Como criar um líder desde pequeno?

10/10/18 por Arthur Kozlowski Ferreira

Criar filhos não é uma ciência exata, como todos os pais sabem. Diferente de cozinhar, onde se segue um livro de receitas – adicionando um pouco disso, um pouco daquilo, e pronto! Você tem um futuro líder. É possível, no entanto, tentar instigar certas características, habilidades e valores.  Essas dicas podem não ser uma receita para o sucesso. Mas com elas pode promover ao seu filho uma chance de crescer, sonhar e realizar tudo à que ele se propor.

  1. Confiança na tomada de decisão – Bons líderes devem ser capazes de tomar boas decisões e ter a confiança necessária para fazer isso. Uma das melhores maneiras de construir essa confiança é dar-lhes o poder de tomar algumas decisões. Isso não significa deixá-los decidir sobre responsabilidades que não são adequadas à sua idade. Começar com pequenas decisões, dentro de uma seleção prévia, como deixar seu filho escolher qual roupa usar entre 2 ou 3 opções selecionadas por você. Aos poucos, é interessante incluí-lo nas decisões cotidianas, aproveitando para ensiná-lo sobre responsabilidades e consequências.
  1. Solução de problemas – Outra habilidade importante para bons líderes. Diariamente pode-se criar situações para desenvolver essa habilidade nas crianças. Não dê respostas prontas, ouça as suas ideias, participe da descoberta e incentive-a a resolver problemas cotidianos. Atividades como instrumentos musicais e xadrez podem ajudar!
  1. Trabalho em equipe – Inerente à um bom líder, pode ser desenvolvido nas crianças ao compartilhar atividades e responsabilidades com outros. Ajudar em tarefas domésticas, explicando bem o motivo de cada um fazer a sua parte é uma ótima forma de atribuir papéis e funções no grupo familiar, exercitando essa habilidade.
  1. Autoconfiança – Esta é uma das habilidades mais importantes para um futuro líder. Ela não pode ser mostrada, é necessário fazer a criança experimentar isso. Elas aprendem a ter autoconfiança por meio de oportunidades de fazer, criar, transformar, tentar… Uma maneira de desenvolver e estimular essa habilidade é matriculá-las em atividades extracurriculares, como esportes, atividades artísticas e culturais.
  1. Habilidade financeira – A capacidade de gerenciar as finanças, sejam pessoais ou as de uma empresa, são importante se você deseja criar um bom líder. Se a criança for muito nova, é possível explicar o motivo ao se recusar a comprar algo que ela tenha pedido. Como por exemplo não ter comprado um brinquedo pois ela possui um similar que pouco usa. Sendo mais madura, a melhor maneira de ensiná-la é compartilhando informações. Como sobre o orçamento doméstico, o planejamento para o mês, margem para gastos extras, valores e quando gastar ou poupar. Para que assim ela possa aprender o valor do dinheiro e como utilizar melhor os recursos.

Com a sua orientação, ele vai aprender a se comunicar de forma eficaz, usar estratégias, lidar com situações complicadas, não ser influenciável, e planejar tudo com antecedência. Alguém com opinião, argumentos e clareza nas decisões. Tudo isso faz parte da liderança.