Metodologia 5S: entenda o que é e como pode ajudar você!

23/05/2018 por Letícia Ninho

Logo após a Segunda Guerra Mundial, o Japão se encontrava em um estado lamentável. Faltava comida, moradias, trabalhadores, máquinas e métodos de gestão.  Com isso, as empresas do Japão perceberam que precisavam criar algo que os ajudassem a contornar essa situação, diminuindo o desperdício e consequentemente levando-os ao progresso. Foi aí que surgiu a metodologia 5s, que tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar todos da empresa para um padrão de atitudes e comportamentos que se reflita na manutenção e melhoria contínua de excelentes condições de limpeza, ordem e segurança dos ambientes de trabalho.

O que é?

O 5s recebeu esse nome pois os japoneses elegeram 5 palavras para explicar essa metodologia. Segue abaixo as palavras e o que significam em português:

Seiri

Senso de utilização: definir o que usa e o que não usa para conseguir criar novos espaços.

Seiton

Senso de ordenação: criar categorias, uma forma das pessoas encontrarem rápido o que precisam.

Seisou

Senso de limpeza: criar uma consciência de que a limpeza é responsabilidade de todos,e não apenas dos encarregados pela faxina. Deixando assim, um clima agradável na empresa.

Seiketsu

Senso de saúde / normalização: padronizar as práticas saudáveis para a empresa.

Shitsuke

Senso de disciplina: fazer do novo padrão um hábito e verificar se está sendo colocado em prática. Às vezes, um sistema de bonificação é uma boa alternativa para incentivar os funcionários a realizarem suas atividades.

Mas, o que ganhamos com isso?

A prática do 5s ajuda na eliminação do desperdício, desenvolvimento da criatividade, aumento da produtividade, prevenção de acidentes, melhoria de processos, qualidade de vida, aproveitamento do tempo e espaço físico.

Como aplicar o 5s na sua empresa?

Primeiramente, é necessário fazer um levantamento das não conformidades existentes na sua empresa com base nos preceitos da metodologia, analisar criticamente o dia a dia do negócio e definir quais pontos precisam de mais atenção.

Após essa etapa, é preciso implantar os sensos na ordem em que foram listados. Além disso, é importante que todos os funcionários estejam envolvidos e não apenas quem está organizando, para que todos botem em prática as atividades que serão propostas.

Com todos os sensos devidamente implantados, é importante que haja avaliações periódicas, para acompanhar se a metodologia está sendo aplicada dentro da empresa. É interessante também que os funcionários façam pequenas reflexões sobre seus hábitos, visando manter a nova cultura organizacional.

Com isso, percebe-se que o papel principal do 5s é observar, avaliar e tomar decisões adequadas para levar ao nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Com essas simples práticas é possível promover uma melhoria na competitividade organizacional.