Como a cultura pode impactar a produtividade da sua empresa

23/03/18 por Carolina Braga e Laryssa Dias

Como disse o escritor Antoine Saint-Éxupery, se você quiser construir um navio, não chame as pessoas para juntar madeira ou atribua-lhes tarefas e trabalho, ensine-as a desejar a infinita imensidão do oceano. Isto é, a partir do momento que as pessoas têm em mente a beleza do oceano e as possibilidades de uma aventura marítima, são instantaneamente motivadas e realizam todo o trabalho de construção do barco pela simples vontade de ir ao encontro do mar.

Como aplicar esse conceito?

Na realidade de uma empresa, isto se dá da mesma maneira: quanto maior a motivação dos membros, maior será a sua produtividade. É por isso que a estratégia e a cultura devem andar lado a lado, para que se obtenha resultados palpáveis. Isto é, um planejamento estratégico só surtirá efeito se a missão, visão e valores significarem algo para os colaboradores, se eles de fato acreditarem nessas concepções. A ideia é que quando os funcionários se identificam com os ideais de sua companhia e acreditam em seus objetivos, tornam as metas da empresa suas próprias metas.

Estratégia

No entanto, não basta só os funcionários se identificarem com uma cultura, eles precisam se sentir parte da construção da mesma. Dessa forma, o setor de Gestão de Pessoas é de suma importância no fortalecimento da cultura organizacional, principalmente no que se diz respeito a entender as necessidades dos colaboradores. Tais necessidades podem ser melhor compreendidas através de pesquisas de satisfação e de clima organizacional, por exemplo. Estas são ferramentas importantes no processo de acompanhamento do panorama da companhia e de como os colaboradores se sentem em relação à empresa, contribuindo para uma gestão mais participativa, na qual cada pessoa se sente útil em seu papel, se dispondo a dedicar cada vez mais esforço à companhia.

Encontrando resultados

Isto é o ápice da assimilação da cultura organizacional, onde toda a empresa está integrada de tal maneira a funcionar como um só corpo que compartilha do mesmo propósito. E se sentindo parte fundamental deste corpo único e da conquista de um objetivo maior, cada um dos colaboradores tem seu interesse representado e encorajado, tendo como consequências principais a felicidade no trabalho e, principalmente, a melhora de rendimento.