4 filmes para aprender sobre processo seletivo

4 filmes para aprender sobre processo seletivo

06/06/2018 por Rock Nickson

Olá, amantes da sétima arte e dos processos seletivos. Toda pessoa que precisa se inserir no mercado de trabalho, um dia passará pela experiência de procurar um emprego. Outra atividade que praticamente todas as pessoas no mundo também já fizeram foi assistir a filmes. 

Existem dezenas de conteúdos na internet e cursos sobre como fazer uma entrevista de emprego, porém não pensamos que filmes também podem agregar conhecimento neste meio! Filmes não são só entretenimento, também trazem informação! Então o que podemos aprender com eles no momento do processo seletivo?

          Neste artigo o que você lerá:

  • Existem lições que podemos aprender para garantir melhores resultados para suas entrevistas futuras?
  • Quais filmes você pode assistir para entender (e se divertir, é claro!) um pouco mais sobre processo seletivo?

Abaixo foi reunida uma lista de filmes em que podem ser analisadas essas situações:

A procura da felicidade

processo seletivo a procura da felicidade

Sinopse: Chris Gardner(Will Smith) enfrenta uma vida difícil. Despejado de seu apartamento, este pai solteiro e seu filho (Jaden Smith) não têm onde morar. Chris consegue um estágio não remunerado em uma firma de prestígio. Sem dinheiro, os dois são obrigados a viver em abrigos, mas Chris está determinado a criar um vida melhor para ele e seu filho.

          A procura da felicidade é um filme maravilhoso! Mostra um pai, disposto a fazer qualquer coisa para que consiga dar conforto e dignidade ao seu filho.

“Nunca deixe que alguém te diga que não pode fazer algo. Nem mesmo eu. Se você tem um sonho, tem que protegê-lo. As pessoas que não podem fazer por si mesmas, dirão que você não consegue. Se quer alguma coisa, vá e lute por ela. Ponto final.”  

É muito provável que você já tenha visto esta frase em algum discurso motivacional.

          Quem assistiu ao filme, viu que o personagem principal, Chris Gardner, tinha uma veia empreendedora, tentando revender aparelhos para uso médico. Depois, sem retorno financeiro, procurou emprego, fez um período de trabalho não remunerado, dedicou-se ao máximo, mesmo sem dinheiro para pagar suas contas e alimentação para seu filho. Correu atrás de clientes, investidores, passou por muitas dificuldades, mas ao fim, conseguiu um excelente emprego e depois vendeu parte da sua empresa por uma cifra milionária.

          Depois de tantas dificuldades e de conseguir seu lugar ao sol, o que podemos aprender com este filme e que você pode aplicar nas suas entrevistas de emprego?

  • O seu status social não define quem você vai ser: não pense em se preocupar se você vem de boa família ou conhece muitas pessoas influentes. A maioria das empresas sérias buscam por perfis e não por status.
  • Gostar de resolver problemas: Numa cena do filme, Chris resolveu um cubo mágico enquanto pegava um táxi com um possível cliente para impressioná-lo. Você não precisa saber resolver um cubo mágico, mas você precisa mostrar que tem muita vontade entrar para resolver os problemas da empresa. A capacidade de resolver problemas é uma das qualidades que compõem o perfil de funcionário desejado pelas empresas.
  • Não se abalar diante das adversidades:  Em uma cena, todo o seu dinheiro havia acabado, ele passou a noite na cadeia e estava coberto de tinta, mas apareceu na entrevista marcada com a corretora. Neste momento ele demonstrou persistência, determinação e uma personalidade carismática.
  • Ser adaptável: Chris não tinha o mesmo tempo que seus concorrentes à vaga de emprego. Então para ganhar tempo, ele não desligava o telefone e aplicava técnicas para persuadi-los. Desse modo, ele conseguia ligar para mais clientes em menos tempo. Assim como Chris, mostre criatividade e pense fora da caixa mediante as situações que o entrevistador lhe colocar.

 

Um senhor estagiário

processo seletivo um senhor estagiario

Nunca é tarde para buscar uma nova carreira

 

Sinopse: Ben Whittaker(Robert de Niro) é um viúvo com 70 anos que descobriu que a aposentadoria não é tudo aquilo de bom que as pessoas falam. Aproveitando uma oportunidade de voltar à ativa, ele se torna estagiário sênior de um site de moda, fundado e dirigido por Jules Ostin(Anne Hathaway), com quem cria uma forte amizade.

  • Esteja aberto ao feedback: O ambiente de trabalho no escritório criou uma cultura dinâmica e unida, e Jules estava aberto ao feedback. A princípio, ela pode ter relutado em ser exposta a observações externas de seu comportamento, mas o estímulo a essas relações permitiu que ela ouvisse comentários honestos sem qualquer (palavra para diminuição). E esse feedback poderia vir de qualquer lugar – seu parceiro de negócios, seus associados e até seu estagiário.
  • Nunca pare de aprender: Todo tipo de conhecimento é válido. A constante vontade de aprender e não se acomodar são essenciais para uma carreira de sucesso!
  • Escute o que os outros têm a dizer: Isso vale para uma dinâmica em grupo durante o processos seletivo. Escute o que os outros candidatos têm a dizer, não foque apenas em falar sobre si mesmo. Seja um ouvinte focado e seja um observador detalhado. Você perceberá como o quão importante é conhecer melhor outras pessoas ao invés de focar em apenas em você.

 

Os estagiários

processo seletivo os estagiarios google

Algumas etapas de um processo seletivo são feitas de forma online

Sinopse: Quando são demitidos, dois homens na casa dos 40 começam a procurar por um novo trabalho. Apesar de não saberem nada de tecnologia, eles são contratados como estagiários no Google, local em que convivem com chefes vinte anos mais novos do que eles.

A Google é famosa por suas peculiares técnicas de entrevista. No filme “Os Estagiários” é possível ver um pouco melhor sobre a rotina de um processo seletivo na empresa.

Os personagens principais, Billy e Nick, com experiência em vendas de relógios, encontram-se desempregados e então veem uma oportunidade para trabalhar em uma empresa global como a Google, porém tecnologia não é o ponto forte deles. Mas contra todas as probabilidades, eles conseguem convencer seu entrevistador a contratá-los.

Lições que aprendemos com este filme:

  • Trabalho em equipe: Embora você não conheça muito bem sobre a questão técnica sobre um assunto, dê acima de tudo valor ao trabalho em equipe. No filme, ambos não conhecem sobre tecnologia, mas esbanjam espírito de equipe.
  • Novas experiências: Esteja sempre aberto a novas experiências na sua carreira.
  • Saiba trabalhar com diferentes perfis: A diversidade é de suma importância em qualquer ambiente. Pessoas que vivem apenas um modelo de pensamento, acabam enviesadas e podem não conseguir gerar novas ideias.
  • Seja autêntico: Não adianta fingir uma personalidade no processo seletivo. Você não conseguirá mantê-la por muito tempo caso seja admitido e isso acarretará num ambiente de trabalho ruim e possível demissão.

Joy: O nome do sucesso

processo seletivo joy o nome do sucesso

Sinopse: Joy é uma jovem brilhante, mas leva uma vida pessoal extremamente complicada. Ela é divorciada e tem dois filhos. Seu ex-marido mora no porão de sua casa. Sua mãe vive no andar de cima e passa o dia todo assistindo a novelas. E seu pai, divorciado de sua mãe há 17 anos, também vive na mesma casa. Criativa desde a infância, Joy inventa um esfregão de limpeza milagroso que se transforma em fenômeno de vendas e faz dela uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos.

“Quando você se esconde, está segura porque as pessoas não podem ver você. Mas o engraçado em se esconder, é que você se esconde de si mesma.”

  • Saber falar bem em público: A facilidade de comunicação é uma característica que pode fazer a diferença em sua carreira. Isso vale tanto para a comunicação verbal quanto para a comunicação escrita.

São alguns dos atributos necessários para uma comunicação de excelência: saber comunicar-se em público, expressar-se da forma correta, escrever sem erros ortográficos.

  • Corra atrás dos seus objetivos: Ninguém sabe melhor dos seus sonhos do que você mesmo.

          E você, tem mais alguma dica ou tem sugestão de outro filme com essa temática? Deixe nos comentários!

Artigos Relacionados:

  1. Veja os 5 passos que todo empreendedor pode aprender com o Poker!
  2. 5 lições de trabalho em equipe que aprendemos com os Vingadores para aplicar em sua empresa
  3. O que a Disney, o jornaleiro da minha rua e uma Empresa Júnior podem te ensinar sobre encantamento de clientes