educação financeira, já que não é ensinada em nossa formação acadêmica e que sem essa noção, principalmente de controle de custos, é impossível alcançar o sucesso profissional.

4) A Meta:

“Um processo de melhoria continua”

O livro conta a história de determinação de Alex. Ele é gerente de uma fábrica que está próxima da falência. Muito pressionado por seus superiores, ele não mede esforços e supera todos os seus limites a fim de aumentar a produtividade da empresa. Aos poucos ele vai repensando o modo de enfrentar as dificuldades e enxergando a importância de se pensar fora da caixa e não se acomodar com a cultura pregada na empresa. A partir daí, ele passa a perseguir a real causa do problema, para então combatê-lo.

É uma narrativa intrigante, pois mostra diversos conceitos técnicos de administração pertinentes aos negócios, com uma escrita diferenciada e extremamente didática. Além disso, traz um paralelo muito interessante sobre como esses momentos de pressão profissional acabam impactando e se refletindo na vida pessoal.

Tem uma ideia e quer empreender? Nós podemos te ajudar! Clique aqui.