A importância da seleção de materiais para o seu projeto

03/10/18 por Elton Titonelli

Desde os primórdios, o ser humano utiliza-se de diversos tipos de materiais para fabricação de seus objetos, maquinários e equipamentos. No decorrer do século XX, o número de materiais de engenharia e dos processos de fabricação cresceram drasticamente, sendo estimado, atualmente, mais de 160 mil materiais.

Em meio a tantas opções de materiais, definir o melhor a ser empregado em um produto a ser lançado no mercado se torna uma tarefa árdua, sendo necessário um estudo para isso.

O que deve ser levado em consideração na definição de um material?

O menor custo de fabricação para uma dada qualidade especificada deve ser o objetivo a ser buscado na seleção de um material.

A ciência dos materiais estuda suas propriedades, estruturas internas e suas composições, além da periodicidade de suas alterações sobre influência química, térmica ou mecânica. Algumas propriedades particulares do material podem se tornar o fator dominante em relação a outras propriedades dependendo do produto específico e sua funcionalidade.

A seleção mais conveniente do material que constituirá o produto depende principalmente da análise dos fatores que influenciam o projeto e o processo de fabricação deste produto.

Na análise das especificações de desempenho de um produto, devem ser pesquisadas as consequências de uma subavaliação ou uma superavaliação de requisitos de desempenho e as definições desses requisitos.

A subavaliação das especificações pode causar deficiência de desempenho, levando à uma possível ocorrência de falhas. Por outro lado, a superavaliação pode propiciar altos custos de fabricação.

A definição dos requisitos de desempenho deve ser realizada por meio de uma descrição objetiva e completa e depende de cada tipo de produto, procurando um ponto de equilíbrio entre esses requisitos e as possibilidades técnicas de realizá-los.

Quais os benefícios da seleção de materiais para o seu projeto?

A escolha de um bom material determina não somente a confiabilidade do projeto em termos industriais, como também econômicos. Um projeto de qualidade pode não render lucros se não forem encontradas as combinações de materiais mais adequadas.

Portanto, é de extrema importância saber quais são os melhores materiais a serem empregados em um projeto específico, pois a aceitabilidade do produto está ligada diretamente ao balanceamento entre a eficiência, qualidade e preço do mesmo.