Como aproveitar o Home Office na quarentena

21/03/2020 por João Pedro Ferreira

Entenda de que modo a pandemia do Coronavírus pode melhorar seu rendimento no trabalho sob uma outra perspectiva.

Caso você seja uma das pessoas que estão trabalhando de casa nesse momento, este artigo é do seu interesse. O COVID-19 está se alastrando cada vez mais ao redor do mundo, enquanto os governos buscam medidas para conter sua proliferação. Desse modo, uma parcela considerável da população mundial está sendo aconselhada a trabalhar de casa, o conhecido “home-office”.

De primeira, você pode ter estranhado o fato de ter de mudar sua rotina – sem saber por quanto tempo – e precisar realizar o que você faria no trabalho na sala da sua casa. Entretanto, é possível manter seu rendimento, ou até alavancá-lo, mesmo sob as circunstâncias atuais. Duvida?

1) Proporcionar um ambiente mais confortável

Por estar no conforto do lar, você pode criar um local muito mais agradável para trabalhar do que do seu escritório padrão. Colocar uma música que goste na caixinha de som, se sentar mais à vontade diante do computador e/ou utilizar roupas leves (pijama não!) em vez do traje exigido pelo escritório são alternativas que podem tornar suas atividades muito mais prazerosas.

Dessa forma, com um ambiente mais particular, é possível trabalhar com uma naturalidade não tão frequente no escritório, o que pode aumentar seu rendimento e fazer tudo que precisa ser feito sem nem perceber.

2) Realizar mais pausas para descansar

É muito comum, durante a rotina num escritório padrão, os funcionários menosprezarem as pausas para descanso e não as respeitar. Isso é extremamente prejudicial para o rendimento a longo prazo, pois ao final do dia o corpo está fatigado (física e mentalmente) e o trabalho não fluiu tanto como o você esperava. Segundo um estudo elaborado pela Draugiem Group, uma organização que reúne várias startups, para cada 52 minutos de trabalho são necessários 17 minutos de pausa para que você atinja seu melhor rendimento.

Assim, o home office se torna uma opção favorável, já que você pode realizar descansos periódicos ao longo do dia desde que esteja com tudo no prazo e sob controle: levantar mais vezes para esticar o corpo, assistir um episódio da sua série (mesmo estando de prontidão no computador caso precisem de você), passar mais momentos com seus familiares, etc.

Contanto que as pausas sejam controladas para que não comprometam a sua produtividade – tampouco se tornem distrações -, elas podem ser muito vantajosas no dia a dia de um trabalho em casa.

3) Participar de reuniões mais objetivas

Para evitar o contágio do vírus, aglomerações de pessoas estão sendo evitadas e isso se reflete no mundo corporativo. Em outras palavras, reuniões entre funcionários de empresas não são recomendadas a serem feitas pessoalmente nos dias atuais. Desse modo, plataformas digitais, como o Zoom e o Google Hangouts, estão sendo usadas para substituir esses “encontros”. E para estimular que essas reuniões sejam realizadas em casa o Google Hangouts liberou gratuitamente chamadas de áudios que podem ser feitas com até 150 pessoas.

Uma grande vantagem disso é que essas reuniões tendem a ser muito mais objetivas que as convencionais. Isso porque, no Brasil, é comum observar a perda do foco em alguns encontros por conta da informalidade e naturalidade do momento. Por computador, torna-se mais improvável de haver conversas sobre assuntos distintos do principal, já que você está ali, de fone de ouvido olhando pro monitor, determinado a resolver tudo que tem em pauta e poupar tempo para realizar outras atividades. Até porque, ninguém quer ficar jogando conversa fora com a galera do trabalho pelo computador, né?

4) Priorizar as atividades do trabalho que quer realizar

No home office, você tem mais liberdade para trabalhar desde que entregue os resultados exigidos. Partindo dessa lógica, é possível dar prioridade a certas coisas do trabalho que, na correria da rotina de escritório, costumam ser deixadas de lado.

Limpar seu notebook de itens que não usa mais a fim de organizá-lo para melhorar seu desempenho no trabalho; ligar para um cliente antigo na intenção de prospectar uma nova oportunidade para a empresa; rever e atualizar uma planilha que pode estar preterida momentaneamente são exemplos dessas tarefas.

Dessa forma, você consegue resgatar resultados que não teria na realidade habitual do trabalho, ao ter a oportunidade de realizar atividades que não se encaixariam em sua rotina, mas que podem fazer uma grande diferença no futuro, como escrever este artigo.