Equipe Corporativa x Divertidamente

Nathália Araújo – 10/10

Na animação “Divertidamente” são mostradas as 5 principais emoções de uma menina, chamada Riley. Estas são: Alegria, Tristeza, Medo, Nojo e Raiva, que tem como principal objetivo guiá-la em suas decisões. Neste contexto pode-se perceber que Alegria seria a ‘líder’, pois ela é quem reúne todos os que almejam a escolha certa e quem define as ações que devem ser feitas para atingir esse objetivo. Durante o filme é possível observar algumas lições e aprendizados importantes ao trabalho em equipe:

1. Sem o detalhamento de atividades sua empresa pode
desmoronar:

Ao decorrer do filme as emoções entram em um conflito, o que leva Alegria e Tristeza a se separarem das outras. Nesse período que ficaram separadas, a vida de Riley muda drasticamente e os “mundos” que foram criados na sua mente começam a desmoronar.

Trazendo isso para o meio corporativo, Alegria e Tristeza seriam dois membros de uma equipe, sendo a Alegria o “líder” da equipe, que entram em conflito com o resto grupo e param de participar ativamente das reuniões, tomadas de decisão, entre outras atividades e logo os resultados de sucesso começam a se tornar fracassos, pois as competências necessárias não estão sendo aplicadas como deveriam, como acontece no filme.

Com a saída dessas duas emoções da sala de controle, nenhuma das outras sabem o que fazer para suprir a falta delas. Numa corporação isso poderia ser resolvido, talvez, se houvesse um documento, que todos os funcionários tivessem acesso, com todos os cargos bem definidos. Um bom líder tem a vontade de desenvolver a independência na sua equipe.

2. Valorizar as diferenças na equipe:

Alegria passa o filme todo criando uma imagem na sua cabeça de que a Riley só seria feliz enquanto ela estivesse no controle. No entanto, as outras emoções provam ao contrário ao longo do filme, em especial a Tristeza. Alegria tentou ignorar Tristeza e reduzir cada vez mais o seu papel na vida de Riley. Mas o que a Alegria não havia entendido ainda é que o sentimento de tristeza é necessário para compor memórias experiências. Ela entende depois, que a tristeza é o responsável por trazer pessoas para sua volta e assim proporcionar o sentimento de alegria.

Assim acontece entre membros de uma equipe. De fato, analisando cada um isoladamente, pode ser que não façam um trabalho extraordinário, mas juntando a capacidade de todos pode-se resultar numa experiência de
sucesso. Cada um tem sua função dentro da equipe e todas elas são importantes, por mais simples que sejam.

3. A divisão correta das atividades pode ser o detalhe que faltava:

Durante a separação de Alegria e Tristeza do resto das emoções, a mente de Riley não podia parar de funcionar, mas sem a Alegria as outras emoções ficaram sem saber o que fazer. Elas então, decidiram tomar decisões
baseadas no que a “líder” faria, mas o resultado não saiu como esperado. A conclusão que se pode tirar é que cada personagem é responsável por proporcionar um sentimento, logo a função de uma emoção não pode ser
exercida por outra.

A mesma ideia pode ser aplicada a uma empresa. Dividir tarefas é uma maneira prática de melhorar a eficiência e a produtividade no dia a dia da empresa. É importante pensar que cada membro de uma equipe possui uma particularidade. Esta em conjunto com as outras, gera uma infinidade de possibilidades e também de sucesso.

4. Um bom líder prepara sua equipe para as adversidades:

Com Alegria assumindo o papel de “líder” anteriormente, o drama que se seguiu foi um reflexo preciso do que poderia acontecer se você construísse equipes que não fossem independentes de você. Claramente, Alegria nunca preparou sua equipe para a possibilidade de ela não estar por perto.

A chave para construir uma equipe de sucesso não é se colocar como a figura central pela qual todos os processos são executados, mas projetar um processo eficaz de qual toda a equipe funcione independentemente. Se o seu processo for projetado da maneira certa, não importa se alguém precisar se afastar, a equipe continuará funcionando. Se você é líder, e sua equipe pode quebrar quando você estiver ausente, então mudanças são necessárias.

5. Escute ativamente à quem te cerca:

Alegria é uma personagem um pouco obcecada por controle. Ela acha que pode lidar com tudo, por isso, sempre supera outros sentimentos para manter Riley feliz. Em algum momento, mesmo depois de todos os seus esforços, ela não é capaz de fazer a menina feliz. É quando Tristeza assume o controle e age de acordo com suas ideias, que ela havia apresentado anteriormente. Para a surpresa de Alegria, a ideia realmente funciona.

Como líder, você precisa se lembrar de que está cercado de pessoas que são especialistas em seu trabalho. Ao não ouvir as ideias de sua equipe, você não está apenas matando a motivação dela, mas também perdendo algumas dicas excelentes que poderiam realmente funcionar. Portanto, você precisa permitir que outras pessoas entrem em ação quando as atividades começarem a ficar além do seu controle. Quem sabe alguém em sua equipe pode ter uma solução na qual você nunca poderia pensar.

6. Não existem atalhos na vida:

Em uma cena, Alegria e Tristeza encontram o amigo imaginário de Riley e ele começa a ser o “guia” das emoções pela mente da menina. Em um momento ele diz conhecer um atalho e nesse suposto atalho estava claramente escrito “perigo”. Embora suas intenções fossem apenas ajudar Alegria e Tristeza, no fim das contas eles acabam tendo problemas ainda maiores do que antes.

Os atalhos, por mais lucrativos que pareçam, muitas vezes acabam sendo mais complexos e complicados do que vemos. Portanto, certifique-se de avaliar todos os prós e contras antes de tomar um atalho, seja na vida pessoal
ou profissional. Muitas vezes, tomar o caminho mais longo vai te garantir um maior aprendizado e segurança.

Conclusão

O filme fala principalmente sobre trabalho em equipe. Pode-se perceber que a lição geral do mesmo é confiança e respeito ao seu time. Lembre-se de que cada parte da equipe possui sua função, e que elas precisam ser definidas. Além disso, assim como as emoções, as partes de uma equipe precisam umas das outras para um sucesso geral.

Existem formas de organizar sua empresa quanto a cargos e também de melhorar o clima no trabalho em equipe. Se quiser saber mais sobre elas, entre em contato conosco e peça já seu diagnóstico gratuito!