4 Motivos para entrar em uma Empresa Júnior

17/09/2020 por Pedro Paiva

Por que entrar em uma Empresa Júnior?

Entrar em uma EJ é uma das diversas opções que um estudante do ensino superior tem de colocar conhecimento em prática. Além disso, é o local ideal para se desenvolver e se capacitar pro mercado de trabalho. Mas o que seria uma Empresa Junior? Como ela funciona? O que eu ganho participando disso? Qual o diferencial de uma Empresa Júnior? Essas são algumas perguntas muito frequentes para quem ainda não conhece muito sobre o Movimento de Empresas Juniores (MEJ). Pensando nisso, elaboramos este artigo com alguns pontos comuns durante a jornada de todo empresário júnior.

Contato com o seu curso

Sabemos que muitas vezes, principalmente nos cursos de engenharia, aprende-se muita teoria, mas temos dificuldade em aplicar alguns conhecimentos. Em 2020, o MEJ já faturou R$ 30,6 milhões e realizou 22,5 mil projetos, sendo estes das mais diversas áreas de atuação. Com isso, uma Empresa Junior é capaz de fazer a ponte entre teoria e prática, através da execução de projetos. No caso da Meta Consultoria, aceitamos membros de 5 engenharias – Civil, Elétrica, Mecânica, Produção e Telecomunicações – e oferecemos soluções inteligentes em engenharia e gestão de negócios. Sendo assim, ao unir conhecimentos práticos aos teóricos, o contato com seu curso se torna muito mais direto, potencializando todo o conhecimento adquirido durante a graduação.

Vivência empresarial

As empresas juniores são geridas por alunos matriculados em cursos de graduação em instituições de ensino superior. Seu intuito é oferecer serviços de qualidade e a baixo custo ao mercado. No dia a dia da, os membros são responsáveis pela prospecção, negociação e execução de projetos, além de realizarem a gestão das atividades internas, contribuindo para a saúde e sustentabilidade da empresa.

Autoconhecimento e Desenvolvimento

Por ser um ambiente muito inovador, os membros tem a oportunidade de caçarem os desafios, saindo da sua zona de conforto e contribuindo para que a pessoa se conheça cada vez mais. Para além disso, como as Empresas Juniores são instituições sem fins lucrativos, nenhum membro recebe salário, porém todo o faturamento é revertido em treinamentos, capacitações, workshops e manutenção da empresa. Desse modo, amplia-se ainda mais a cultura de desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional do aluno membro.

Networking

Atualmente, existem mais de 1200 Empresas Juniores federadas, o que representa para o MEJ cerca de 19.000 empresários juniores, todos unidos pelo mesmo propósito – contribuir para um Brasil empreendedor. Além disso, os eventos organizados pelas federações de cada Estado e as iniciativas da Brasil Junior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores) promovem o desenvolvimento de um ambiente colaborativo e integrado, permitindo trocas de experiências e a construção de redes de relacionamentos cada vez maiores.

Conclusão

Tendo em vista todos os pontos citados, torna-se evidente o papel de uma Empresa Júnior para formação de um estudante. Além disso, as grandes organizações procuram jovens talentos comprometidos e capazes de transformar o mundo a sua volta. Adquirir experiências como empresário júnior permitem que você enfrente os desafios da vida profissional e aprenda como lidar com eles.

A Meta Consultoria, em 2020, completou 25 anos de história. Durante essa jornada, contribuiu diretamente e indiretamente para a formação de profissionais não só capacitados, mas também de pessoas comprometidas com a transformação, capazes de fazer a diferença na vida das pessoas.  As inscrições do Processo Seletivo – SETTA 2021.1 estão abertas! Vai perder a oportunidade de construir seu legado?