Mad Men no século XXI: Estratégias de mídias sociais

20/05/2021 Por João Vitor Paiva, Rafaela Matuck e Tamires Mathias

A série Mad Men retrata o elegante e milionário mundo da publicidade dos anos 60 e as estratégias brilhantes de venda pensadas pelo diretor criativo da empresa em questão, Donald Draper. Claramente podemos perceber que o mundo evoluiu de forma explosiva, principalmente quando se trata da área de marketing. Na época em que se passa Mad Men, quando uma empresa buscava lançar algum produto, o mais estratégico a se fazer era criar uma campanha no jornal da tarde após muitas pesquisas e conversas com público alvo. Nos dias de hoje, tudo pode ser resumido por um simples clique nas mídias sociais, onde as estratégias são parecidas, o que mudou foi a forma imensamente mais prática, imediata e facilitadora.

Sendo assim, imagine que você é um Donald Draper, do século XXI, Diretor Criativo de uma das maiores marcas da atualidade com o objetivo de criar e planejar estratégias de mídias sociais para a empresa. O texto abaixo expõe a trajetória construída para uma campanha bem sucedida nas redes sociais.

Donald Draper em 2021

Mad Men no século XXI: Estratégias de mídias sociais
Donald Draper: gênio das estratégias de Marketing

A pergunta que não quer calar é como o gênio do marketing, Donald Draper, agiria se tivesse a praticidade proporcionada pelas redes sociais em suas mãos. Se antes, apenas com a sua racionalidade e criatividade ele era capaz de convencer qualquer um, imagine com o poder da tecnologia a seu favor. Suas estratégias continuariam as mesmas?

Público Alvo

Durante o cotidiano da agência, fica clara em muitos momentos a importância de analisar, pesquisar e conhecer o público para se relacionar da melhor maneira com ele, além de criar campanhas mais assertivas.

Em um dos primeiros episódios Donald Draper inicia uma conversa muito inteligente com dois garçons. O intuito dessa conversação era explorar inconscientemente, nesses homens, as motivações de um consumidor do produto o qual ele queria vender, o cigarro, em busca de insights para a estratégia de marketing de uma empresa concorrente, a Lucky Strike.

Essa cena expressa exatamente a melhor estratégia de marketing possível, que é obter informações sobre o público alvo. Nos anos 60 tudo era na base da conversa, porém, o mundo mudou. O boca a boca de antigamente foi substituído pelos comentários, menções e compartilhamentos. Para buscar informações na internet sobre seu público basta fazer cliques, “stalkear” ou desenvolver algoritmos. No mundo atual, cada vez mais digital, o marketing e informação é, mais do que nunca, Poder!

Você sabe onde está o seu público alvo?

As redes sociais vêm crescendo exponencialmente desde 2004 e no ano de 2019, 3,2 bilhões de pessoas no mundo usaram ao menos uma rede social. Não há como negar: as mídias sociais se consolidaram como um meio efetivo na construção de estratégias de marketing. Afinal, é por meio dessas plataformas que os clientes já fidelizados e os possíveis clientes podem interagir com as marcas. Vale destacar que 54% dos usuários procuram por produtos na hora de fazer compras nas redes sociais. Os dados trazidos a seguir são importantes para se decidir o quanto e quais das mídias sociais a sua marca deve investir em estratégia e marketing das redes sociais baseado na faixa etária do seu público alvo.

Facebook

O Facebook ainda é a plataforma mais utilizada no mundo, a plataforma conta com 2,32 bilhões de usuários ativos por mês, e abaixo destacamos como se dá a segmentação dos seus usuários:

  • 6% entre 13 e 17 anos;
  • 27%, entre 18 e 24 anos;
  • 32% entre 25 e 34 anos;
  • 16%, entre 35 e 44 anos;
  • 10%, entre 45 e 54 anos;
  • 6%, entre 55 e 64 anos;
  • 4%, acima de 65 anos.

Twitter

Uma pesquisa realizada pelo próprio Twitter mostrou que 93% dos usuários estão dispostos à presença de marcas na plataforma. Sendo assim, fica claro que o Twitter é um espaço que oferece possibilidades muito promissoras ao marketing digital.

  • 10% entre 13 e 17 anos;
  • 23%, entre 18 e 24 anos;
  • 31% entre 25 e 34 anos;
  • 21%, entre 35 e 49 anos;
  • 13%, acima de 50 anos.

Instagram

O Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, sendo uma das mídias sociais mais populares em todas as idades, locais e marcas. Essa plataforma possui uma taxa de engajamento mais alta do que qualquer outra plataforma social, tendo 58 vezes mais engajamento por seguidor do que o Facebook.

  • 6% entre 13 e 17 anos;
  • 32% entre 18 e 24 anos;
  • 33% entre 25 e 34 anos;
  • 16%, entre 35 e 44 anos;
  • 9%, entre 45 e 54 anos;
  • 3%, entre 55 e 64 anos;
  • 2%, acima de 65 anos.

Youtube

O YouTube tem cerca de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente, podendo se tornar a mídia social mais acessada do mundo, o que já acontece nos Estados Unidos. Embora a plataforma não libere dados dos seus usuários por faixa etária, uma pesquisa realizada mostra que 90% dos entrevistados disseram conhecer novos produtos e serviços por meio de anúncios e conteúdos vistos na plataforma. Além disso, os serviços do YouTube estão disponíveis em 91 países e em 80 idiomas diferentes.

Estratégias inovadoras

A agência de Don demonstra uma profunda compreensão do que precisa estar à frente das tendências para permanecer competitiva. Para ele “Mudanças não são boas nem ruins, são apenas mudanças”.

Hoje em dia, para que sua empresa esteja cada vez mais viva é necessário adaptação, mudança e resiliência. A cada dia algo inovador aparece nas mídias como novas formas de propagar ideias e conteúdos. A empresa que adquire, experimenta e sustenta tais ideias têm mais chance de crescer.

Seguindo essa linha, podemos dar o exemplo da Shopee, que cresceu durante a pandemia ao começar a investir em youtubers famosos. Além disso, a empresa conseguiu trazer inovação e criatividade em propagandas nas redes sociais, como o Tik Tok. Esta última foi uma das plataformas que mais cresceu com a pandemia, deixando na cabeça de muitos internautas o seu slogan. Dessa forma, inovar não se restringe a produtos ou serviços, mas, também, em processos, com as estratégias de mídias sociais.

Felicidade se Vende

Para Donald Draper  “A publicidade é baseada em uma coisa: felicidade. E você sabe o que é felicidade? Felicidade é o cheiro de um carro novo. É a liberdade do medo. É um outdoor ao lado de uma estrada que grita com a certeza de que tudo o que você está fazendo está bem. Você está bem.” Dessa forma, o objetivo das suas ações de marketing é mostrar, por meio da publicidade, ao público que a felicidade está contida nos seus produtos ou serviços.

Isso nunca fez tanto sentido quanto agora, já que as pessoas não compram produtos e serviços, mas sim experiências, e o que eles podem oferecer para tornar a sua vida melhor. Com isso, as mídias sociais se mostraram como um meio eficaz de alcançar o cliente e, consequentemente, proporcionar a felicidade para as pessoas.

Nesse viés, destacam-se empresas como Magazine Luiza (Magalu), Shopee e Netflix que se utilizaram do Tik Tok e Youtube para propagar as suas famosas propagandas em menos de um minuto. Essas empresas fizeram suas estratégias utilizando recursos visuais e sonoros que difundissem na mente das pessoas o nome da sua marca. E não é à toa que tais estratégias realmente surtiram efeitos, como comprova uma pesquisa divulgada pelo Jornal O Globo, em que o Lucro da Magalu cresceu 40% nos dois primeiros meses de 2021. Desse modo, fica evidente a importância em investir em estratégias de mídias sociais e em e-commerce.

Com isso, é possível afirmar que Felicidade pode ser alcançada por meio de realizações pessoais. Então, para as empresas, suas estratégias devem ser voltadas para que seus produtos contenham a felicidade e possam oferecer as melhores experiências, um conjunto de benefícios (funcionais e emocionais) e utilidades para os clientes. Desse modo, é possível afirmar que a Felicidade pode ser vendida em conjunto ao produto da sua empresa.

São necessárias estratégias

Realizar uma estratégia de mídias sociais faz-se mais que necessário para a sustentabilidade e crescimento das empresas e do seu negócio. Isso se deve ao fato de que o planejamento dessas estratégias, como definição do público alvo, identificar quais são as redes sociais que seu público mais utiliza e acompanham, além de trazer inovação e sentido especial para o seu produto ou serviço são os meios mais eficazes para que sua empresa seja lembrada por todos.

Por fim, podemos perceber que o mundo evoluiu de forma expressiva, principalmente quando se trata da área de Marketing e de estratégias de mídias sociais. Agora que você já conhece algumas estatísticas e estratégias sobre as mídias sociais que podem ser úteis para o seu Plano de Marketing, o próximo passo é contratar uma ajuda especializada para colocar esse conhecimento em prática. A Meta Consultoria estará ao seu lado em todas as etapas. Entre em contato e faça já o seu diagnóstico gratuito!