O poder das cores no marketing visual do seu negócio

O poder das cores no marketing visual do seu negócio

21/09/2016 por Aline Manes

Produtos. Preço. Concorrência. A cada dia que passa fica mais desafiador conseguir captar a atenção do consumidor diante da grande quantidade de produtos existente. Com isso, é essencial que os empreendedores comecem a pensar em alternativas para atrair seus clientes.

Nessa perspectiva, o marketing é fundamental para que isso seja possível de ser alcançado e um fator muito importante – no marketing visual e  na estruturação da logomarca do seu negócio – são as cores. Elas são cruciais para que você obtenha sucesso e consiga atrair em maior proporção os clientes que você deseja no mercado em que atua.

O marketing visual é o primeiro contato e experiência do consumidor com a marca. Estudos apontam que 93% das pessoas observam o aspecto visual para comprar e 80% acreditam que as cores aumentam o reconhecimento de uma marca.Além disso, as pessoas julgam subconscientemente um ambiente ou produto após 90 segundos da visualização inicial. Portanto, é imprescindível estudar mais a fundo quais as combinações de cores que podem ser feitas e quais sensações elas proporcionam.

Sobre as combinações, para descobrir e coordenar a harmonia, é utilizada a ferramenta Roda das Cores. Enquanto algumas combinações parecem agradáveis, outras doem a vista. Isso é devido à harmonia presente estre as cores nessa ferramenta. Todas elas possuem relação fixa na roda e é aconselhável utilizar até três cores, pois é mais difícil encontrar harmonia entre elas caso sejam quatro ou mais.

Os esquemas mais usuais de combinação, baseados na Roda das Cores, são:

Cores Complementares

São opostas entre si na Roda das Cores e o contraste entre elas chama bastante atenção.

Cores Análogas

São três cores agrupadas na Roda das Cores e são a cor primária e suas diferentes tonalidades. Geralmente uma delas predomina e esse esquema é agradável ao se olhar.

Cores Triádicas

São três cores igualmente espaçadas na Roda das Cores (120º entre elas) e esse esquema é de cores vibrantes, tendo um forte contraste visual.

Falando um pouco mais sobre a sensação, ela é a peça chave para as empresas influenciarem seu público-alvo quando combinadas as cores certas. Não tem ideia sobre quais usar na sua logomarca? Baseado no estudo da Psicologia das Cores, segue abaixo o que cada uma delas transmite ao consumidor:

Amarelo: Associação com cautela e clareza. Também prende a atenção do cliente na vitrine e incita o mesmo a realizar a compra.

Azul: Associação com água e paz. Além disso, estimula a produtividade, diminui o apetite e promove confiança.

Laranja: Associação com confiança, alegria e amizade. Incita o cliente a realizar a compra por ser a cor que mais atrai compradores impulsivos e é utilizada para chamar atenção.

Roxo: Associação com sabedoria, respeito e realeza. Representa a criatividade, imaginação e inteligência da marca.

Verde: Associação com natureza, dinheiro, marcas ricas, saúde e tranquilidade. Por conta da última, é muito utilizada para relaxar os clientes.

Vermelho: Sensação de urgência e aumenta o apetite. Além disso, atrai compradores impulsivos e, por isso, é bastante utilizada em liquidações.

Depois de aprender mais sobre a importância das cores no marketing visual do seu negócio, que tal colocar em prática? Dessa forma, será criada uma maior identidade da sua marca e será possível atrair ainda mais clientes!