O que é Estudo dos Materiais

Por Davi Silva

Você já passou pela situação angustiante de não saber o material mais indicado para utilizar na composição de um produto que tenha idealizado, e por esse motivo você resolveu não seguir adiante com o seu sonho? Então, é para solucionar esse e outros problemas que existe o estudo dos materiais.

O que é o Estudo de Materiais?

Consiste na realização de um estudo das características dos materiais, levando em consideração o que se desenvolverá no projeto. Procura-se determinar as propriedades necessárias para tornar mais eficiente a funcionalidade da estrutura. Com base nisso, seleciona-se os materiais mais adequados, podendo ser de tipos diferentes, dependendo do componente e por quais processos este passará. Por exemplo, no desenvolvimento de certo produto, pode ser necessária a indicação de um material do tipo metal e outro do tipo polímero, por conta de qualidades específicas necessárias para aquela mercadoria ou, até mesmo, buscando uma maior variabilidade nos materiais a serem escolhidos.

Qual a importância do Estudo de Materiais?

O estudo de materiais é uma etapa fundamental durante o processo de realização de um projeto. A partir dele, é possível identificar os pontos fortes e fracos de cada material. Além disso, temos uma etapa essencial que consiste na realização de testes para verificar o funcionamento da estrutura como um todo.

Assim, percebemos que a execução correta desta etapa é de suma importância, com intuito de evitar não conformidades mais a frente no projeto referentes aos erros presentes na estrutura final da mercadoria e os gastos excedentes no investimento em materiais inapropriados.

Como são feitos os testes?

Realizamos os testes mencionados anteriormente por meio de softwares, nos quais realizamos simulações que permitem uma análise acerca do comportamento da estrutura composta a partir do material escolhido. Dessa forma, aqui na Meta Consultoria, o software empregado é o Ansys, sendo possível obter análises precisas para garantia do entendimento da peça desenvolvida a partir do detalhamento de seus pontos positivos e negativos.

Dentre tais características podemos destacar a resistência, a flexibilidade e a identificação das localidades sujeitas a uma maior chance de ruptura.

Etapas do Estudo de Materiais

Mostraremos a seguir, com mais detalhes, as fases de elaboração do estudo de materiais:

  1. Na primeira etapa, temos a identificação das características desejadas no produto final, para direcionar a realização da pesquisa.
  2. A partir das informações que coletamos, realizamos pesquisas voltadas a encontrar quais são os materiais adequados às exigências estabelecidas pelo cliente. Dessa forma, realiza-se, então, uma análise criteriosa acerca dos materiais para guiar a escolha.
  3. Por meio dos dados obtidos, realizam-se simulações para comprovar a funcionalidade do material de escolha para a estrutura idealizada. Os dados que foram coletados nessa fase são essenciais para detectar quais materiais são mais adequados de acordo com as especificações do cliente.
  4. Após a etapa anterior, fazemos uma demonstração ao cliente dos materiais aprovados. Assim, podemos analisar em conjunto e de forma eficiente qual a melhor opção, com base nas vantagens e desvantagens, bem como no custo benefício do produto. 

Conclusão

Portanto, é possível ver o papel do estudo de materiais na realização de um projeto. Visando criar um produto, seja esta uma adaptação de uma peça existente no mercado, ou até mesmo um objeto completamente inovador.

Para ter confiabilidade, segurança e para transformar sua ideia em um produto comercializável, é necessário selecionar os materiais mais adequados.

Pensando nisso, a Meta oferece o serviço de Estudo dos Materiais com intuito de ajudar você a tirar seu projeto do papel e concretizar sua ideia.

Entendeu o que é estudo dos materiais? Faça o seu com a Meta Consultoria? Entre em contato e peça seu diagnóstico!