5 vantagens de ter seu próprio sistema de captação de água pluvial

                                                                                              27/08/2020  por Letícia Cardoso e Matheus Clarkson

Saiba porque você deveria ter o seu próprio sistema de captação de água pluvial e como essas mudança poderia contribuir não só para o seu bolso, mas também para o meio ambiente. 

 

Introdução 

De acordo com Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS 2017, na região Sudeste, 78,56% da população possui coleta de esgoto e 91,25% está ligada à rede de água tratada. Todas essas pessoas são afetadas pelas instalações hidrossanitárias do estado, e por isso, acabam sendo muito dependentes deste. Este artigo vem mostrar uma forma de diminuir a sua dependência da rede estatal, mostrando vantagens para se obter um sistema de captação de água pluvial em sua residência. Entre essas vantagens estão a economia com água, reduzindo os custos no fim do mês. 

 

O que são instalações hidrossanitárias? 

São todos os sistemas de distribuição de água e de coleta de esgoto. É o dimensionamento dos canos e das formas de transporte do fornecedor até o consumidor. Além do trajeto desse transporte, as instalações também estão presentes no interior das residências e firmas. 

 

O que é a reutilização de águas pluviais? 

São redes instaladas para a captação da água da chuva. Essas redes podem ser instaladas em residências ou empresas. A água captada pode ser utilizada para qualquer fim que não necessite de água tratada. Entretanto, é possível tratar a água para torná-la própria para consumo.  Essa água pode ser armazenada para posterior utilização. Em suma, a reutilização de águas pluviais é a captação da água da chuva e utilização para fins diversos. 

   

Quais as vantagens de ter sua própria de captação de água da chuva? 

Redução da conta de água 

Com o reaproveitamento da água da chuva e sua utilização para limpeza ou para o banheiro, por exemplo, a quantidade de água comprada se reduz. Esse sistema permite que seja captada e armazenada a água de dias chuvosos para posterior utilização, podendo, também, ser posteriormente tratada com o uso de filtros e outros equipamentos. Dessa forma, como a quantidade de água comprada se reduz, os gastos associados são abatidos. De acordo com (Cordova, 2009), o tempo de retorno, payback, desse investimento gira em torno de um ano e meio, ou seja, a soma de todo valor economizado nas contas de água ultrapassará o valor do investimento inicial após esse período. Caso o sistema inclua um tratamento completo de água, a economia na conta de água pode chegar a 100%.  

 

Contribuição no combate às secas  

Por reutilizar a água da chuva, esse sistema contribui reduzindo o consumo das águas dos reservatórios. Dessa forma, a partir de sua instalação, é possível que cada um contribua para o combate das secas. Isso é de extrema importância considerando a crise hídrica que se instalou no Brasil em 2014 . Além disso, as projeções pro futuro são de escassez de água no mundo.

    

Possibilidade de ter um sistema mais independente  

Com esse mecanismo é possível fazer sua própria captação de água. Desse modo, é possível ter uma parcela da água utilizada de forma independente de um abastecimento terceirizado. Isso pode ser bastante interessante, principalmente quando ocorrem crises de abastecimento. 

 

Sustentabilidade 

O uso racional de água é importante não só monetariamente, a utilização águas pluviais é importante também para a sustentabilidade. Somente cerca de 2,379% da água do planeta é potável, sendo que de toda essa água por volta de 87% dela é inacessível por estar nas calotas polares. Tendo isso em vista, percebe-se a grande importância de tentar captar o máximo de água potável disponível, incluindo a água da chuva que com um tratamento básico já é própria para consumo humano. 

 

Prevenção de enchentes 

Com a grande urbanização sofrida nas últimas décadas foi observado um crescimento desordenado nos grandes centros urbanos do país impermeabilizando os solos das cidades, com isso, a falta de planejamento fica clara nos períodos de chuva. Grandes enchentes desabilitando infraestruturas públicas não são raras de se observar. Assim, reservatórios de águas pluviais dentro de lotes privados podem contribuir com a diminuição da recorrência desses eventos. O conceito de reservatórios de retardo é bem simples e já foi amplamente estudado. É basicamente um tanque para águas pluviais o qual é esvaziado após o período de chuva, porém, essa água também pode ser utilizada posteriormente. 

 

Conclusão  

Dessa forma, além das instalações hidrossanitárias serem, por si só, importantes, podem ter suas vantagens potencializadas quando associadas a sistemas de captação de água pluvial. As vantagens oferecidas tem caráter financeiro, ambiental e até mesmo de melhoria do meio urbano e podem se encaixar perfeitamente na sua empresa ou em sua residência. 

Percebeu as vantagens que o serviço de instalações hidrossanitárias pode oferecer para você? Entre em contato conosco e saiba mais como podemos te ajudar!