Aprenda e empreenda com Madam C.J. Walker

15/07/2020 por Isabella Bahia

Dura vida da Madam C.J Walker

Sarah Breedlove nasceu no ano de 1867 em Luisiana, Estados Unidos. O começo de sua vida foi difícil, ela era uma lavadeira e enfrentava diversas batalhas para ganhar muito pouco. Tudo se inicia quando Sarah começa a perder a esperança e deixa de sonhar pois não vê uma possível melhora em sua vida. Junto a isso, seu marido John Davis que havia sido preso, volta totalmente diferente do homem com quem ela havia se casado.

Por esses motivos, ela perde seus cabelos e é estranhada pelo seu marido que a agride e a abandona. E nesse contexto que aparece Addie Munroe, uma mulher que dizia ter uma “fórmula mágica” para seus problemas. A cabeleireira, era uma mulher negra, mas de pele clara e por isso era mais bem vista.

Addie, começa a fazer um tratamento no cabelo de Sarah, que fica deslumbrada com os ótimos resultados proporcionados pelo produto. Nesse contexto, a protagonista tem o anseio de ajudar a divulgar e vender essa mercadoria e utilizar da sua própria vida como um exemplo de que a criação funcionava. Todavia, por ter uma aparência considera feia por sua cabeleireira, ela nega que Sarah venda seus produtos para não associar a imagem de seu produto a alguém como Sarah.

Reviravolta e Ambição 

É nesse ponto da história em que se pode perceber a veia empreendedora da protagonista. Para cumprir seu objetivo de vender a “fórmula mágica” que a ajudará, Sarah pega alguns produtos de Addie e consegue vender todos. Logo depois ela volta e devolve o dinheiro dos produtos para a cabeleireira, mostrando que é capaz de enfrentar esse desafio. Mas, insatisfeita com a desobediência de Sarah, Addie disse que não iria mais tratar seus fios.

Após receber essa notícia, Sarah, que agora era casada com Charles Joseph Walker, seu terceiro marido, e de quem se baseou o nome Madam C.J. Walker, logo começa a testar receitas até encontrar a fórmula que era utilizada em seus fios. Nesse contexto, ela consegue chegar ao resultado esperado com ajuda de sua filha A’Lelia Walker e começa a vender seu próprio produto.

Dificuldades ao empreender

Dessa forma, ela dá início a seu império, trabalhando incansavelmente por seu sonho. Mas isso não significa que ela está isenta de dificuldades. Seguindo nessa linha, Madam foi traída por seu marido que alegava que ele havia sido trocado pelos negócios e justifica sua traição com esse motivo. Além disso, ele também briga diversas vezes com ela para tentar pegar parte de suas finanças e afirmava que a empresa também era dele por possui o nome C.J. Walker.

Não o bastante, Sarah também foi traída por algumas de suas vendedoras que foram roubadas pela sua antiga cabeleireira e lutou inúmeras vezes com Addie, por um espaço onde elas trabalhavam.

Somando a isso, ela tinha características consideradas problemáticas naquela época como: ser mulher, acima de seu peso e negra. Por isso, seus potenciais investidores, majoritariamente homens brancos, não davam a devida importância e atenção ao que ela tinha a falar. Todavia, nenhum desses empecilhos impediram que seu espírito empreendedor falasse mais alto.

Nesse contexto, durante a série percebemos inúmeras estratégias que a protagonista usa para expandir seu negócio. Sua estratégia principal era não apenas vender seu produto, mas também vender seu sonho. Seu objetivo era passar para outras mulheres o valor que aquele produto de cabelo tinha para ela. Em seu discurso usava sua própria história para comover outras pessoas. Assim, ela vendia o que precisava e também fidelizava suas clientes, transformando-as em vendedoras.

Um emocionante discurso depois da riqueza

“Senhoras, vocês são muito mais que funcionárias para mim. Por isso fiz a convenção. Por isso eu as convidei à minha casa. Eu sonhei com Walker Manufacturing (Fabricação Walker), mas vocês tornaram isso realidade. Tudo que eu sempre quis foi ajudar mulheres negras. Pouquíssimas de nós alcançam nosso destino. Somos desprezadas, prejudicadas, ignoradas, pisadas, espancadas, ou pior, linchadas. Foi por isso que decidi desistir do acordo com as Farmácias Saunders. Não preciso de uma rede de lojas para expandir meu negócio. Eu tenho vocês. Guerreiras. Um exército de mulheres fortes e poderosas… Fiquem comigo e eu juro ajudar cada uma de vocês a controlar a sua vida, a controlar o seu destino. Fiquem comigo!”

Esse foi um discurso realizado pela Madam C.J. Walker, após ela ter feito um acordo com uma notável rede de farmácias. Sarah foi questionada por suas funcionárias se elas seriam substituídas pelas prateleiras e como iriam sobreviver nesse novo modelo. Dessa forma, a protagonista dessa história recebe o conselho de um homem de renome nos EUA, agora seu vizinho, que diz: “Se elas não querem te obedecer, demita-as”. Foi assim que Sarah repensou no que ela iria fazer e então expõe esse discurso.

Desfecho da História de Madam C.J Walker

O objetivo principal da Madam C.J. Walker sempre foi dar autonomia a mulher negra e isso tudo em uma época onde o preconceito e divisão de classes era super marcada. Desse modo, ela manteve uma perseverança e uma resiliência invejáveis. E mesmo com tudo que enfrentou, ela nunca desistiu e transformou cada queda em combustível para chegar mais longe.

A Madam C.J. Walker morreu no ano de 1919 e está no Livro dos Recordes Mundiais como a primeira mulher a ficar milionária por conta própria nos Estados Unidos. Desse modo, sua filha se tornou Presidente da empresa e patrona das artes e seu advogado ocupou os cargos de CFO, CEO e Diretor Jurídico. E melhor do que essas tudo citado anteriormente, ela deixou um legado que para empreender não pode desistir.

Texto baseado no documentário A Vida e a História de Madam C.J. Walker, lançado no ano de 2020 na Netflix.

Gostaria de entender mais sobre empreendedorismo? Quer iniciar seu negócio, mas tem medo de dar errado?

Entre em contato conosco e saiba se seu negócio é viável!