Como as telecomunicações estão presentes no seu dia-a-dia

09/11/2017 por Isabela Lopes

Segundo Steve Jobs, a tecnologia move o mundo. Dessa forma, torna-se evidente a importância da presença das telecomunicações na vida das pessoas para o desenvolvimento da sociedade, uma vez que permite o acesso e a transmissão de informação cada vez mais rápido. No entanto, muitos convivem com isso no dia-a-dia sem saber o que realmente significa.

Esta palavra possui o prefixo grego tele que significa “distância” ou “longe”. Ele tem como definição o conceito de comunicação à distância. Assim, todos os métodos que envolvam a transferência de dados de um lugar para o outro através de um meio, caracteriza-se em telecomunicações. Desta maneira, trouxemos algumas das aplicações dessa área.

  • Telefonia:

O princípio da telefonia básica envolve a transmissão de voz à distância através de impulsos elétricos em cabos metálicos. Um terminal telefônico, conhecido popularmente como telefone, é responsável por transformar a energia acústica em energia elétrica e vice-versa. Isso possibilita uma ligação que é comutada pelas centrais telefônicas. Atualmente, está sendo popularizado o uso do VOIP (Voz sobre IP), permitindo que a telefonia ocorra pela conexão de internet, barateando o serviço.

  • Comunicação via satélite:

Satélites artificiais são quaisquer corpos criados pelo homem e colocados em órbita com objetivos específicos de prever o tempo, realizar observações terrestres, comunicações, etc. Um satélite funciona como estação repetidora de sinais. Quando são emitidos sinais na sua direção em uma determinada frequência, estes sinais são recebidos pelo receptor do satélite que os amplifica e os reenvia em nova frequência. Dessa maneira, qualquer estação na área de cobertura do satélite será capaz de “ouvir” a transmissão.

  • Rede de computadores:

Um roteador, placa de rede e protocolos são os pilares essenciais sobre os quais qualquer rede foi construída. As redes de computadores são a espinha dorsal (backbones) da comunicação moderna. Em outras palavras, a rede de computadores é a prática de interligar dois ou mais dispositivos de computação entre si com a finalidade de compartilhar dados. A internet é essencialmente uma teia de rede de computadores. Atualmente, está crescendo o conceito de Internet of Things (IoT – Internet das coisas). De acordo com a Cisco – líder mundial em tecnologia da informação e redes – IoT é a definição perfeita para quando pessoas, processos, dados e coisas estão inteligentemente conectados.

É difícil acreditar que houve um tempo em que não tivemos o e-mail, a televisão, o rádio, a internet, ou os telefones celulares. Mas hoje, quando nos comunicamos, enviamos mensagens e informações através de telefones e computadores. Contamos com tecnologia relativamente nova, desde fibra óptica até satélites. Desse modo, torna-se possível ultrapassar informações superficiais as quais nos submetemos pelo ocultamento do verdadeiro significado das telecomunicações.