Marketing e o poder na sociedade

09/05/2021 Por Gabriel Esteves e Rafael Negreira

Para começar, o termo marketing deve ser devidamente conceituado para que as relações sejam estabelecidas e bem estruturadas. Nesse sentido, o que conhecemos como marketing é a arte de exibir e explorar necessidades, desejos e demandas. Além disso, o ponto mais relevante que leva a mudanças, reflexões e evoluções é o mercado. Ele é composto pelo público alvo do serviço, produto ou empresa que o marketing deseja alcançar. Dessa forma, a relação entre a área comercial e a sociedade pode não ser tão explícita, mas faz toda a diferença.

Nesse sentido, essa relação é uma via de mão dupla, assim como a sociedade é o que faz o marketing se adaptar. O contrário também é válido. Com isso, a competitividade envolvida nessa área faz com que as campanhas empregadas sejam desde as mais sutis, como técnicas de escolha de cores que estimulam a compra em campanhas mais visuais, até escolhas mais agressivas como o emprego de verbos no imperativo ou argumentos de necessidade.

O Marketing Digital

Em um cenário globalizado, de avanço tecnológico da comunicação, o marketing digital tornou-se a via mais importante de um negócio. A partir dessas ações que as empresas podem utilizar dos meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos. Com o agravante da pandemia, tem se tornado cada vez mais relevante e acelerado a inevitável digitalização dos empreendimentos. Quem não se conecta fica menos competitivo e tende a deixar de existir, visto que o e-commerce é imprescindível. A utilização do marketing digital é o primeiro passo para uma empresa, pois tudo está em constante mudança. Logo, é necessário um profissional competente que siga tendências tecnológicas de modo a impactar a sociedade em meio à vasta concorrência digital.

O Marketing Social

Muito comum nos dias atuais, o marketing social preza pela promoção da empresa ou produto, com ideias e atitudes em prol da sociedade. Esse conceito nasceu em 1970, quando Philip Kotler e Gerald Zaltman notaram que, além de vender produtos, o marketing também atuava como propagador de atitudes, causas e comportamentos. Assim, o marketing social é aplicado por grandes empresas, como a Globo e o Mcdonald’s. Portanto, influencia na opinião pública sobre a marca, criando e estreitando seus relacionamentos, por ações e apoio a causas sociais.

O que podemos tirar disso?

O marketing possui vasta importância na sobrevivência de um negócio, pois está presente em diversos setores. Além disso, atua de diversas formas na sociedade. Por isso, a digitalização é essencial para efetuar ações e campanhas que impactem o maior número de indivíduos. Dessa forma, atinge o meio social e afeta a percepção e comportamento das pessoas sobre ele e a própria empresa.

Quer saber mais sobre o marketing e seus efeitos? Confira mais sobre o assunto em outras de nossas postagens e artigos, presentes no nosso site e em nossas redes sociais!