Sistema Fotovoltaico: esclareça as 10 dúvidas mais frequentes sobre o assunto

21/06/2022, por Elias Dutra e Lucas Quadros

 

Com o constante aumento das tarifas energéticas fica cada vez mais importante a análise de opções para reduzir os custos com energia. Nesse contexto, uma alternativa em alta para economia visando o longo prazo é a energia solar. Assim, a instalação de painéis fotovoltaicos vem ganhando maior destaque nos imóveis ao redor do mundo. Você provavelmente conhece os benefícios dos painéis fotovoltaicos, mas já teve alguma dúvida sobre e não achou a resposta? O funcionamento das placas, a geração de energia e as manutenções são alguns dos tópicos que poucas pessoas têm conhecimento sobre. Entretanto, é fundamental saber esses detalhes antes de prosseguir  com um projeto desses. Por isso, nesse artigo você vai saber a resposta das dúvidas mais frequentes sobre a instalação de um sistema fotovoltaico

1. É possível zerar a conta de luz?

É comum pensar que a conta de luz será zerada ao produzir sua própria energia, mas não é bem assim. Entretanto, sua conta de luz não é constituída apenas pelo consumo de energia, mas também por cobranças como iluminação pública. Com a geração fotovoltaica instalada, o valor cobrado pelo consumo de energia da distribuidora é zerado, já que a energia consumida é a gerada pelos painéis solares. Por isso, a energia solar fotovoltaica é capaz de reduzir em até 95% o valor da conta de luz.

2. Como funciona a geração à noite?

Os módulos do sistema fotovoltaico, mais conhecidos como painéis solares, utilizam os raios solares para o funcionamento. Portanto, durante a noite não é possível haver produção de energia, mas isso não quer dizer que você vá ficar sem energia à noite. Durante o período da tarde, a geração excede o consumo da casa e essa energia é convertida em créditos pela distribuidora. Isto é, como a noite não há produção, a casa consome a energia da rede. Assim, no fim do mês, é abatido automaticamente dos créditos a energia consumida da distribuidora, não gerando cobrança dessa energia.

3. Posso dimensionar uma geração de energia maior do que meu consumo atual?

Claro! O projeto é baseado no consumo mensal, obtido através da conta de luz. No entanto, o projeto pode contemplar uma geração maior. Assim, caso o cliente deseje adicionar, por exemplo, um ar condicionado ligado durante 6h por dia a energia produzida vai dar conta. Além disso, também pode ser dimensionado uma geração maior para ser distribuída para outra casa.

4. O que acontece se eu gerar mais energia do que eu consumir?

Como explicitado anteriormente, essa energia excedente é convertida em créditos pela concessionária para abater o que foi consumido pela rede. Todavia, ainda assim, pode ser que não seja consumido todo o crédito. Desse modo, a distribuidora armazena esse crédito, podendo ser utilizado em até 60 meses. Além disso, essa carga também pode ser direcionada para outra casa, seja de um parente ou até mesmo uma casa de veraneio.

 

5. Se faltar luz na rua, minha casa também fica sem luz?

Mesmo a casa gerando a própria energia, ela ainda está conectada com a rede. Logo, por questão de segurança, é interrompida a emissão de energia para a distribuidora, e sua casa também fica sem luz.

6. Posso armazenar minha energia gerada?

Dentre os tipos de sistema fotovoltaico, temos o On-grid e o Off-grid.  O sistema On-grid é o mais comum, sendo esse os que são conectados à rede. Já o Off-grid são os sistemas que possuem baterias para o armazenamento da carga. Esse tipo de sistema não é o mais recomendado e utilizado por ser mais caro e não ter um bom custo benefício. Isso acontece visto que as baterias são caras e não possuem vida útil longa.

7. Qual o custo da manutenção?

O custo da manutenção é a principal dúvida para quem quer instalar um sistema fotovoltaico. Entretanto, não há grandes preocupações. O custo médio é de aproximadamente 0,5% do valor total do sistema. É recomendado que essa manutenção ocorra pelo menos uma vez por ano. Além disso, manter os painéis limpos contra poeira, dejetos de pássaros e folhas também é considerado uma boa prática de manutenção. Basta apenas utilizar um pano úmido e, em locais com chuvas frequentes, esse cuidado torna-se menos necessário.

As manutenções são simples e, por recomendação, anuais. A manutenção nada mais é que a  limpeza dos equipamentos para possíveis dejetos de passarinhos, poeira e folhas. Portanto, apenas um pano úmido e um pouco de água é o suficiente para manter a eficiência dos módulos. Além disso, há a manutenção técnica dos equipamentos, que custa aproximadamente 0,5% do valor total do sistema. Ou seja, se o sistema instalado custou R$30.000,00 o valor aproximado da manutenção será de apenas R$150,00 por ano. 

8. Eu consigo monitorar a quantidade de energia gerada?

O medidor bidirecional instalado pela concessionária na residência do cliente automaticamente faz todo processo de compensação entre o sistema instalado. Além disso, os inversores instalados possuem sistema de monitoramento da energia gerada para monitoramento da energia solar produzida. Com isso, é possível através do próprio celular obter os dados da geração de energia do equipamento instalado.

9. É possível instalar em apartamento?

É permitido a instalação do sistema fotovoltaico caso o apartamento seja a cobertura ou o prédio tenha uma área externa grande o suficiente para  instalação. Além disso, é possível também realizar a instalação em outro imóvel e compartilhar o excedente com o apartamento. 

10. Quais são as formas de pagamento?

Por ser um projeto de alto custo, é muito importante saber como é feito o pagamento. Nesse caso, alguns bancos oferecem financiamento de até 72x, além de ser possível ser pago via PIX ou boleto bancário. Geralmente o retorno financeiro (payback) desse investimento é de até 5 anos. Esse cálculo varia de acordo com o sistema de cada dimensionamento, sendo feito no orçamento gratuito disponibilizado pela Meta Consultoria.

Deixe o sol pagar a sua conta de luz! Aproveite essa oportunidade de valorizar o seu imóvel e economizar na conta de energia. Ficou com mais alguma dúvida ou quer fazer um orçamento? Faça agora um Diagnóstico Gratuito com a Meta Consultoria!

Quer saber mais sobre sistemas fotovoltaicos? Acompanhe as nossas redes sociais!