Entenda o que é uma Análise de Redes Sociais e como aplicar dentro da sua empresa

01/11/2017  por Gabriela Ferreira

“Competência” pode ser definida como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que justificam um alto desempenho. Em um mundo globalizado, as organizações devem competir, não mais através de seus produtos e serviços, mas por meio de suas competências. Deste modo, elas devem buscar atrair e desenvolver pessoas com combinações de capacidades complexas.

No entanto, a partir do momento em que as organizações têm que lidar com o desenvolvimento de pessoas, elas estão à mercê de personalidades, conhecimentos e formas distintas de lidarem com o trabalho. Para tanto, saber como funciona o fluxo de informação e conhecimento dentro da empresa é essencial.

O estudo de Redes Sociais proporciona às organizações um importante acompanhamento do conhecimento compartilhado através da interação entre os indivíduos interligados à rede.

Mas o que são Redes Sociais?

Quando nos deparamos com o termo “rede social”, logo pensamos em sites de relacionamento, como Twitter, LinkedIn, Facebook… No entanto, “rede social” é definida como uma estrutura composta por pessoas ou organizações que compartilham valores e objetivos comuns.

Essas estruturas são construídas quando os indivíduos/organizações interagem entre si. Consequentemente, eles acabam interferferindo na capacidade da organização de lidar tanto com o cotidiano como também com imprevistos.

Realizar uma Análise de Redes Sociais permite não apenas identificar como flui o fluxo de informações dentro da organização, mas também identificar atores que são essenciais para o seu futuro, como:

  • Conectores Centrais, que tem o contato com quase toda a rede;
  • Corretores de Informação, que funcionam como “ponte” entre os subgrupos da rede;
  • Expansores de Fronteiras, que funcionam como “ponte” com outras organizações e;
  • Especialistas Periféricos, que possuem um conhecimento especializado

A principal forma de documentação de uma Análise de Redes Sociais é o grafo (figura ilustrada a seguir). Eles são muito eficientes para modular as relações das pessoas.

Podemos citar como exemplo o grafo a seguir:

Vamos supor que o grafo acima represente a comunicação dos funcionários da sua empresa. Dele podemos retirar algumas informações através de uma análise superficial. Por exemplo, os funcionários nº 6 e 7 são requisitados dentro da empresa, uma vez que recebem muitas informações e repassam também. Outro grafo que poderia ser exemplificado é:

 

 

Conclui-se, então, que através da ARS (Análise de Redes Sociais), se pode identificar gargalos no fluxo de informações, dependência de certos funcionários, concentração de conhecimento, entre outras diversas vantagens.

E você, possui esse conhecimento dentro de sua empresa? Se deseja ter, clique aqui para pedir a sua consultoria.