Como fazer parte de uma Empresa-júnior pode mudar sua experiência estudantil

28/03/2018 por Maryele Benites

Não gostar do professor, reprovar matérias, não se identificar com o curso escolhido. Esses são alguns dos medos que surgem assim que se entra em uma Universidade. Porém, o que mais faz com que o recém ingressante de uma faculdade desista ou troque de curso, é o fato de não conseguir enxergar a prática no que está sendo estudado em sala de aula. Dessa forma, o Movimento Empresa-Júnior surge com a ideia de oferecer aos estudantes não só uma oportunidade de se desenvolver, mas também de, finalmente, praticar a teoria estudada em sala. Esse movimento surgiu na França em 1967 e chegou ao Brasil em 1988. Ele possui um foco principal: fomentar o empreendedorismo nos estudantes.

Como atua?

   Primeiramente, um Empresário Júnior precisa estar matriculado em algum curso de graduação de uma instituição de ensino superior. Além disso, a Empresa-Júnior em questão precisa, necessariamente, estar associada à essa instituição.  

   Como mencionado anteriormente, o foco principal dessas empresas é ensinar o estudante a empreender. Portanto, elas geralmente são sem fins lucrativos e seus integrantes não são remunerados pelo trabalho que desempenham. Nesse sentido, você pode estar se fazendo a seguinte pergunta: Porque,então, fazer parte de uma Empresa-Júnior? Para ajudá-lo, seguem cinco razões para ser integrante de uma Empresa-Júnior.

  • Vivência Empresarial: O mercado de trabalho exige cada vez mais das pessoas que pretendem se inserir nele. Nesse sentido, ao ingressar em uma Empresa-Júnior você terá a oportunidade de, ainda cursando a faculdade, ter um primeiro contato com esse mercado e com a vivência empresarial exigida por ele. Você poderá exercer atividades que só lhe seriam cobradas futuramente, como postura profissional e capacidade de tomada de decisão. Com isso, poderá adquirir uma experiência que, somente cursando a graduação, não seria possível obter.
  • Trabalho em equipe: Diversos são os cargos em que se faz necessário um bom trabalho em equipe. Desenvolver essa característica é de extrema importância para os aspirantes ao mercado de trabalho. Dessa forma, o ambiente de uma Empresa-Júnior proporciona à seus integrantes a oportunidade de lidar com diferentes tipos de pessoas, em diferentes atividades, onde será preciso pensarem juntas e se auxiliarem. Assim, essa característica de tamanha importância para a vida de um graduando será melhor desenvolvida.
  • Liderança: Ao ingressar em uma Empresa-Júnior você terá a oportunidade de gerenciar não só projetos, mas também pessoas. Ao desempenhar ambas atividades, lhe será exigido liderança. Com isso, você aprenderá a delegar tarefas e a aperfeiçoar a postura profissional para, como líder, servir de exemplo. Você também aprenderá a gerir melhor o seu tempo, já que terá toda uma equipe se espelhando em você.
  • Gestão de Tempo: Conciliar os estudos da faculdade com as atividades de empresário júnior nem sempre será fácil, mas sempre será necessário. Com as semanas de provas se aproximando e com as diversas tarefas que um empresário júnior tem de realizar, a gestão de tempo é de extrema importância para que possa se garantir um bom desempenho em ambas. Nesse sentido, estar em uma Empresa-Júnior fará com que você se sinta estimulado a se organizar melhor e a ter responsabilidade com o seu tempo. Além disso, ferramentas como Google Agendas são geralmente utilizadas, a fim de melhorar a gestão de tempo de seus membros.
  • Diferencial Competitivo: Dentre os diversos benefícios que fazer parte de uma Empresa-Júnior te oferecerá, o diferencial competitivo é um dos que mais se destaca. Como mencionado anteriormente, o mercado de trabalho se encontra muito exigente. Apenas possuir um diploma, não tem bastado para se conseguir um bom emprego. Dessa forma, ser ex-membro de uma Empresa-Júnior, é um fator muito positivo para seu currículo. Isso fará com que as empresas te enxerguem com outros olhos, já que ter possuído alguma experiência tem sido muito cobrado atualmente. A experiência de ter passado por uma Empresa-Júnior te colocará à frente de muitos, no mercado.

   Existem diversos outros porquês para se fazer parte de uma Empresa-Júnior, porém vou deixar que você os descubra. Faça parte desse ambiente, e permita-se desenvolver de uma forma extraordinária, mudando assim, sua experiência na Universidade.