Como economizar através da instalação e manutenção elétrica

15/04/2022 Por Lucas Côrtes e Lucas Quadros

 

Com o aumento da conta de luz, dúvidas acerca desse valor sempre surgem. Uma delas é se a fiação elétrica antiga pode estar gerando mais gastos de energia. Em toda residência é feito o dimensionamento elétrico. Entretanto, em casas mais antigas, é imprescindível rever a instalação e manutenção elétrica para poder realizar eventuais reformas.

Como a parte elétrica não é aparente, os problemas são mais difíceis de serem notados. Assim como paredes estofadas e pinturas desgastadas, fios e disjuntores também sofrem alterações com o passar do tempo e precisam ser alvo de reparos também. Sendo assim, uma reforma urgente pode estar sendo adiada durante anos e isso, além de custar caro, pode gerar riscos. Nesse artigo, você vai entender as vantagens de realizar a instalação e manutenção elétrica na sua residência, inclusive na conta de luz.

Como são feitas as instalações elétricas? 

Inicialmente é feito um levantamento dos pontos de iluminação e tomadas, de acordo com a norma NBR 5410 da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT). Segundo a norma, a seção mínima dos fios deve ser de 1,5 mm² para iluminação e 2,5 mm² para tomadas. Isso, entretanto, depende da carga do circuito, demandando o dimensionamento de condutores maiores. Portanto, também é fundamental listar eletrodomésticos que necessitam de mais carga para funcionar, como chuveiros elétricos, fornos e micro-ondas. Tal fato possibilita o planejamento de tomadas de uso específico (TUE) e, com isso, a maior eficiência energética do circuito elétrico. 

Diante disso, é imprescindível que a instalação elétrica da sua residência seja revisada. É normal que com o passar do tempo novos aparelhos sejam introduzidos, tornando o planejamento anterior desatualizado. Sendo assim, esses eletrodomésticos são, eventualmente, ligados em tomadas de uso geral (TUG), gerando um sub dimensionamento dos condutores e perda de energia elétrica.

 

Quando as instalações elétricas precisam ser revisadas?

Atualmente não possui nenhuma norma que diga o prazo mínimo necessário para reformar a fiação. No entanto, recomenda-se que a primeira reforma seja feita após 10 anos da construção do imóvel e, a partir disso, seja feito a cada 5 ou 6 anos. Porém, observe os seguintes sinais para saber se sua residência precisa de uma reforma urgente:

  •   Tomadas, interruptores e fios superaquecidos;

  •   Fios desencapados, amassados ou corroídos;

  •   Tomadas ou disjuntores perto de pias, ou em áreas molhadas;

  •   Choques ao tocar eletrodomésticos;

  •   Disjuntores desarmando com frequência;

  •   Aumento significativo do consumo de energia na conta de luz, sem ter grandes alterações no hábito de consumo.

Além desses, também é necessário realizar um projeto de instalações elétricas se sua casa possuir um sistema monofásico ou bifásico e, ao ligar 2 ou mais aparelhos ao mesmo tempo, o disjuntor desarmar.

As vantagens da instalação e manutenção elétrica

Sem dúvidas, a segurança das pessoas e do patrimônio é uma das principais vantagens de uma revisão periódica das instalações. Isso porque instalações elétricas antigas ou sem manutenção recorrente podem apresentar avarias em sua estrutura que podem causar diversos riscos.

Além da segurança, outra vantagem que a instalação e manutenção elétrica regular traz é a economia na conta de energia. Dependendo do tamanho da revisão e da idade do imóvel, pode haver uma redução de até 10% na conta. A economia fica ainda maior caso haja, além da revisão, a troca de equipamentos antigos por novos. Nesses casos, a economia pode chegar até 30%.

Como são realizadas essas revisões?

As revisões não mudam muito de instalação para instalação, os pontos a serem analisados são geralmente os mesmos. O que muda nesses casos, é a potência instalada, que determina o quão grande será a inspeção. Separamos alguns pontos a serem analisados em uma inspeção:

Quadro de distribuição: Essa etapa consiste em uma análise geral e teórica do quadro de distribuição. Ela é importante para verificar a quantidade de circuitos existentes no local e ver se é compatível com a edificação. Depois disso, é realizada uma análise individual de cada circuito, observando o valor dos disjuntores e o diâmetro dos fios.

Revisão dos condutores, tomadas e interruptores: Após a análise dos quadros de distribuição, o próximo passo de uma boa inspeção. Essa parte consiste na revisão de todos os condutores, tomadas e interruptores para garantir que não estejam avariados. Assim, é possível assegurar o bom funcionamento do sistema.

Identificação de produtos a serem trocados: Ao fim da inspeção, cabe ao profissional responsável verificar a possibilidade de troca ou de manutenção dos equipamentos obsoletos. Isso ocorre para não ocorrer perda de energia.

Já pensou reformar a casa, instalar revestimentos caros, pintar e depois ter que quebrar a parede por um problema elétrico? Com um projeto de instalações elétricas você evita problemas como esse e muitos outros! Não perca tempo, sua casa pode estar em risco! Faça um diagnóstico gratuito com a Meta Consultoria e economize até 30% de energia elétrica com um bom projeto de instalações elétricas e eficiência energética.

Quer mais dicas para economizar? Siga nosso Instagram!