Mapa de Risco: A importância para o seu negócio

14/02/2018 por Mario da Costa

          O que é:

O mapeamento de riscos é uma ferramenta utilizada por diversos setores, seja comercial ou industrial. A partir de representações gráficas, consegue-se fornecer informações cruciais sobre os riscos encontrados no ambiente em questão.

Com o Mapa de riscos, o valor agregado ao estabelecimento tem relação direta com a segurança dos trabalhadores. Pois com ele é possível evitar que acidentes venham a ocorrer e que consequentemente o negócio em questão seja mal visto pela sociedade. Além disso, a falta de um mapeamento ou de sua atualização, gera não conformidades para o local. Isso pode acarretar em multas, podendo levar até a interdição. Todas as informações sobre não cumprimento das normas podem ser encontradas na Norma Regulamentadora (NR-28) da Portaria 3.214/78, expedida em 5 de outubro de 1992.

          Tipos de riscos

Os riscos que uma empresa pode ter pode afetar a saúde do ser humano de diversas formas, podendo ser desde algo simples como um resfriado ou até mesmo em casos extremos, doenças cancerígenas ou relacionadas a perda de membro. Esses riscos são classificados em cinco tipos, listados abaixo em grupos e cores:

Grupo 1 – Verde

Riscos Físicos: Ruídos, vibrações,

radiações, frio, calor, umidade.

        Grupo 2 – Vermelho

        Riscos Químicos: Poeira, fumos, névoas,

gases, vapores ou substâncias químicas.

Grupo 3 – Marrom

Riscos Biológicos: vírus, bactérias,

fungos e parasitas.

        Grupo 4 – Amarelo

        Riscos Ergonômicos: Esforço físico, trabalho

repetitivo e trabalho em turno noturno.

Grupo 5 – Azul

Riscos de Acidentes: Probabilidade de incêndio, explosão,

animais peçonhentos, maquinas e equipamentos sem proteção.

          Como é feito

A elaboração do mapeamento se dá através de estudos e análises do local, sendo setorial ou geral. Com o auxílio da planta local e um conjunto de cores e formas, é possível simbolizar o tipo e o grau do risco.  Através do CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) em conjunto com o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho) do local, dois setores de extrema importância em uma empresa, é possível elaborar o mapa de risco. Entretanto, caso a empresa não tenha esses setores, deve-se contratar serviços de profissionais capacitados ou empresas de consultoria que oferecem o serviço, tanto para realizar o estudo e a elaboração do mapa quanto para atualizá-lo. Qualquer mudança brusca no local necessita que os riscos sejam revisados para estarem de acordo com as normas. Sendo assim, é possível evitar que problemas possam vir a ocorrer futuramente no estabelecimento.

Tendo em vista os pontos abordados, é notória a necessidade do sistema de Mapa de Riscos. Há uma importância tanto para os funcionários, que estarão trabalhando em um ambiente regulamentado e com riscos analisados, quanto para os donos, que além de estarem em dia com a regulamentação brasileira, estarão garantindo segurança para os empregados e consequentemente um networking sobre a estruturação interna de sua empresa. Desta forma, o mesmo possivelmente consiga, futuramente, atrair investidores, trabalhadores e clientes. Estes três, que de maneira direta e indireta contribuiriam para o crescimento do local.