Arte de se comunicar – Da história ao mundo empresarial

24/02/2016 por Geórgia Marques e Lucas Seiji

Solidão, silêncio, isolamento. Ninguém quer passar por isso. A mídia e a comunicação massiva possibilitaram a liberdade de expressão e circulação infinita de informações. Com as redes sociais, o mundo vive uma nova ordem. Nessa nova era, empresas utilizam essas formas rápidas de comunicação para trabalhar as melhores táticas de divulgação de marketing. Mas, para chegar até esse mundo globalizado e comunicativo vivemos grandes evoluções. Você saberia dizer como chegamos até aqui?

Vivemos numa sociedade na qual as pessoas possuem uma grande necessidade de compartilhar e procurar novas informações a todo momento. Isso acontece pois, a velocidade e quantidade de dados fornecidos são cada vez maiores. Além disso, essa ideia de comunicação já é inata aos seres humanos. Desde os nossos primeiros segundos da vida já queremos nos expressar e, no decorrer dela, com novos conhecimentos, queremos exteriorizá-los.

Essa comunicação existente no mundo atual, apesar de manter a essência da palavra “comunicar” que significa “transmitir pensamentos”, evoluiu muito graças ao avanço da tecnologia. Ela vive uma fase muito diferente quando comparada às primeiras formas de comunicação.

Panorama Histórico da Comunicação 

Essas primeiras maneiras de comunicação se baseavam em gestos, barulhos, símbolos e sinais. A partir de uma combinação de sons e movimentos, ideias eram emitidas. Com uma forma primitiva, sem maiores complexidades, apesar de existir comunicação, ela não era efetiva. Era lenta e indefinida.

Com o avanço na comunicabilidade, o homem passou a utilizar a fala e mais tarde a escrita. Esta, com certeza, foi um dos maiores passos para propagar ideias, antes incompreensíveis, e trouxe um grande impacto para a sociedade atual.

Posteriormente, já em um mundo mais moderno, conhecemos a impressão, que tornou possível a difusão da comunicação. E, com mais avanços, entramos na era das telecomunicações. Esse período se iniciou com a invenção do telégrafo e continuou a evoluir com o telefone, o rádio, a televisão, a internet, o satélite artificial, o computador, o celular, a fibra óptica, o GPS e, os tão presentes, smartphones. Esse desenvolvimento permitiu o compartilhamento de uma rede formada por sons, imagens e dados em uma menor unidade de informação. Isso acabou possibilitando a criação da multimídia e da vida virtual.

A partir de uma breve recordação das formas de comunicação das civilizações mais antigas até a população atual, foi possível perceber o quanto a arte de se comunicar sempre foi imprescindível na vida das pessoas. Porém, não queremos ficar por aqui. Nosso foco é ir além de uma narração de história.

Vocês perceberam o quanto evoluímos em termos de comunicação depois que a internet entrou em nossas vidas? E, também, perceberam que a nossa necessidade de comunicar é cada vez maior? É nítida a dependência de checar o celular e a urgência por compartilhar ideias. E isso é culpa das famosas redes sociais.

As Redes Sociais 

A rede social possibilitou interação, troca de informações e divulgação. É mais que postar, é viver esse mundo de curtidas, comentários e de novas experiências. Estamos sempre conectados e não deixamos nada passar despercebido. A convivência online nos aproxima de algumas pessoas. Ela nos faz conhecer novos horizontes e possibilita que possamos encontrar de tudo um pouco em um piscar de olhos.

As próprias redes também sofreram bastantes modificações e, em um período curto, tornaram-se essenciais no cotidiano das pessoas. Recentemente vivemos a era do MySpace, do Orkut, do MSN Messenger, entre outros. Hoje, os principais mais falados são o Facebook,WhatsApp, o Youtube, o Google+, o Skype, o Linkedin, o Twitter e o Instagram. Além de serem muito comentados, já fazem parte do nosso dia a dia a todo momento. Eles deixaram de ser apenas uma forma de comunicação entre pessoas e servem como mecanismo de marketing para as grandes empresas. Eles possibilitam o diálogo com clientes e parceiros, a divulgação de produtos e serviços e a veiculação da imagem da empresa. As redes sociais simplesmente ganharam vida!

Comunicação e Empresa 

A partir dessas ferramentas de comunicação, a difusão da informação se tornou um mecanismo cada vez mais utilizado pelas empresas, no âmbito interno e externo. É de suma importância que as empresas saibam usar as novas tecnologias ao seu favor e com cautela, pois esta facilidade pode ser vista como uma faca de dois gumes – ao passo que ela traz publicidade, a mesma pode desconstruir a reputação frente ao mercado.

As informações que uma empresa divulga, quando se refere ao meio externo, carregam a imagem da mesma, o que pode trazer resultados muito positivos. Mas, deve-se tomar cuidado com o lado negativo. A grande exposição e a necessidade de rapidez podem gerar informações sem conteúdo aprofundado. A partir disso, a comunicação estratégica se tornou uma ferramenta muito importante para as empresas que usam redes sociais como vias de marketing. Com isso, conceitos como interação e engajamento com o cliente, transparência e ferramentas virtuais (como o SEO e o Google Analytics) são pontos qualitativos com grande aplicabilidade nos tempos atuais.

Quanto a estrutura interna, o uso dessas ferramentas modernas afeta diretamente os membros de uma empresa. Os aplicativos citados anteriormente levaram a comunicação interpessoal para um novo patamar. Eles geram a possibilidade de tomada de decisões de modo conjunto e em tempo real a partir de qualquer lugar que seja possível estar conectado à internet. Uma relação mais dinâmica e livre foi moldada e, estes benefícios influenciam na qualidade e na eficiência das empresas.

Vale a pena ressaltar que o fato das tecnologias estarem em constante crescimento formaliza a evolução da comunicação. Seja para fins sociais ou profissionais, cabe a cada um saber os seus limites e utilizar desta ferramenta ao seu favor.

Entender o que pode ser exposto na internet e filtrar as informações que chegam se tornaram necessidades que estão cada vez mais presentes na realidade de qualquer um que preze pelo estado de estar conectado e atualizado.

A comunicação não é apenas uma questão de sobrevivência da espécie. Ela é uma estratégia de imagem, de fechamento de negócios e de relacionamento com o cliente.