Orçamento de Obra: Conheça 5 benefícios desse serviço.

24/11/20 por Amanda Alvim e Yago Costa 

Pretende iniciar uma construção ou fazer uma reforma? Antes de mais nada, um dos passos cruciais para o sucesso do seu projeto está na elaboração de um orçamento de obra. Além do trabalho feito em cima dos custos orçamentários, você sabe no que mais consiste esse serviço? 

 

O que é um orçamento de obra? 

O orçamento de obra é responsável por fazer a previsão de serviços, materiais e equipe necessários para a execução de um projeto. Portanto, essa tarefa tem a finalidade de planejar, de prever custos e de estabelecer valores dos serviços que serão realizados, contendo informações físicas e financeiras da obra. 

A partir do orçamento de obra, você irá obter a determinação e estimativas dos custos orçamentários envolvidos na execução do projeto. Como resultado, com a definição desse serviço, fica mais fácil compreender a maneira como  ele é realizado.

 

Como é feito um orçamento de obra? 

Primeiro, são estabelecidas as premissas do orçamento, responsáveis por delinear os custos da sua obra. Então, será possível determinar as especificidades desejadas para o imóvel, guiando os serviços, os materiais e os equipamentos a serem escolhidos para o projeto.

Do mesmo modo, é necessário obter os quantitativos do projeto, onde, normalmente, utiliza-se a tabela SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil). O objetivo dessa etapa é realizar  o levantamento de todos os insumos indispensáveis para realização da obra.

Para uma boa elaboração, é ideal obter o respaldo de um responsável com amplo conhecimento sobre as etapas da obra e os serviços necessários. Dessa forma, o objetivo é estabelecer as melhores composições dos custos orçamentários que representam cada serviço da  obra. 

Por fim, é fundamental a determinação das despesas indiretas, como os gastos com energia e despesas tributárias. E assim, no orçamento de obra, o cálculo do BDI (Benefícios e Despesas Indiretas) é essencial para cobrir as despesas em geral, e garantir um custo total com maior precisão.

 

Como você pode ver, um orçamento de obra precisa de muita atenção e cuidado, pois é imprescindível que o mesmo esteja de acordo com as normas vigentes. Mas você sabe por que isso é benéfico e importante para um bom andamento do seu projeto? 

 

Benefícios de se fazer um orçamento de obras

1. Conhecer os gastos que serão necessários.

Um orçamento de obras quando bem feito se aproxima ao máximo da realidade. Com isso, é possível fornecer uma ideia geral dos custos orçamentários da obra, ajudando então na prevenção de gastos desnecessários.

 

2. Auxiliar no planejamento da obra.

A partir da análise dos quantitativos, tem-se uma noção dos materiais, horas de trabalho, equipamentos usados, entre outros custos. Assim, será possível elaborar o planejamento, com um cronograma da aquisição dos materiais e dos serviços à serem prestados.

 

3. Possibilidade de redução do custo total da obra.

A partir do orçamento de obra, será possível verificar a viabilidade de substituição dos materiais. Por exemplo, você pode substituí-lo por um semelhante de preço mais acessível. Dessa forma, os custos tendem a diminuir.

 

4. Poder de negociação.

Ao analisar os índices e os custos orçamentários, é possível ter uma noção muito mais correta de quais são os valores praticados no mercado. Com essas informações, você poderá negociar um preço à ser pago pelos serviços e materiais referentes a cada item.

 

 

5. Maior qualidade de execução de obras.

Mais do que uma tabela de valores, o orçamento funciona como um complemento ao seu cronograma de obras. Acompanhar o cronograma e o orçamento juntos é uma forma de verificar se os índices de produtividade realmente estão sendo alcançados.

 

 

Se interessou pelos benefícios de um orçamento de obra? Entre em contato conosco e faça seu diagnóstico grátis!