Entenda a importância de uma Pesquisa de Clima Organizacional com o Big Brother Brasil

25/03/2020 por Isabella Rodrigues e Maria Clara Caldas

O Big Brother Brasil é um reality show de entretenimento que é televisionado em rede nacional. Nele, os participantes ficam em total confinamento e competem para ganhar um prêmio de um milhão e meio de reais.

E, para acompanhar esse jogo, o público conta com vários meios para observar e vigiar os participantes dessa casa. A partir disso, eles tiram suas conclusões sobre o posicionamento, ideias e princípios dos jogadores, e assim avaliam quem deve ser o vencedor do programa.
Mas, como esse programa pode ajudar numa Pesquisa de Clima Organizacional?

A Pesquisa de Clima Organizacional é importante para entender se os objetivos e ações da empresa estão alinhados à sua cultura, para impulsionar o crescimento da organização, integrar pessoas e processos, melhorar a comunicação interna da empresa, ter uma melhor visão dos acontecimentos internos e saber a visão dos funcionários sobre possíveis problemas.

Para tal pesquisa, um questionário anônimo com perguntas de interesse da empresa é aplicado aos funcionários. Ela deve ser feita de maneira assertiva pelos aplicadores, com intuito de entender não só o lado do empregador, mas também do trabalhador. Dessa forma, os empregadores conseguem analisar com outra perspectiva o que se passa dentro de sua empresa, e assim podem implementar melhorias básicas.

Prova do Líder

A prova do líder ocorre semanalmente no Big Brother e o prêmio ao vencê-las são algumas regalias dentro da casa. Assim, os participantes dão o seu melhor em função da vitória. Como exemplo, na 8º prova que ocorreu na edição 2020, Felipe Prior e Rafa Kalimann esperaram mais de 7 horas em frente a um balcão para apertar um botão que decidiria quem seria o Líder. Comparando à realidade empresarial, cada funcionário tem, além de seu trabalho, uma meta a ser cumprida, mas atingir esse objetivo sem nenhuma recompensa por trás, desmotiva os funcionários. Por isso, é sempre importante implementar metas em sua empresa acompanhadas de recompensas para os funcionários, de maneira à motivá- los a darem o seu melhor.

Confessionário

O confessionário é o lugar onde os participantes podem falar sobre suas expectativas e  receios dentro da casa e também nesse mesmo lugar, a partir de motivos específicos, cada um deve apontar uma outra pessoa para sair da casa. Os votos são apurados e a pessoa mais votada irá para o paredão, situação na qual só o público poderá mantê-la ou não no programa.  De forma análoga,  em uma empresa podem ser apontadas algumas  não conformidades pelos funcionários. Todavia, eliminá-las pode se tornar difícil, pois o trabalhador não tem um meio específico para apontar esses gargalos ou tem até medo de se prejudicar ao conversar sobre com seus superiores. Por isso é muito importante que haja um meio de comunicação eficiente para os funcionários e os setores conversarem sobre os problemas internos em potencial pois, desse modo, eles podem ser resolvidos no próprio ambiente em que se encontram ou se mais complexos, devem ser levados a diretoria.
A diretoria com o olhar de telespectador

Analisando o BBB com um olhar mais crítico, é perceptível como dentro daquele ambiente as pessoas precisam agir com bom senso e com sua verdade, para não atingir o outro e realizar ações não prejudiciais ao objetivo coletivo ou individual. Neste programa, o público tem a percepção de que é importante ter um olhar crítico e imparcial para analisar tudo ocorrido dentro da casa, antes de tirar as suas conclusões sobre os participantes e suas ações.

Nesse sentido, assim como o público, os diretores de uma empresa precisam desse mesmo olhar, uma visão ‘‘360’’ de todos os acontecimentos na empresa para que possam encontrar as não conformidades.  Uma solução a essas não conformidades e até algumas intrigas dentro daquele ambiente é a realização da PCO, pois os diretores podem averiguar  por meio da pesquisa as opiniões sobre aquele problema e assim entender todos os lados da história.

Além das não conformidades, se torna sempre necessário saber se os colaboradores estão bem com o ambiente ao qual estão integrados, assim como a empresa como um todo pode tornar um ambiente mais agradável. O empregador pode ajudar e incentivar no trabalho e dizer se é necessário a aplicação de alguma capacitação para otimizar a produção. Pois, é de interesse do empregador e do empregado que todos trabalhem em harmonia tanto para a fluidez no trabalho quanto para a maior produtividade.

Conclusão

Então, a lição é que quando se está em um ambiente onde as pessoas tem como objetivo se desenvolver e acrescentar, elas merecem ser ouvidas e somente elas conseguirão falar de forma clara o que está acontecendo em sua visão. É necessário também que haja empatia de quem está de fora para entender decisões tomadas e as diversas maneiras de lidar com não conformidades encontradas no percurso.

Gostaria de ter ter uma melhor visão do que acontece na sua empresa? Quer tornar seu ambiente de trabalho mais agradável e produtivo? Entre em contato conosco para aplicar uma Pesquisa de Clima Organizacional em sua empresa!