Como atingir metas e contornar problemas crônicos das organizações?

18/01/2017 por João Paulo Rovetta

Segundo Falconi (1998) – Professor que trouxe o conceito de Gestão pela Qualidade Total para o Brasil, além de criador da maior consultoria do Brasil e membro do conselho de empresas como Gerdau e Ambev – o mercado impõe metas desafiadoras e, se nada for feito no processo que gera o resultado, a meta não será alcançada. Para alcançá-las, são necessárias mudanças e o Gerenciamento pelas Diretrizes é o meio para conduzi-las.

Mas antes de entrarmos diretamente no assunto, é importante que tenhamos alguns conceitos em mente.

Primeiramente, o que é uma meta?

Meta é um ponto a ser atingido no futuro. Uma meta bem elaborada deve ser SMART (Specific, Measurable, Attainable, Relevant and Time-Based).

Específica (Specific) – Dever ser a mais detalhada possível para que a organização a entenda e esteja clara para ser atingida.

Mensurável (Measurable) – Dev ser mensurável, para medir o progresso de alcance e para ser alcançável.

Alcançável (Attainable) – Uma Meta deve ser desafiadora sempre, porém tangível. Metas muito altas desmotivam a equipe pela dificuldade de alcançá-las e metas muito baixas subestimam a capacidade da equipe.

Relevante (Relevant) – Uma meta se torna ainda mais desafiadora quando está ligada ao propósito da organização e mais especificamente a equipe/pessoa a quem foi designada.

Temporal (Time-Based) – Todas as metas devem ter um prazo para serem concebidas, caso contrário, perdem seu sentido.

Em segundo lugar, o conceito de “problema”. Um problema é um resultado indesejável de um processo, que faz com que metas não sejam atingidas. Quando um problema é bem definido, a meta se torna mais fácil de ser atingida.

Por último, uma diretriz consiste em uma meta e nas medidas que serão realizadas para atingi-la. As diretrizes são estabelecidas para resolver problemas. O conjunto de medidas é chamado de Plano de Ação (FALCONI, V. 1996).

Para aplicarmos o Gerenciamento pelas Diretrizes, devemos desdobrar as diretrizes pelos níveis organizacionais, geralmente divididos em estratégico, tático e operacional. As medidas são transformadas em ações e, cada nível organizacional deve ter seus Planos de Ação para serem realizados.

 

Então, o gerenciamento pelas diretrizes nada mais é do que um método científico que permite com que a estratégia se torne tangível para todos os níveis da organização, mostrando o impacto que cada nível tem para que, no fim, os objetivos estratégicos, de acordo com suas metas, sejam alcançados. Esse sistema gerencial pode ser utilizado em qualquer estrutura organizacional, seja vertical, horizontal ou matricial.