A importância de um Projeto Hidrossanitário para a sua obra

29/05/2022, Por Gabriele Brandão, Lucas Paiva e Patrick Tavares

Quando não consideramos o sistema hidráulico antes de começar uma obra, é mais difícil e custoso realizar a distribuição de tubulações, conexões e peças hidráulicas com precisão e eficiência. Com isso, erros durante a obra tornam-se mais comuns. Segundo o estudo realizado pela Universidade de São Paulo, 75% das patologias de construções estão relacionadas a parte hidráulica da edificação. Vazamentos e infiltrações são só alguns dos problemas que poderiam ser facilmente evitados. Tal situação deve-se, muitas vezes, a negligenciação da importância de um Projeto Hidrossanitário bem-planejado. Por isso, nesse artigo você vai entender melhor o que é e qual a importância de um Projeto Hidrossanitário para a sua obra.

O que é um Projeto Hidrossanitário?

O Projeto Hidrossanitário consiste no dimensionamento e mapeamento de todo o caminho das tubulações, como:

  • Água fria e quente;
  • Esgoto sanitário;
  • Drenagem de águas pluviais;
  • Combate a incêndio. 

Assim, ele é responsável tanto pelo abastecimento de água quanto pela coleta da rede de esgoto da edificação. Além disso, é possível projetar a captação de água da chuva, direcionando para um reservatório. Nele, a água pode ser reaproveitada para usos que não demandam a utilização de água potável. 

Em suma, o sistema hidrossanitário é composto pelo mapeamento do sistema hidrossanitário, indicando todo o percurso do encanamento.

Por que é tão importante para a minha obra?

Evita não-conformidades na obra

Dentre algumas das patologias causadas pela ausência ou falha de um Projeto Hidrossanitário, podemos destacar:

  • Vazamentos em tubulações rachadas ou mal dimensionadas;
  • Infiltração devido a vazamento ou ausência de drenagem da água da chuva;
  • Entupimento de ralos e tubulações;
  • Ar na tubulação e mau cheiro em peças sanitárias.

Essas falhas acontecem, geralmente, na fase de planejamento ou projeto quando não há compatibilidade em projeto arquitetônico, estrutural ou elétrico. Quando esses erros são percebidos só durante a execução da obra, causa grande prejuízo de tempo e dinheiro ao proprietário. Nesses casos, para realizar o reparo, será preciso quebrar a alvenaria do imóvel enquanto são instaladas nas paredes ou pisos. Por isso, além dos gastos com manutenção e retrabalho, você pode ter uma grande dor de cabeça.

Regula as instalações hidráulicas

As instalações de água fria e quente têm a função de distribuir a água em quantidade e pressão adequada em todas as peças hidráulicas. Ou seja, desde a caixa d’água à torneira do jardim deve haver o dimensionamento correto da tubulação. Isso visa obter máxima eficiência da peça e garantir seu uso confortável. Afinal de contas, nada melhor que uma ducha com boa pressão e vazão de água para relaxar no banho! 

Ajuda a criar cidades mais sustentáveis

Um ponto muito debatido atualmente é como trazer a sustentabilidade para dentro de casa. Para isso, um Projeto Hidrossanitário pode ser seu aliado. Como dito anteriormente, a água da chuva que incide nos telhados pode ser reaproveitada. A instalação de drenagem pluvial em casas consegue coletar a água da chuva por meio de ralos, calhas, canaletas. A seguir, essa água é repassada ao reservatório mais próximo, onde ela vai ser armazenada e utilizada para lavagem de carros, limpeza da casa, irrigação de plantas e entre outros usos secundários.

 

O quão vantajoso pode ser?

São diversas as vantagens de um Projeto Hidrossanitário. Dentre eles, podemos destacar:

  • Reduz custos com instalações e facilitar manutenções;
  • Maior precisão e eficiência na execução do serviço; 
  • Evita infiltrações, vazamentos e mau cheiro; 
  • Preserva a vida útil da construção; 
  • Possibilita uma edificação com eficácia na utilização da água e tratamento do esgoto; 
  • Torna a obra econômica, funcional e inteligente.

Além disso, um quantitativo mais assertivo de componentes hidráulicos permite a compra de material com maior custo benefício. Isso garante que nenhuma tubulação passe sobre o elemento estrutural, invada o espaço útil do projeto arquitetônico ou que outros contratempos apareçam. Sendo assim, o projeto hidrossanitário é um projeto indispensável quando falamos do planejamento eficiente de uma edificação.

Agora que você sabe o que é um Projeto Hidrossanitário e sua importância, não deixe de pensar nessa parte antes de começar sua obra! Quer começar uma obra e precisa de um Projeto Hidrossanitário ou possui alguma dúvida sobre o assunto? A Meta Consultoria pode te ajudar! Entre em contato conosco e peça seu diagnóstico gratuito!

Quer mais dicas para seu negócio? Acompanhe as nossas redes sociais!