Entenda como lucrar muito gastando pouco

12/06/2018 por Vinicius Farinha 

Sim, eu sei… Parece até aquelas mentiras que são lidas aí pela internet a fora. Mas dessa vez é diferente, e se continuar comigo, posso te mostrar o porquê!

Você provavelmente já ouviu falar em Impressão 3D, e se já ouviu, provavelmente imaginou algo futurista. Pois bem, o futuro chegou! Vou te explicar um pouco sobre as aplicabilidades da impressão 3D e como elas podem alavancar o seu negócio.

Primeiramente, deixa eu te apresentar a uma impressora 3D.

 

Pois bem, este é um equipamento que funciona como uma máquina CNC de usinagem, entretanto, ela funciona de maneira aditiva ao invés de subtrativa. Ou seja, a partir de um certo material, ela o extruda em pequenos filamentos de camadas e as sobrepõe de acordo com o que você programou. No caso da imagem, ela foi programada para sobrepor o filamento e formar a torre Eiffel.

Da mesma forma que a torre foi feita, outras milhões de impressões podem ser feitas. E o mais legal de tudo, em apenas algumas horas! Esse é o lado que mais chama atenção deste tipo de fabricação, geometrias extremamente complexas podem ser feitas em apenas horas, enquanto em fábricas demorariam semanas.

E o preço disso? Bom, vamos fazer uma conta rápida. O filamento mais utilizado na impressão 3D é de o plástico (Seja o PLA ou o ABS). Este tipo de filamento custa em torno de 80-120 reais o quilo. A torre da imagem deve ter entre 10-20 gramas. Se com 1000 gramas você gastou 120 reais, com 20 gramas você gastou… 2 reais e 40 centavos! Ou seja, com um filamento você consegue fazer até 50 torres desse tipo por apenas 120 reais em média.

Mas antes de começar a produzir várias torres para vender de souvenir, deixa eu te mostrar outras maneiras incríveis que as pessoas têm usado atualmente com a impressão 3D.

1) Área da Saúde

Algumas empresas já fazem próteses mecânicas com impressão 3D, deixando-a muito mais barata e viável para pessoas sem condição financeira.

Além disso, você pode escanear alguma coisa e imprimir depois. Fizeram isso com o bico de um tucano, que não conseguia mais quebrar as sementes e se alimentar sozinho. Dessa forma, o animal voltou a ter sua independência.

Usaram esse mesmo procedimento para escanear a ultrassom de uma mulher grávida, de modo que permitisse a mãe, que era cega, tocar e sentir o bebê.

Outra forma de aplicação foi a reconstituição de um órgão de uma pessoa! Um homem que não possuía a sua orelha direita, escaneou a orelha esquerda, à espelhou e imprimiu. Depois, aplicaram células tronco na mesma de modo que o sangue voltasse a circular e costuraram- na em sua cabeça.

2) Construção civil

A prática de construir maquetes impressas também é algo que vem sendo utilizada por essas empresas específicas e que, além de tornar o projeto extremamente mais profissional, torna-o muito mais fiel à realidade, pois vem a partir do próprio software onde foi modelado virtualmente.

Por mais que pareça inacreditável, há uma empresa que está imprimindo um escritório inteiro! Ela se chama Apis Cor e aqui está uma foto de uma casa que foi impressa e custa cerca de 30 mil dólares.

Ela foi feita em 24 horas…

3) Peças de Drones

Como uma peça que tem sua geometria complexa pode ser feita de maneira mais rápida e barata que a do fabricante, muitas pessoas optam por comprar peças de drones impressas em 3D, pois o custo benefício é muito bom, tanto para quem vende como para quem compra.

A realidade é que isso pode acontecer em diversas situações e não apenas em drones, basta aflorar a criatividade e pensar em maneiras inusitadas de conseguir fazer o mesmo processo.

4) Montar Máquinas

Algumas pessoas conseguem imprimir peças de uma impressora e montar uma impressora 3D praticamente inteira.

Inclusive, a empresa Polymaker montou um carro praticamente inteiro apenas com impressão 3D. O carro se chama LSEV, leva apenas 3 dias para ser fabricado, é movido à eletricidade e causa bem menos impacto à natureza que os carros elétricos comuns. Ele custa em torno de 10 mil dólares e vai chegar no mercado em 2019.

 

5) Criar seu Próprio negócio

Existem empresas que modelam óculos e os imprimem para vendê-los. Um custo mínimo para algo que as pessoas pagam relativamente caro.

A SOLS é uma empresa que faz solas de sapato ergonômicas, por exemplo, onde cada cliente tem sua especificidade e seu design próprio. Outra empresa que utiliza de impressão 3D é a Noiga, que faz acessórios de Moda como brincos e anéis.

Já a Blizzident imprime escovas de dentes personalizadas, enquanto a Makie Lab imprime bonecos criados e desenhados pelos clientes…

As opções são infinitas, tudo depende de até onde vai a sua criatividade!

Já deu para perceber que o futuro está bem na nossa frente, não é mesmo? A realidade de como as coisas se criam está mudando, e só resta nos adaptarmos a ela. É sempre bom lembrar que quanto mais rápido absorvemos as tecnologias, mais à frente estamos daqueles que não a absorveram!

A impressão 3D é uma forma barata e muito gratificante de ver, fisicamente, como o seu produto ficaria depois de finalizado. Muito aconselhado para não gerar dúvidas quanto ao que se espera. Agora que está imerso(a) neste mundo de impressão 3D, que tal fazer parte dele e estar um passo à frente?