Como desenvolver a Criatividade?

26/09/18 por Maryele Benites

Criatividade – no dicionário – capacidade de criar, inventar, qualidade de quem tem ideias originais.

Atualmente, tal qualidade é muito requisitada pelos recrutadores do mercado. Quem a possui, já está um degrau acima na escada para o mercado de trabalho.

Mas, por que isso acontece?

A principal razão vem do fato da criatividade ser um meio pelo qual as pessoas conseguem atingir características inovadoras. E assim, através delas, obter ideias nunca antes pensadas e atingir o que, hoje, o mercado muito requer: inovação.

A importância desse setor tem crescido exponencialmente.  À exemplo disso, tem-se duas empresas com grande nome no mercado que possuem um setor específico de criação, com funcionários analisados por elas como criativos e promotores da inovação, de modo a alavancar o nome da empresa e os serviços oferecidos. São elas a Globo e a Disney! Nomes reconhecidos tanto no mercado nacional quanto no internacional por promover eventos diferenciados em seu ramo de atuação. O setor de criação da Globo, por exemplo, organiza anualmente o evento Hackaton, http://hackathonglobo.com/#como, que consiste em reunir alunos ou pessoas interessadas na área de programação de computadores na casa do Big Brother Brasil, para planejar e desenvolver um projeto da área. Esse evento tem um júri, que escolhe dentre as equipes os três melhores projetos. Dentre os prêmios, está incluso uma visita de três dias ao Vale do Silício, na Califórnia.

Esse polo tecnológico reúne as maiores empresas relacionadas à tecnologia no mercado atual, como Google, Netflix e Facebook. Além disso, também possui como prêmio um curso de Arduino, uma ferramenta essencial para quem se interessa em seguir a área de trabalho referente à programação.

Com isso, conseguimos perceber como uma empresa que poderia ser puramente midiática pode, com a inovação requerida através da força de trabalho de pessoas criativas, desenvolver projetos nunca antes realizados e que incentivam estudantes da área da computação.

Porém, sua dúvida agora deve ser: o que posso fazer para ser criativo?

Dr. Edwin Land, cientista americano e co-fundador da Polaroid Corporation disse que “Um aspecto essencial da criatividade é não ter medo de fracassar”. Encontramos aqui o principal objetivo de quem quer ser criativo: não desistir de tentar. A “tentativa e erro” continua sendo o meio pelo qual a inovação acontece. Soma-se a isso a constante busca pelo conhecimento, porque nós nunca conseguiremos fazer aquilo que não conhecemos. Além disso, é de extrema importância ser crítico, saber apontar pontos positivos e negativos de uma ideia e moldá-la até que se torne o que realmente se está buscando.

Por fim, sonhe com o impossível. Não podemos nos esquecer de que os maiores feitos da humanidade vieram de pessoas que tiveram sonhos igualmente grandiosos. As inovações são uma eterna descoberta, que sejamos nós os responsáveis por encontrá-las.