Linkedin: A poderosa ferramenta de networking profissional

16/05/2018 por Rock Nickson

Atualmente, não há uma pessoa que não esteja conectada a uma rede social. Postar fotos, curtir uma notícia, organizar um evento, conhecer novas receitas, compartilhar momentos… São ações intrínsecas ao cotidiano de uma pessoa comum em nossa sociedade. Todos estão muito acostumados ao networking informal. Porém você sabia que também é possível e é super acessível o networking de forma profissional?

Provavelmente você já ouviu falar no Linkedin, ou pelo menos sabe que existe. Que tal usar o poder das redes sociais a seu favor naquele momento de conhecer um empregador ou se conectar a importantes pessoas em seu meio de atuação?

Vamos ao que importa, o que é o Linkedin?

É uma plataforma online de profissionais e organizações individuais. Pessoas e empresas usam o LinkedIn para networking profissional. Este, possui milhões de membros em mais de 200 países, incluindo executivos de todas as empresas da Fortune 500, que são as 500 empresas mais valiosas do mundo!

Pessoas usam o LinkedIn para redes profissionais, conexão e procura de emprego. As empresas, o utilizam para recrutar e fornecer informações da mesma a possíveis funcionários. Embora você possa usar o Facebook para se conectar com amigos, familiares e colegas, o LinkedIn foi criado para redes profissionais em vez de se conectar com base em interesses e relacionamentos pessoais.

Mas, por que criar um perfil?

  • Seguem alguns dados:
  • Mais de 500 milhões de usuários 
  • Mais de 30 milhões de usuários no Brasil (o Brasil é o 3º maior mercado mundial do Linkedin)
  • 2 novos cadastros por segundo
  • 97% dos recrutadores utilizam o Linkedin como forma do processo seletivo
  • 94% dos profissionais de empresas usam o Linkedin para distribuir conteúdo
  • 100 mil artigos escritos por semana

Agora que você já está convencido a usar o Linkedin, temos algumas dicas úteis para aperfeiçoar seu perfil e torná-lo mais poderoso.

Tenha uma foto profissional

Todos sabem que as pessoas levam poucos segundos para formar uma primeira impressão, então esta é fundamental.

Lembre-se que é a imagem que você deseja passar. Muitas vezes uma foto sem camisa pode parecer inapropriada, porém se você é um atleta de bodybuilding, talvez seja uma foto adequada para a situação. Para os outros casos, uma foto de boa qualidade e de social é sempre a possibilidade com menos chances de erro!

Vamos pegar o exemplo da lutadora de MMA Ronda Rousey. No exemplo à esquerda, foto que não aparenta profissionalismo, pode se enquadrar como uma foto de Stories do Instagram ou feed do Facebook. Na foto do meio, se ela quer passar a imagem que é uma treinadora ou lutadora de MMA, não está errado. Já a terceira imagem passa o profissionalismo desejado para qualquer situação.

Lembre-se que a foto de capa também é importante escolher bem, pois passa a imagem que você deseja! O Linkedin recomenda uma foto de 1584×396 pixels, deve ser JPG, PNG ou GIF de até 8MB.

Preenchimento do perfil

  • Atente-se sempre a preencher o máximo de informações possíveis. Um perfil completo mostra a imagem de que você se preocupou em ser o mais aberto e profissional possível.
  • Cheque periodicamente e mantenha seus dados atualizados!
  • Personalize a URL do seu perfil público. Isto facilita para que os empregadores lembrem-se de você mais facilmente. Por exemplo, meu perfil no Linkedin é meu nome composto (https://www.linkedin.com/in/rocknickson/) Para isso, vá no seu perfil, clique em “Editar perfil público e URL” e depois “Editar URL”
  • Se você fez trabalho voluntário ou participou de ações similares, não deixe de preencher também.
  • Preencha as suas habilidades, seus conhecimentos que são úteis para o meio ao qual você deseja se inserir.

Conexões

Use suas conexões a seu favor, procure por pessoas que sejam da sua área de atuação. Principalmente pessoas que são influentes neste meio. Isto permite que você seja mais próximo das conexões dos mesmos através do algoritmo do Linkedin.

O objetivo não é que você acumule o máximo de conexões possíveis, mas que você tenha as melhores conexões. Ao contrário de números, a qualidade da sua rede é fundamental para que as melhores oportunidades cheguem até você.

Procure perfis de empresas que são do seu interesse, pois o algoritmo do Linkedin irá entender que você gosta desse ramo e passará a te indicar mais assuntos e empresas para o seu perfil baseado em seus interesses. Procure sempre interagir com a sua rede. Comente postagem de perfis e parabenize as pessoas por suas conquistas. Seja ativo!                                                                                                            

Crie um crachá de perfil público

Esta dica é útil para pessoas que têm um blog. É possível criar um resumo do seu perfil de forma visual e que seja um atalho fácil para o seu perfil do Linkedin.

Para isso vá no seu perfil, clique em “Editar perfil público e URL”, então role até o canto direito e clique em “crachá de perfil público”:

Procurar empregos

Agora que você está com um perfil forte, chegou a hora de procurar vagas. O Linkedin disponibiliza rápido acesso até esta ferramenta, na página inicial basta clicar em “Vagas”. Ou, se preferir: https://www.linkedin.com/jobs/search/

O acesso a esta ferramenta é bem intuitivo

Através desta ferramenta, você pode selecionar:

  • Nível do emprego que você procura.
  • Localização
  • Data do anúncio
  • Empresa

Inclusive é possível criar alertas personalizados. Basta, na mesma página, clicar em criar alerta, como no exemplo abaixo.

          

 

Seja uma pessoa ativa na rede. Compartilhe informação útil, curta postagens, interaja com outras pessoas, parabenize amigos por suas conquistas. Lembre-se de que quem torna uma rede social útil e eficaz é o próprio usuário!

Espero que este artigo tenha sido útil e que você possa aproveitar ao máximo desta poderosa ferramenta de networking para seus negócios e empregos!