Marketing Digital e sua importância para uma empresa na pandemia

21/06/2021 Por Amanda Murayama, João Gabriel Fernandes e Luiz Fernando

É um fato que a crise causada pela pandemia de COVID-19 foi diferente de qualquer outra. A combinação de uma crise financeira e uma crise humanitária acontecendo simultaneamente trouxe mudanças drásticas no dia a dia do mundo. 

Essa série de reajustes trouxeram novas formas de relação com consumidores, novos comportamentos de consumo e como será destacado neste texto, um novo marketing digital.

 O que é o marketing digital e qual a sua importância para sua empresa

O marketing digital é o termo utilizado para qualquer marketing voltado para o meio digital, como redes sociais, e-mails e sites no geral. O ambiente web, assim como o físico, permite que a empresa se aproxime do seu público e a partir daí tentam uma comunicação. 

Dentre os benefícios a se destacar podemos citar: o excelente custo, um novo meio de atrair clientes e relacionamentos que fortalecem a empresa, além de atingir uma quantidade muito grande de pessoas, potencializando assim um número maior de consumidores

Como era esse marketing antes da pandemia?

Desde o seu surgimento, a internet passou por diversas transformações, que também modificaram toda a rede e seus usuários. No começo, os sistemas eram simples e as páginas não forneciam canais de interação. Com o passar do tempo houve diversas mudanças e evoluções, esse tipo de interação se tornou mais atrativa, com isso a busca ficou cada vez maior e mais importante. 

Desse modo, a partir do século 21, o marketing digital enfim foi construído, o grande crescimento de usuários fez com que as empresas investissem cada vez mais nesse departamento. 

Mudanças e lições para sua empresa a partir do marketing digital 

A pandemia que começou em 2020 trouxe reflexões e mudanças para todo o mundo. As medidas restritivas para o combate do COVID-19 como o distanciamento social e o lockdown, reforçaram o quanto a tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas.

Ainda nesse âmbito, o isolamento social fez com que os consumidores passassem mais tempo navegando na internet. Alinhado a isso, houve um crescimento de compras virtuais de produtos, serviços e entretenimento. A utilização de plataformas de streaming e a opção do delivery foram exemplos claros da mudança  do relacionamento entre consumidores e fornecedores. 

A pandemia intensificou ainda mais a dependência das pessoas às plataformas e canais de comunicação digital. Desse modo, o pós pandemia traz consigo o conceito do “novo normal” com o consumo digital acelerado e intenso presente mesmo ao final dessa crise. A partir desses fatores, as empresas que tiverem maior interação com seu público terão demasiada vantagem. 

Em contrapartida, as empresas que não se atualizarem perante essa nova realidade, buscando estratégias criativas para atrair a atenção das pessoas no meio digital, não atenderão às novas expectativas dos consumidores.

O Marketing Digital se tornou no geral, principalmente neste período de crise, a melhor estratégia para manter o relacionamento com clientes, leads e parceiros. Desse modo, torna-se de extrema importância que sua empresa esteja atualizada e possua um planejamento quanto a esse meio de comercialização.

Conclusão

Tendo em vista os argumentos apresentados, podemos concluir que o marketing digital e o e-commerce são o futuro e podem ser a solução para alavancar o seu negócio, desse modo devem ser valorizados e levados em conta.

Portanto, as empresas devem buscar sempre se adaptar aos novos ambientes e situações. Com isso, alinhar o planejamento de marketing da sua empresa é estar pronto para mudanças e se tornar um diferencial no mercado.

Sente que sua empresa necessita desse tipo de planejamento? Para entender melhor o mercado que seu negócio está inserido, e como o marketing digital pode te ajudar, solicite agora seu diagnóstico gratuito e não perca tempo!