Como uma Análise Mercadológica pode levar empresas desacreditadas ao sucesso: O caso do Chelsea na final da Champions League

28/05/2021 Por Adilson Vilarinho e João Pedro Jesus

A final do torneio de futebol mais disputado do mundo vai acontecer no dia 29/05 entre Manchester City e Chelsea. Quem será o campeão ninguém sabe, mas uma coisa é certa: a orelhuda ficará na Terra da Rainha nessa temporada 20/21. A campanha de ambos os finalistas foi brilhante, mas muitos especialistas em futebol apontam o clube londrino como grande surpresa nessa final. Por isso, vocês podem estar se perguntando como o Chelsea chegou tão longe se há anos não disputava uma final de Champions? 

Como o estudo do mercado impacta o alcance de resultados

Nas últimas semanas o clube de Londres conseguiu alcançar a grande final da Champions League. Entretanto, sabe-se que Chelsea vem se estruturando de forma excelente em relação ao mercado desde o ano passado. Após traçar os perfis de jogadores necessários para o elenco, o clube aproveitou as oportunidades vistas por seu setor de scout em clubes concorrentes. Dessa forma, a contratação de jovens promissores, como Timo Werner e Kai Havertz, para reforçar o sistema ofensivo, e jogadores como o zagueiro Thiago Silva, que veio sem custos, e o lateral Ben Chilwell, considerados a segunda melhor defesa da Champions 20/21, mostra que planejar e entender o mercado a sua volta é essencial para superar seus concorrentes na disputa pelo título. 

Uma boa análise indica boas oportunidades

Além do zagueiro e capitão Thiago Silva ter sido transferido sem custos, concretizando uma ótima oportunidade de mercado, a sua contratação enfraqueceu o elenco do PSG, um dos principais concorrentes na disputa pelo título. Somado a isso, a contratação do técnico alemão, Thomas Tuchel, que chegou a sua segunda final consecutiva da Champions, para comandar a equipe do Chelsea também representa uma excelente oportunidade identificada por meio de uma pesquisa de mercado. Portanto, o estudo e análise de concorrentes foi essencial para o Chelsea equiparar forças com o Manchester City, um clube de maior poder de investimento e melhor estruturado.

O que é uma Análise de Mercado?

Uma análise de mercado, se refere a um estudo e correlação de todos os componentes externos e internos de um negócio, tendo como principais pontos analisados: Público-Alvo, Concorrentes e Parcerias. Nesse sentido, essa análise visa o entendimento macro do mercado em que um negócio está inserido, traçando oportunidades, ameaças, fraquezas e forças a partir dos insumos obtidos na pesquisa. Por meio desta, é possível oferecer informações para tomadas de decisão e definição de estratégias. Assim, da mesma maneira que o Chelsea e o Manchester City, um empreendedor consegue atingir os objetivos mais ambiciosos de seu negócio.

Como realizar uma boa Análise de Mercado?

Para realizar uma análise de mercado qualificada é necessário primeiramente definir qual direcionamento é interessante para o negócio em questão. A partir disso, coleta-se insumos sobre o perfil e os hábitos de consumo do público-alvo, características de concorrentes, demandas e benefícios de possíveis parceiros, entre outros dependendo do foco da estudo. Então, é possível analisar criticamente os dados obtidos, correlacionando-os com as áreas do seu negócio e traçando estratégias competitivas para maximizar a conquista de objetivos.

Tem interesse em conhecer o seu mercado e alavancar o seu empreendimento dos sonhos? Não é necessário perder mais tempo e dinheiro! Transforme o seu rendimento no máximo possível com uma Análise de Mercado. Entre em contato conosco e peça um diagnóstico gratuito já!