Como saber se a minha ideia de negócio é lucrativa?

13/04/2017 por Eduardo Henrique e Gabriel Morgado

Provavelmente você já deve ter tido alguma ideia de negócio genial, mas não sabia se esse empreendimento realmente traria o retorno financeiro que você esperava, ou seja, seria lucrativo, certo?

Isso é bastante comum no meio do empreendedorismo. Por isso que muitas pessoas, antes de realizarem algum investimento, seja ele para iniciar uma empresa ou para realizar uma nova empreitada em uma empresa já existente, procuram a ajuda de empresas de consultoria para realizar um EVTE.

Mas o que é EVTE?

Bom, EVTE é a sigla para Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica. Esse estudo tem como objetivo fornecer dados muito importantes sobre as projeções futuras desse possível investimento. Esses dados irão dizer se é viável financeiramente e tecnicamente (caso seja necessário construir um prédio, por exemplo) realizar o investimento idealizado pelo cliente, de acordo com algumas particularidades relacionadas a projeções desse investimento, as quais são chamadas de premissas, levadas em consideração. Um exemplo de premissa no caso de um investimento em uma loja de brinquedos é o aumento percentual da venda de produtos caso alguma prática de marketing digital seja colocada em prática.

Todos esses dados dependem das projeções de Fluxo de Caixa que são criadas através da criação de cenários para o futuro da empreitada. É bastante comum que sejam definidos três cenários diferentes: Pessimista, Realista e Otimista. Os cenários podem se diferir de diversas formas, como a quantidade de vendas projetada para determinado período.

Para ficar mais fácil de compreender, vamos imaginar uma situação hipotética: O Sr. João deseja abrir uma loja de materiais esportivos no seu bairro, porque ele percebeu que existe essa demanda nessa região, mas ele não sabe se esse investimento vai valer a pena e tem bastante receio de perder todo seu dinheiro. Por isso, ele procurou a ajuda de uma empresa de consultoria X para fazer um Estudo de Viabilidade Econômica para seu projeto. Nesse estudo, foram definidos os três cenários comuns e eles se diferenciam na quantidade de produtos vendidos mensalmente devido a quantia investida na divulgação de sua loja.

Nesse ponto, você já deve ter percebido a importância de um EVTE para qualquer pessoa que esteja pensando em abrir um empreendimento. Bom, de fato, realizar esse estudo pode ser uma ferramenta de auxílio incrível para o início de qualquer negócio, e para termos uma visão mais aprofundada, veremos a seguir os principais indicadores financeiros (VPL, TIR, Payback, ROI e IL.) que compõem um EVTE:

1) VPL (Valor Presente Líquido)

O VPL é uma fórmula financeira utilizada para calcular o valor presente de transações futuras, das quais desconta-se uma taxa de juros adequada e depois é subtraído do valor do investimento inicial desse projeto, que já está em valor presente. Ou seja, se existe a projeção de que futuramente o seu negócio irá faturar R$50.000,00 mensais, precisamos descapitalizar esse montante e descobrir o quanto ele vale hoje e se for maior que o investimento inicial necessário, o VPL será positivo e isso pode ser uma das informações utilizadas para tomar a decisão mais apropriada acerca desse projeto.

2) TIR (Taxa Interna de Retorno)

TIR é uma fórmula matemática que tem como função retornar a taxa de desconto que seria aplicada ao fluxo de caixa para que o VPL se iguale a 0. Essa taxa é utilizada para igualar os ganhos futuros ao investimento no negócio, ou seja, no exemplo dado quando falávamos de VPL, essa seria a taxa utilizada para trazer os cinquenta mil reais mensais a valores presentes, que por sua vez seriam iguais ao do investimento inicial. Dessa forma, essa é a taxa que faz com que o VPL seja igual a zero.

3) Payback (Quando terei meu dinheiro de volta?)

Geralmente, abrir um negócio demanda um generoso investimento inicial. Dessa maneira, diante de algumas incertezas, é natural que se faça perguntas desse tipo: “Em quanto tempo será que consigo “recuperar” o valor investido inicialmente? ”. Bom, é através de análises da previsão de fluxo de caixa em seus cenários que conseguimos identificar em quanto tempo teremos o retorno do investimento inicial.

4) ROI (Return on Investment)

Com ideia análoga ao payback, mas relacionado a valores financeiros, o ROI tem a função de identificar retornos de investimento. A grande diferença está no fato de que enquanto o Payback se baseia no investimento inicial do projeto, o ROI visa identificar a taxa de retorno de um empreendimento com relação aos seus custos futuros (Funcionários, contas de luz, telefone, internet e etc.).

5) IL (Índice de Lucratividade)

Por último, mas não menos importante, temos o IL, relação matemática que tem como função apresentar a atratividade econômica de um negócio tendo como base o investimento inicial e o seu VPL.

Agora que você entendeu melhor quais são os passos para saber se a sua ideia realmente é lucrativa, o que está esperando para começar a estruturar o negócio dos seus sonhos? Peça sua consultoria aqui