Como seus pais te tornavam um empreendedor ao te colocar de castigo

17/02/2016 por Ian Coutinho

Quebrar a janela jogando bola, fazer pirraça por não ter conseguido o que queria, responder de forma grosseira sem pensar… Quando pequeno, quem nunca teve uma atitude errada e foi parar trancado no quarto, de castigo? Apesar de ser a coisa mais comum no mundo, quando isso acontecia, seus pais não faziam ideia, mas estavam ali te ensinando algumas lições primordiais sobre empreendedorismo:

1 – Refletir sobre os seus erros

Você provavelmente estava revoltado e entediado, mas foi obrigado a pensar no que fez. Passou um bom tempo pensando se realmente deveria ter feito aquilo e o que deveria ter feito diferente. Ao empreender, principalmente no início, errar é a coisa mais natural do mundo e todos precisamos saber lidar com isso, aprendendo com esses equívocos.

2 – Se arrepender não é um problema

Muito pelo contrário. Se você, no auge da sua raiva e tédio, conseguia vencer o seu orgulho e pedir desculpas, pode ter certeza que já foi um aprendizado incrível. Na vida profissional, em geral, é fundamental ter a humildade de virar para sua equipe e assumir que teve a conduta errada. Transparência é tudo!

3 – Como lidar – sob pressão – com seus stakeholders 

Naquela hora que você ficava na dúvida se já podia sair do quarto, todo cuidado era pouco. Cada palavra era processada por muito tempo antes de ser pronunciada. Você nunca, na sua curta experiência de vida, havia sido tão frio e calculista. Agora, quando se deparar com uma reunião importante com investidores, clientes, ou outros stakeholders (partes envolvidas com a empresa), lembre-se de como cada detalhe fazia a diferença. Com a cabeça quente nada se resolve. Sob pressão, “pisar em ovos” é crucial e pode determinar o futuro da sua empresa.

Como tudo na vida, o castigo é uma questão de ponto de vista. Para uns pode ser uma experiência traumática. Para outros, pode ser apenas o começo de uma trajetória empreendedora de sucesso.

Tem uma ideia e quer empreender? Nós podemos te ajudar! Clique aqui.