Como a Internet das coisas pode revolucionar o mundo

19/09/2018 por Julio Cezar Marins

Você já ouviu falar sobre Internet das Coisas (IoT)? É bem provável que sim, caso contrário, não se preocupe! Nós iremos falar sobre esse tema e nesse artigo mostraremos como a Internet das Coisas pode revolucionar o mundo, mostrando o seu impacto no cenário tecnológico atual.

A Internet das Coisas (ou Internet of Things, em inglês), se refere a uma revolução tecnológica que tem o conceito de conectar itens usados no dia a dia em sistema de redes, ocorrendo uma junção de produtos, sensores, softwares e internet. Sendo assim, objetos agora possuem mais funcionalidades quando conectados à internet.

O funcionamento da Internet das Coisas abrange o conceito de RFID, no qual os aparelhos/objetos possuem uma identificação que é armazenada em um banco de dados e são, posteriormente, interligados e conectados a uma rede (internet). Assim, tornam-se capazes de controlar os objetos, facilitando diversas tarefas/funções do dia a dia.

Dessa maneira, vemos que nos últimos anos o conceito veio se desenvolvendo bastante. O seu funcionamento pode ser visto em processos de fabricação, onde pode facilitar nas verificações de possíveis falhas ou quebra de máquinas. Em logística de entrega, podendo mostrar indicação de melhor rota e até mesmo a rota da origem do produto até a seu destinatário. Além de poder controlar dispositivos de um outro aparelho, podendo ser seu smartphone, tablet, aparelho de som, etc.

Em 2017, houve um aumento de 31% de dispositivos que receberam a tecnologia da Internet das Coisas em relação em 2016. A adoção de IoT em empresas/indústria de pequeno, médio e grande porte, otimiza o tempo, gera maior produtividade e, apesar do custo elevado para implantar em todo o sistema, permite a redução das despesas ao longo prazo. Com isso, vemos cada vez mais como esse conceito vem revolucionando o mundo. Em diversos setores a Internet das Coisas vem impactando positivamente.

No setor de saúde, o IoT pode transformar a maneira de manter as pessoas seguras e saudáveis. Assim, temos a criação de produtos farmacêuticos baseados em dados biológicos e o desenvolvimento de aparelhos e dispositivos médicos que possam monitorar, informar e notificar os profissionais da área.

Já no setor de segurança e bem-estar, podemos citar os aparelhos para monitorar os níveis de fadiga de funcionários, a iluminação automática ao andar pelas ruas e o monitoramento de câmeras de segurança. Auxilia também no ambiente de trabalho, sendo possível ajustar a temperatura e a iluminação, ou até mesmo ao se utilizar portas com QR Code.    

No setor de educação, garante processos educacionais inovadores. O IoT é capaz de promover processos de aprendizado móvel, permitindo uma maior dinâmica e a possibilidade de personalização e eficiência das aulas. Alinhado a isso, vemos que o conceito de cidade inteligente vem se instalando cada vez mais, em que busca que os serviços e produtos da cidade sejam oferecidos com qualidade e eficiência usando a tecnologia. Sendo assim, a aplicação do mesmo indica desenvolvimento tecnológico de uma sociedade.

Portanto, vemos que a aplicação da Internet das Coisas, nos auxilia em diversas tarefas fazendo que algo que seja um esforço desnecessário sendo realizado rapidamente, por exemplo. Isso é muito útil, principalmente para conquistar mais tempo e recursos para aplicar em outra parte, não só da parte industrial, mas pessoal também. A inovação vem acontecendo por diversos meios a cada dia e a Internet das Coisas é somente uma das diversas ferramentas, que pode ser relacionado com outros conceitos, como o Blockchain.

Com isso, a Internet das Coisas pode inovar o mundo com a sua ideia, sendo aplicada a diversas áreas. Dessa maneira, é bom nos mantermos atentos a cultura de inteligência artificial, observando o desenvolvimento dessa área e as suas respectivas aplicações, pois certamente é um campo inovador que tem muito para ser aproveitado.