9 Lições empreendedoras que você aprende com Game of Thrones

9 Lições empreendedoras que você aprende com Game of Thrones

08/06/2016 por Davi Gelenske

Você com certeza já ouviu falar da série Game of Thrones, não é mesmo? Simplesmente é uma das séries de TV mais assistidas de todos os tempos. O que muitos não fazem ideia é que ela não é apenas mais uma história eletrizante, envolvendo guerras, intrigas políticas e dragões. Por trás de todos os acontecimentos (um tanto quanto curioso, as vezes), há lições e aprendizados que todo empreendedor deve saber para gerir o seu negócio.

Por isso, separamos 9 histórias para você aprender, junto com os personagens da série, essas lições (caso você não tenha assistido a série ainda, infelizmente podem vir alguns spoilers).

1) Gerencie seus riscos 

Sabe aquela famosa frase “winter is coming” (o inverno está chegando)? Lema da família Stark na saga, mostra que todo grande líder deve entender os riscos que o cercam, sempre se preparando para o inesperado. Talvez, se o Ned Stark tivesse prestado mais atenção, não deixaria sua família “sozinha”.

2) Saiba aproveitar as oportunidades (mesmo quando essas parecem impossíveis) 

Enquanto todos estavam disputando o trono da série, acabaram esquecendo de Winterfell, a casa dos Starks (um lugar muito estratégico). Dessa forma, acabaram conquistando o local e deixando-os sem lar. Fique atento às mudanças. Várias vezes aparecerão grandes oportunidades e devemos estar preparados para aproveitá-las.

3) Aprenda com os seus erros

A rainha Cersei Lannister achou que iria dar um golpe para recuperar seu poder, mas ela acabou sendo julgada e presa por seus crimes. Agora, após ser “perdoada”, ela está tentando dar a volta por cima (sim, vamos aguardar os próximos episódios). Um grande empreendedor deve entender que toda ação tem uma reação e que algumas vezes você pode deslizar um pouco (ou muito, no caso da Cersei), mas o importante é se levantar e aprender com seus erros.

4) Conquiste a lealdade das pessoas

Não precisamos nem dizer que falamos da Catelyn Stark, não é mesmo? Ao ajudar Brienne de Tarth em sua fuga, ela conseguiu a lealdade da guerreira que fez de tudo para protege-la, além dos integrantes de sua família. Assim como Catelyn fez, todo líder deve ajudar sua equipe com o que puder, auxiliando em seu trabalho e, com o tempo, construindo uma relação de confiança e lealdade para ambas as partes.

5) Encontre o seu diferencial

Lembra daqueles bichinhos da Daenerys Targaryen? Esse é o grande diferencial para que a rainha dos dragões tenha sucesso em suas conquistas ao longo da série. Todo empresário deve saber as qualidades e diferenciais da sua empresa para se sobressair no mercado e largar na frente da concorrência.

6) Cumpra com suas promessas

“Um Lannister sempre paga suas dívidas”. Mais uma frase famosa em Game of Thrones. Um líder que não cumpre com suas promessas, perde totalmente sua credibilidade e reputação profissional. Por isso, sempre mantenha sua palavra frente à equipe, pois essa é uma das ferramentas mais poderosas para ser admirado e respeitado.

7) Não subestime seus concorrentes

Um dos fatos mais recorrentes na série são as “viradas de jogo”. Quando você pensa que alguém está tranquilo, vem os inimigos (teoricamente mais fracos) e conseguem vencer a batalha (e isso serve para todos os personagens). Lembre-se que os empresários devem estar em constante aprimoramento e atualização perante as mudanças. Não se acomode, pois aquele concorrente que você acha pequeno, pode crescer e dominar o mercado.

8) Seja resiliente

Todo mundo se lembra do “valar morghulis” e da Arya, certo? Nossa querida Stark mostra ao longo de toda a série um exemplo de resiliência, se mantendo forte e buscando crescimento mesmo após todos os acontecimentos catastróficos em sua vida. Assim como ela, todo empreendedor encontrará vários obstáculos em sua trajetória, porém deve enfrentá-los e sair cada vez mais forte dessas situações.

9) Faça parceiros estratégicos

Jon Snow se viu forçado a estabelecer uma aliança com os Selvagens, sendo essencial para aumentar o número de homens (entre outras criaturas) lutando ao seu lado contra os Caminhantes Brancos. Na vida empresarial, muitas vezes teremos que encontrar parceiros para fortalecer nosso negócio e, dessa forma, fortalecer nossa marca no mercado.

Acho que deu pra ter uma ideia de como Game of Thrones é muito mais do que uma série de TV e sim uma escola para empreendedores. Lembre-se sempre dessas dicas para conquistar o seu Trono de Ferro.

Agora vamos aguardar os próximos episódios e ver onde tudo isso vai dar.

Tem uma ideia e quer empreender? Nós podemos te ajudar! Clique aqui