O que é o estudo de movimentos e tempos?

o que é estudo de movimentos e tempos

28/02/2018 Por Alexandre Octaviano

        Como aumentar a produtividade em minha fábrica? Esta é uma questão muito recorrente, e um dos principais meios de obter esse aumento é através do estudo de movimentos e de tempos. Neste presente artigo, iremos explicar melhor como o estudo de movimentos e tempos pode afetar (e muito) a produtividade em sua fábrica.

      O que é o Estudo de Movimentos e de Tempos?

O estudo de movimentos e de tempos, foi elaborado à partir de dois estudos. O de tempos, elaborado porTaylor, em conjunto ao de movimentos, elaborado pelo casal Gilbreth. O estudo de movimentos e tempos tinha como finalidade descobrir métodos melhores, mais simples e mais rápidos de se executar uma tarefa.

Mas como o estudo de movimentos e de tempos pode causar um impacto positivo em uma fábrica? Através da melhoria constante de processos e métodos, além da padronização e melhor utilização dos recursos disponíveis.
Existem quatro enfoques que devem ser considerados no desenvolvimento de possíveis soluções. Sendo que a partir dessas, será selecionado o método preferido.

 

Eliminar todo trabalho desnecessário
Grande parte das tarefas que executamos normalmente não são realmente necessárias. Em muitos casos, o trabalho ou processo não deveria ser submetido à simplificação ou melhoria, mas sim deveria ser inteiramente eliminado.

 



Combinar operações ou elementos
Apesar da prática corrente de se dividir um processo em várias operações simples, em alguns casos, a divisão de trabalho é excessiva. Muitas vezes, subdividimos um processo em um número muito grande de operações. Isto acaba causando um excessivo manuseio de materiais, ferramentas e equipamentos. Essa divisão excessiva pode provocar: dificuldades no balanceamento das diversas operações, acumulação de trabalho entre operações causada por planejamento ineficiente e esperas quando operários ineficientes são empregados, ou alguns operadores estão ausentes. Desta forma, às vezes, é possível tornar o trabalho mais simples pela combinação de duas ou mais operações ou alterações no método, que permite a associação de operações.



Modificar a sequência das operações
Existem diversas operações nas quais apenas uma simples mudança na ordem em que as mesmas são realizadas pode gerar um impacto significativo na produtividade da tarefa. Sendo assim, modificar estas sequências de forma a facilitar movimentos e micro movimentos realizados pelo trabalhador, o tempo de realização da operação e otimizar o processo como um todo é uma das principais maneiras de aumentar a produtividade.



Simplificar as operações essenciais
Em primeiro lugar, é necessário estudar-se o geral, e realizar as mudanças mais óbvias. Após isso, analisa-se os detalhes do trabalho. Nessa etapa, é importante discutir pontos como: o que está sendo feito; materiais usados; ferramentas e equipamentos; condições de trabalho, entre outros. Com a análise destes pontos, determina-se quais operações podem ser simplificadas, buscando com que as mesmas sejam o mais intuitivas e fáceis de se realizar possível. Isso possibilita um aumento na produtividade do trabalhador.


Conclusões

Vimos então, que uma das melhores formas de aumentar a produtividade em sua fábrica, é através do Estudo de Movimentos e de Tempos. Este tem como objetivo o menor custo e tempo para execução de uma atividade. Desta forma, torna-se possível a padronização de atividades.
Apesar de serem conceitos simples, é importante que este estudo seja elaborado por Engenheiros de Produção que tenham o conhecimento e prática no assunto.


        Caso tenha interesse nesse serviço, a Meta Consultoria terá prazer em ajudá-lo. Agende uma reunião de diagnóstico grátis!