Ferramenta dos 4Ps: Quais são os benefícios e por que implementar?

27/09/2020 por Raquel Viana e Rizandra Silva

Você sabia que utilizar ferramentas como os 4Ps não é somente um privilégio para corporações com grandes orçamentos? Afinal, os seus recursos podem estar no alcance das diversas empresas, sendo elas grandes ou pequenas. 

Entretanto, para que esse fato se concretize, vamos entender o que seria essa ferramenta e qual é a importância de sua implementação.

O que são os 4Ps?

Criado em 1949 por Neil Borden, e aprimorado por Jerome McCarthy, os 4Ps, também conhecido como Mix de Marketing, está entre as métricas de marketing mais fundamentais para o sucesso dos negócios, e por isso a sua utilização acabou se tornando popular. Afinal, ele apresenta os princípios das estratégias de uma organização para promover o seu desenvolvimento.

Cada um dos 4Ps do marketing resume os quatro pilares básicos nas estratégias de marketing para um negócio, todos eles começando pela letra P: produto, preço, praça e promoção.

Vale ressaltar que para planejar e desenvolver os 4Ps, na busca por conquistar os diversos benefícios promovidos por ele, é preciso criar estratégias personalizadas para cada um deles. Dessa forma, a empresa ficará mais próxima de seus objetivos de divulgação, vendas e construção de autoridade da marca, de acordo com a realidade de seu negócio.

Após esse entendimento, quer conhecer mais sobre os 4Ps e os motivos que são levados para implementá-los? Continue neste post, os próximos tópicos abordarão esses assuntos.

Produto: O que você oferta?

Nessa primeira etapa é definido como produto qualquer objeto ou serviço comercializado, isto é, o que a empresa vende. Este é o momento de especificar o que você oferece ao mercado, destacar o diferencial do seu produto com relação aos outros concorrentes e apontar o que te faz conquistar novos clientes. 

Questões para auxiliar na definição:

  • O que o cliente quer do produto?
  • Como o produto será utilizado?
  • Qual a aparência, cor ou formato?
  • Qual o diferencial do meu produto em relação aos concorrentes?

Preço: Qual valor oferecido pelo produto ou serviço?

Essa etapa se refere ao valor de venda que o cliente está disposto a pagar pelo seu serviço ou produto. A sua definição é muito importante pois afetará não apenas o sucesso de um negócio, mas também a sua própria sobrevivência. 

Questões para auxiliar na definição:

  • Qual seria o menor valor viável para a venda do seu produto?
  • Qual seria o maior valor aceitável pelo mercado para a venda do seu produto?
  • O cliente é sensível ao preço?
  • Como é o seu preço na comparação com a concorrência?
  • Como o produto será comprado?

Promoção: Como você oferta?

Neste contexto, a palavra “promoção” não está relacionada exclusivamente a descontos ou liquidações, mas sim a melhor forma de promover a sua oferta. Isso significa o conjunto de todos os fatores envolvendo o nome da sua marca que faz o cliente procurar o seu produto assim que surge a demanda e consequentemente, consolidar a compra.

Questões para auxiliar na definição:

  • Qual o seu perfil ideal de cliente, ou seja, sua persona?
  • Como e onde sua persona irá consumir o anúncio do seu produto?
  • Qual o melhor momento para promovê-lo? 
  • Como seus concorrentes promovem os produtos?

Praça: Onde seu produto ou serviço é oferecido?

Por fim, dentro desse último conceito, são muitas as possibilidades e preocupações que devem ser abordadas, principalmente o planejamento do canal de distribuição que seu negócio deve ter, já que definir corretamente esse pilar significa disponibilizar seu produto ou serviço onde o cliente está.

Questões para auxiliar na definição:

  • Onde o cliente procura pelo seu produto ou serviço?
  • Em que locais o público costuma procurar pelo seu tipo de produto?
  • Com quais canais de distribuição você pode contar?
  • Onde seus concorrentes estão e qual são as suas praças?

Conclusão 

Grandes multinacionais como Havaianas e Coca-Cola utilizam o mix para dominar cada vez mais o âmbito que estão inseridas. A Coca-Cola, por exemplo, define seus produtos como bebidas a base de cola com sabores inconfundíveis. Seus preços variam de acordo com tamanho e apresentação, entretanto são acessíveis a diversas classes. A forma de promover o produto está por todos os lugares, seja televisão, propagandas em redes sociais ou espalhadas pelas ruas de todo o mundo, já referindo a praça.

Os 4P’s são como peças de um quebra cabeça que quando bem encaixadas servem de equilíbrio e pilar para pequenas, médias e grandes empresas. Embora pareçam questionamentos óbvios, quando bem estruturado, o Mix de Marketing auxilia os gestores a terem um norte sobre como vender mais e melhor. Consequentemente, o empreendimento ganha maior valorização, além da fidelização por focar em seus clientes e fazê-los entender o seu diferencial.

Reconhecer o seu Produto, estudar o Preço justo e competitivo com o mercado, sempre pensando na forma de Promoção e na Praça, permite traçar um plano de ação eficiente para atingir seu planejamento estratégico e alcançar metas cada vez maiores. De maneira geral, os 4P’s auxiliam a empresa a se manter fixa no mercado e se diferenciar dos seus concorrentes.

Notou os benefícios que essa ferramenta pode proporcionar para o seu negócio? Essas dicas podem transformar o seu negócio e destacá-lo no mercado de trabalho. Interessou-se por essa ferramenta e seus benefícios, mas não sabe por onde começar? Entre em contato conosco para que possamos te ajudar.