Painéis Solares e suas vantagens

15/11/2021 Por Eduardo Zuchelli e Patrick Gisler

Saiba quais são as vantagens econômicas e ambientais dos painéis solares. Essa é uma fonte intermitente e inesgotável, com alto potencial em todo o Brasil. Ou seja, destaca-se frente a outros países, principalmente, por sua proximidade geográfica com a linha do equador.

Introdução

É correto afirmar que os seres humanos utilizam a radiação solar como fonte de energia desde o século VII a.C. Evidências históricas mostram que materiais de vidro eram usados como lupa para focalizar a luz do sol e acender fogueiras. Com o passar do tempo, passamos a explorar outras fontes de energia, como a queda d’água e os combustíveis fósseis.

Atualmente, o Brasil possui uma matriz elétrica de origem predominantemente renovável, com destaque para as usinas hidrelétricas. Elas correspondem a 65,2% da matriz energética brasileira. No entanto, apesar de ser uma fonte renovável, centrais de hidrelétricas são alvos de pressões sociais devido aos impactos socioambientais. Além disso, as crises hídricas vividas pelo país nas últimas décadas, alertam quanto ao risco de dependência dessa fonte energética. Vale ressaltar que essas crises não apenas influenciam no preço da conta de luz, mas também na inflação no país. Assim, reflete no aumento do gasto mensal em todos os setores da economia, em um efeito cascata.

Nesse contexto, destaca-se a produção da energia elétrica a partir de Painéis Solares. Essa é uma fonte limpa, com baixo impacto ambiental e pouco afetada pelo clima. Tanto é que, na recente Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 – COP26, as lideranças mundiais vêm discutindo a necessidade de investimento em fontes energéticas verdes e renováveis, com grande destaque para a energia solar.

Os painéis solares são placas que aproveitam a incidência dos raios solares na superfície terrestre. Portanto, se caracterizam como uma fonte intermitente e inesgotável, que, a longo prazo, demonstram um ótimo investimento. Essa tecnologia possibilita a geração no próprio ponto de consumo, reduzindo a necessidade de extensas linhas de transmissão. Além disso, é de fácil operabilidade, não emite ruídos e é modular.  

Painéis Solares no Brasil

No Brasil, a energia solar fotovoltaica conta com um alto potencial de aproveitamento. Isso deve-se ao vasto território nacional com proximidade geográfica com a Linha do Equador.

Em relação à produção de pequena escala, em 2012 e 2015, por meio de duas medidas regulatórias, a ANEEL regularizou no Brasil a micro e minigeração distribuída. Tal medida possibilitou que qualquer pessoa física ou jurídica pudesse, também, estar conectada à rede elétrica como produtora de energia.

Dessa forma, consumidores podem injetar energia na rede da concessionária local, em troca de créditos com validade de 36 meses. O excesso produzido é cedido pelo consumidor à distribuidora e pode ser trocado em um sistema de compensação de créditos. Esse sistema serve para a própria unidade consumidora onde a energia é gerada. Assim como, para qualquer estabelecimento onde seu cadastro de pessoa física seja registrado.

Mas por que investir em Painéis Solares?

A compra de Painéis Solares se caracteriza como um investimento de médio a longo prazo. Além disso, ela traz benefícios da perspectiva econômica e da socioambiental. 

Benefícios econômicos

Os Painéis Solares traduzem um benefício econômico primordial consistente no abate de parte ou toda conta mensal de energia. O valor da redução vai depender da quantidade de painéis solares instalados no local. Além disso, o tempo médio de retorno do investimento não é demasiadamente longo. Em 7 anos, aproximadamente 25% do tempo de vida útil do sistema, já é possível verificar o retorno econômico.

Ademais, o produtor dessa energia estará muito menos vulnerável economicamente a crises hídricas no país e possíveis “apagões”. Por isso, conseguem evitar os aumentos do valor da conta de energia elétrica. É possível, ainda, nos períodos em que as células fotovoltaicas produzirem energia excedente ao uso, transformar essas sobras em créditos.

Por fim, é possível apontar ainda um benefício à sociedade como um todo. À medida que a demanda de produção energética, pelas concessionárias e permissionárias de serviços públicos, diminui, há uma tendência de queda no valor dessa energia para todos os consumidores.

Benefícios socioambientais

Por ser uma energia limpa, renovável e sustentável, a energia solar causa danos ambientais e sociais consideravelmente menores. Isto é, quando comparada às energias geradas por termelétricas e hidrelétricas. Ela representa, assim, uma maneira de contribuir para diminuição da dependência de outras fontes energéticas e seus impactos socioambientais.

Conclusão

Pode-se perceber, portanto, que os painéis solares demonstram uma ótima escolha à obtenção de ganhos sociais, ambientais e econômicos. Esse último aspecto se fortalece pela previsão de aumento de 40% entre 2017 e 2026 do consumo total de energia no país. Tais dados foram estimados por levantamentos realizados pela Empresa de Pesquisa em Energia (EPE).

Na Meta Consultoria, nós oferecemos desde a consultoria para viabilidade da instalação até a própria instalação dos painéis. Então, o que você está esperando para realizar o projeto conosco? Entre em contato agora mesmo e peça já o seu diagnóstico gratuito.