Marketing Verde: 5 maneiras de implementar em seu negócio

19/11/2021 Por Lucas Quadros, Patrick Tavares e Samuel Meles

Marketing Verde: Importância, o que é e benefícios

De acordo com a PwC, uma das maiores multinacionais de consultoria, 95% dos executivos, empresários e consumidores se preocupam com a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. Podemos observar tal realidade através do intenso engajamento em discussões envolvendo a preservação do meio ambiente e de seus recursos em várias plataformas de comunicação. As pessoas estão mais conscientes e cobram o posicionamento das instituições com relação às responsabilidades sociais e ambientais. Por conta disso, diversas empresas incorporaram o marketing verde no cotidiano de seus serviços. Dessa forma, visam defender as pautas ambientais e atender às novas demandas da população.

Basicamente, o marketing verde é uma prática que busca a divulgação de formas de produção ou produtos. Estes devem estar alinhados a interesses sustentáveis, visto que a sociedade enxerga um maior valor nessas ações. Dessa maneira, é importante conhecer seus pilares, os 3 R’s: reutilização, reciclagem e redução, imprescindíveis para um ecomarketing. Também é necessário seguir alguns princípios desse conceito, como ser ecologicamente correto, socialmente justo, culturalmente aceito e economicamente viável. Nesse sentido, implementar hábitos ecologicamente sustentáveis em sua empresa é fundamental. 

Dentre as diversas vantagens do marketing verde para sua companhia promovê-lo, destacam-se a atração e fidelização de novos consumidores alinhados às causas defendidas. Além disso, o diferencial competitivo em comparação à concorrência, a melhoria da imagem da empresa e a redução de custos gerada pelos resultados dos investimentos. Ademais, o cumprimento das normas ambientais, a diminuição da produção de lixo e resíduos poluentes e o consumo adequado dos recursos naturais. Todos esses são exemplos dessas práticas que favorecem a proteção do meio ambiente e asseguram qualidade de vida aos seres vivos. 

A seguir, apresentamos 5 formas de implementar o marketing verde em seu negócio e estabelecer um empreendimento sustentável:

1. Diagnóstico Ambiental da Empresa

Sabia que o Diagnóstico Ambiental é exigido por lei para todo projeto que tenha potencial risco ao meio ambiente? Isso mesmo, em processos de licenciamento ambiental ele é imprescindível. Mas, o que exatamente é este Diagnóstico? Basicamente, um mecanismo que analisa características de caráter ambiental (meios físicos, biológicos e socioeconômicos) da sua empresa, projeto ou empreendimento. Assim, busca entender pontos positivos, negativos e passíveis de melhoria. Nesse sentido, por meio do Diagnóstico Ambiental, é possível prevenir, administrar e corrigir qualquer deslize ecossistêmico. Para isso, são contemplados todos os processos e setores da companhia, respeitando as regulamentações ambientais.

2. Reciclagem

A reciclagem está cada vez se tornando mais importante no contexto do mundo atual. Com isso, práticas associadas ao reaproveitamento de materiais, como separar e destinar o lixo adequadamente, além de optar por embalagens descartáveis e recicláveis, são primordiais. Observa-se, ainda, que empresas investidoras da prática fortalecem a sua imagem frente aos Stakeholders. Portanto, é notório o quão importante são estes hábitos para agregarem mais valor à sua marca.

3. Seleção de parceiros e fornecedores

Atualmente, as informações são entregues cada vez mais rápido. Nesse sentido, notícias negativas de alguma empresa ou influencers são facilmente propagadas nas redes sociais. Um exemplo prático disso, é o recente caso em que o iFood retirou o patrocínio do Flow Podcast. O fato ocorreu após um dos fundadores do canal publicar opiniões na internet conflitantes com a diversidade e inclusão. Portanto, para que o marketing verde da empresa seja um sucesso, é imprescindível que os parceiros ou pessoas que irão representar a sua empresa estejam extremamente empenhados em, também, impactar positivamente o meio ambiente. Essa escolha minuciosa apresenta ao consumidor que a sua empresa encontra-se, de fato, comprometida em ser mais sustentável e não apenas para manter sua reputação.

4. Economia colaborativa

Trata-se da procura por alternativas de consumo mais econômicas e sustentáveis, evitando produtos e serviços individuais para focar no coletivo. Com base nisso, de modo a tentar impedir o habitual consumo desenfreado na sociedade e estimular seus funcionários e clientes a serem mais conscientes, muitas empresas incentivam e investem na economia colaborativa. Um exemplo comum é a substituição do uso do próprio veículo por caronas compartilhadas com colegas de trabalho e aplicativos de transporte. Assim, menos gases poluentes são liberados na atmosfera e os gastos com combustível são divididos ou zerados. 

5. Divulgação

Mesmo após implementar as medidas listadas, é importante difundir o tema ambiental com o público. Dessa maneira, todos saberão como contribuir para um mundo mais responsável e consciente com a natureza. Por isso, por meio dos valores ecológicos abordados no marketing verde, proporciona-se a educação dos consumidores. Portanto, fica nítido que o desenvolvimento sustentável é uma pauta relevante para a empresa. Nesse mesmo caminho, campanhas de conscientização, propagandas e publicações nas redes sociais são ótimos canais de comunicação para alcançar um número elevado de pessoas.

Que tal pôr o Marketing Verde em prática?

Ficou interessado em poder alavancar as suas vendas com o Marketing Verde, mas não sabe como implementar? Com uma metodologia precisa e um eficiente Plano de Marketing, você terá a oportunidade de desenvolver o seu negócio. Além disso, poderá preservar o meio ambiente. Então, entre em contato agora mesmo e peça já o seu diagnóstico gratuito!