14 dicas para se sair bem em uma Dinâmica de Grupo

12/04/2020 por Karine Marquez e Louise Campelo

A Dinâmica de Grupo é uma das fases mais conhecidas e comuns em processos seletivos de grandes empresas. É uma etapa muito utilizada pelos avaliadores, pois ao seu decorrer é possível, avaliar diversas competências, como por exemplo proatividade, liderança, comunicação, criatividade e principalmente o trabalho em equipe.

Durante uma dinâmica de grupo, os recrutadores conseguem perceber na prática como o candidato se sairia em situações comuns do dia a dia da empresa, como reuniões, discussões em equipe ou até mesmo solucionando possíveis problemas que podem vir a surgir. Sendo assim, saber se portar diante dos avaliadores, trabalhar em equipe e expor suas ideias de maneira coerente e respeitosa são critérios chave que podem te levar para a próxima fase.

Agora que você já percebeu a importância dessa avaliação, chegou a hora de se preparar para impressionar seus avaliadores. Aqui vão 14 dicas para você aplicar antes, durante e após uma dinâmica de grupo, que vão te ajudar a ficar bem mais confiante e preparado para esse momento decisivo.

Frio na barriga? Saiba o que fazer enquanto não chega o dia marcado.

      1. Estude sobre a empresa

Quando uma pessoa se candidata para um processo seletivo, é de extrema importância que conheça a empresa na qual possui interesse, entenda sua missão e valores e se informe sobre as últimas notícias e posicionamentos. Isso porque, além de te entregar mais segurança na fala e confiança durante a avaliação, poucos candidatos estão acostumados a conhecer tais informações, o que pode apresentar um diferencial aos olhos dos avaliadores.

Boas fontes para tais pesquisas são as próprias páginas oficiais da empresa, como sites, blogs, Instagram, páginas do Facebook e também o LinkedIn. Aproveite para usar essas informações em momentos estratégicos, principalmente nos que você estiver falando diretamente com os avaliadores, como em uma rodada de perguntas sobre os candidatos.

      2. Você conhece alguém que já passou pela mesma empresa/experiência? Peça ajuda!

 O quanto mais informado você estiver sobre a experiência que você está prestes a passar, mais preparado e menos nervoso você tende a ficar sobre ela. Como seres humanos, é natural que tenhamos medo do que não conhecemos, o que não é diferente nesse caso. Para isso, caso conheça alguém que já tenha passado pela mesma empresa, peça dicas!

      3. Prepare seu psicológico!

Procure descansar nos dias que antecedem a dinâmica, se alimente bem, não fique acordado até tarde ou faça exageros na noite que antecede, como comer algo que não costuma te fazer bem. Pode parecer bobeira, mas manter a rotina nesses momentos faz toda a diferença para obter o resultado esperado.

Busque estar próximo de pessoas que te fazem bem e faça atividades que te acalmem. Não há nada errado em parar uns minutos para relaxar, assistir algo que gosta, praticar algum exercício leve ou até mesmo meditar. Atividades como essas nos mantém mais seguros e confiantes, além de melhorar nossa percepção sobre o que vemos e sentimos.

Nos momentos que antecedem a entrada na sala, mantenha-se em posições que te façam sentir-se mais confiante. Você já se preparou nos dias anteriores, sabe o que pode ou não falar e detém o conhecimento que adquiriu durante toda a sua vida. Agora é só colocar em prática! Uma boa opção é a pose da Mulher Maravilha, conhece? Postura ereta, cabeça erguida, pernas afastadas e braços na cintura. Usar desse artifício antes de o avaliador chamar os candidatos é uma excelente opção, pois passa sensação de confiança, conforto e autoridade. Vá consciente de que poderão te tirar da zona de conforto. Isso é normal! Basta lembrar de tudo o que citamos ali em cima: você detém o conhecimento e só precisa colocá-lo em prática.

      4. Seja pontual

Chegar no horário solicitado ou até antes do horário marcado demonstra o cuidado e o compromisso com o Processo Seletivo, passando a impressão de seriedade. É muito importante que você esteja atento às datas e horários para que possa se organizar com antecedência, atendendo aos quesitos de pontualidade.

      5. Utilize uma vestimenta adequada

Assim como a pontualidade, a vestimenta também mostra o quanto o candidato se preparou e se preocupou em passar uma boa impressão na dinâmica. O uso de roupa social demonstra seu comprometimento para com o processo seletivo, provocando o que chamamos de “falácia indutiva”, que nesse contexto, significa associar a vestimenta formal à seriedade. Mas fique atento! O nível de formalidade da vestimenta varia de acordo com o perfil da empresa contratante e pode oscilar desde uma calça jeans e blusa polo até terno e gravata. Por isso, é muito importante que você se atente ao outro ponto comentado aqui e estude sobre a empresa para que possa estar adequado ao seu perfil!

Chegou o momento! E agora?

      1. Saiba ouvir

Assim como falado anteriormente, o trabalho em equipe é um dos principais pontos avaliados em qualquer dinâmica de grupo. E, para isso, é muito importante que você se atente aos comportamentos para os quais os avaliadores estarão mais atentos. Nesse sentido, você mostrar que sabe ouvir e se preocupar com a participação dos demais candidatos é essencial para uma boa avaliação em dinâmicas de grupo.

Ouvir enquanto outros candidatos estão falando mostra que você valoriza a opinião dos demais, uma das grandes chaves do trabalho em equipe. Devemos sempre lembrar também que não temos que nos limitar apenas ao básico, de apenas escutar a fala dos demais candidatos, mas também saber reconhecer suas ideias e argumentos, de forma que estas possam agregar ao resultado em geral. É normal haver discordâncias dentro do grupo, mas essas devem ser manejadas de forma que todos os participantes se sintam ouvidos e a decisão final seja a do grupo como um todo e não apenas de um indivíduo. Além disso, se atente à forma de demonstrar qualquer discordância com a opinião alheia, trabalhando com empatia e respeito.

      2. Não interrompa! E quando interromper peça desculpas.

Uma das grandes dicas associadas ao ponto anterior está associada a tentar ao máximo não interromper os demais candidatos. Sabemos, porém, que às vezes acontece de duas pessoas começarem a falar ao mesmo tempo, o que é normal principalmente em situações onde o tempo é curto. Para dinâmicas presenciais, uma dica é observar a postura corporal dos demais candidatos, pois muitas vezes quem espera para falar inclina seu corpo para frente a fim de encontrar uma brecha na conversa. Além disso, abrir levemente a boca também demonstra a vontade de falar algo e pode ser inclusive uma forma educada de criar uma brecha na conversa.

A situação muda, no entanto, quando consideramos uma dinâmica online, situação muito comum durante esse período de quarentena. Por isso, recomendamos que, independente do tipo de dinâmica, caso ocorra de interromper outro candidato sem querer, peça desculpas e espere a pessoa terminar de falar para começar a sua fala, de forma cordial e respeitosa.

      3. Mostre vontade de participar

Uma característica que brilha os olhos de qualquer recrutador é quando o candidato mostra vontade de estar na empresa, empenho e motivação para entregar tudo o que é pedido ao longo do processo seletivo. Por isso, seja participativo nas discussões e mostre que você se importa com a qualidade dos seus resultados! Uma dica da Programação Neurolinguística (PNL) é que o público tende a reproduzir o estado de ânimo do interlocutor, ou seja: se você demonstrar ânimo e entusiasmo, o avaliador irá refletir o seu estado positivo, enquanto se você demonstrar medo e insegurança, o avaliador tenderá a refletir um estado negativo de desconfiança. Assim, tente sempre se mostrar atento à toda dinâmica, mostre iniciativa nas discussões e interesse na fala dos demais candidatos. Além disso, tente não apenas concordar ou discordar da opinião deles, mas também acrescente em ideias e argumentos!

      4. Traga todos para a conversa, mostre preocupação com os outros candidatos

Outra competência muito buscada em processos seletivos se trata da liderança. Por isso, é muito importante que você saiba diferenciar a postura de um líder e de um chefe: o líder é aquele que ouve todas as opiniões e guia o grupo para um resultado em comum, fazendo com que todos sintam que participaram da decisão, enquanto um chefe apenas dita as regras e os direcionamentos, sem se preocupar em intermediar as opiniões e fazer com que todos participem, uma vez que a decisão final será sua.

Assim, um candidato que se ocupa em trazer mesmo aqueles mais tímidos e introvertidos para a discussão e guia o grupo para uma solução em comum, toma a postura de líder tão desejada em processos seletivos. Isso porque mostra preocupação com a colaboração de todos, em detrimento de um possível destaque individual, que poderá ser trabalhado em outros momentos durante a dinâmica ou até mesmo em outras etapas, como em uma entrevista.

      5. Caso haja a elaboração de algo em grupo, preste atenção aos detalhes e ao tempo

Desde que iniciamos nossa carreira profissional, somos condicionados a acreditar naquele conhecido ditado do mundo dos negócios: “Tempo é dinheiro”. Por isso, em processos seletivos não poderia ser diferente, principalmente para cargos em que a organização das atividades dentro do tempo proposto é essencial para o sucesso da empresa. Dessa forma, caso se depare com situações em dinâmicas de grupo onde seja necessária a elaboração de algo cujo tempo para realização esteja pré-definido, fique sempre atento ao relógio e ao andamento da atividade, para que possam organizar as discussões de forma a priorizar as entregas que mais terão valor na resposta.

Outra dica importante é, nesses casos, se atentar aos detalhes da atividade proposta. Isso porque, muitas vezes, além de mostrar o seu cuidado com o que está sendo elaborado, os detalhes podem conter pegadinhas que podem mudar o olhar que vocês terão ao longo de toda a atividade. Os detalhes nem sempre serão um ponto a se priorizar dentro do case, mas é importante que vocês os considerem ao realizar suas discussões e estejam preparados para argumentar caso sejam cobrados disso posteriormente.

      6. Seja profissional

Saber os momentos corretos de falar ao longo da dinâmica, bem como de se portar em diferentes situações ao seu decorrer, são fatores determinantes a respeito da impressão que você irá causar nos avaliadores. Nesse sentido, vale fazer uso do bom senso ao entender o comportamento e o profissionalismo esperado para cada momento. Uma dica é se espelhar em como os avaliadores se portam, pois, na maioria das vezes, eles reproduzem o que é esperado a um candidato.

Além disso, busque, assim como abordado acima, prestar atenção na fala dos demais sem interrompê-los, aproveite momentos de pausa para abordar seu ponto e, caso interrompa-os sem querer, desculpe-se. Saber entender seus erros e procurar corrigi-los é sem dúvida um dos pontos cruciais ao longo de uma avaliação, demonstrando não somente seu profissionalismo, como também flexibilidade e vontade de aprender com suas experiências e de estar em constante desenvolvimento.

Uma forma prática de se atentar à postura profissional é tomar cuidado com o uso excessivo de gírias populares, como abreviações ou vícios de linguagem. Além disso, a postura corporal fala muito sobre o profissionalismo do candidato. Nesse sentido, tente manter uma postura ereta, sempre se atentando à posição de suas pernas e braços. Tome cuidado também para não pecar pelo excesso, tente se manter confortável e não muito rígido, de forma a passar naturalidade.

Seja cordial, educado, pontual, vista-se adequadamente, atente-se às suas palavras e ações e seja sincero, construindo assim uma imagem positiva e verdadeira frente aos avaliadores e a possíveis colegas de trabalho.

Ufa, já passou! O que fazer enquanto não sai o resultado?

Agora que você já sabe como se preparar para dinâmica e como se destacar positivamente nela, não pense que acabou por aí! O que você faz após uma etapa do processo seletivo pode dizer muito sobre o tipo de profissional que você é ou deseja ser.

      1. Fique atento aos próximos avisos!

Muitas vezes os direcionamentos para os próximos passos podem ser dados ainda no final da dinâmica, por isso tenha sempre um caderno com você e pergunte se pode anotar as informações. Outra forma que a empresa pode usar para informá-lo sobre as próximas etapas é através do seu e-mail ou outra plataforma de mensagens, portanto não se esqueça de checar constantemente o meio de comunicação adotado pela companhia. Fique de olho principalmente no e-mail, que muitas vezes esquecemos ou deixamos de lado.

      2. Peça feedbacks

Se a empresa lhe der a oportunidade, peça feedbacks dos seus comportamentos. O feedback em si é extremamente importante e proveitoso para candidato, uma vez que nele os avaliadores costumam abordar os pontos em que você se saiu bem ou em que precisa melhorar, muitas vezes acompanhados de sugestões de melhorias. Assim, também é uma forma de você aprimorar seu autoconhecimento e saber onde deve melhorar para experiências futuras. Além disso, expressar interesse em saber o que errou ou acertou demonstra o quão aberto você está para mudanças  e apto a dar o seu melhor.

      3. Prepare-se para o que está por vir

Uma fase se passou, logo, logo vem a próxima! Por que não se preparar desde já independente do resultado? Na pior da hipóteses você estará aprendendo algo novo ou consolidando informações e conhecimentos previamente estudados. Aqui vão algumas sugestões do que fazer:

  • Leia o edital e busque maiores informações sobre as próximas etapas;
  • Marque na sua agenda o dia e hora combinados para não se esquecer;
  • Busque saber o que esperam de você: consultar artigos como este podem te ajudar a entender um pouco mais sobre o que está por vir;
  • Reveja aquelas pesquisas sobre a empresa que fez anteriormente e prepare perguntas inteligentes para caso haja a oportunidade de fazê-las.

Agora que você já sabe tudo o que precisa para arrasar em dinâmicas de grupo, coloque em prática o que aprendeu aqui e conta pra gente como foi sua experiência! Esperamos que esse conteúdo tenha sido proveitoso e possa te ajudar em suas próximas experiências profissionais. Estamos torcendo por você!

E você? tem alguma outra dica para compartilhar com a gente? Comente aqui em baixo, mande para nossa página do Instagram ou Facebook para estarmos sempre gerando discussões proveitosas e atualizando nossos conteúdos!