Round 6: A importância do Branding e do Marketing Digital

04/11/2021 Por João Vitor Paiva e Rafaela Matuck

Round 6

“Centenas de jogadores falidos aceitam um estranho convite para um jogo de sobrevivência. Um prêmio milionário aguarda, mas as apostas são altas e mortais”*. A série sul-coreana Round 6, também chamada de Squid Game, estreou no dia 17 de setembro de 2021. Pela divulgação de marketing, já é a produção mais vista na plataforma de streaming Netflix. 

Agora, quando pensamos na série, algo que já vem automaticamente na mente de muitos telespectadores são os símbolos: círculo, triângulo e quadrado. Essas três formas aparecem na série em três momentos diferentes. Inicialmente o círculo representa a letra “O”, o triângulo que faz parte do “J” e o quadrado representa o “M”. Dessa forma, na abertura dos episódios, os símbolos juntos formam OJM, que é a inicial do nome da série e do jogo retratado em coreano: “Ojingeo Geim”, ou “Jogo da Lula”, em português. Além disso, o cartão entregue aos jogadores no início do enredo, que é a porta de entrada para o jogo, também possui esses símbolos. Já dentro do jogo, os “guardas de vermelho” são  trabalhadores que utilizam essas figuras nas máscaras. Ressaltando que esses símbolos, nos trabalhadores, representam uma estrutura hierárquica na organização, onde cada forma simboliza uma função. 

Branding

No Round 6, o link que é criado entre o círculo, triângulo e quadrado, juntos, fazem uma alusão à série. Com isso, fica claro o quão poderoso é o branding de uma marca, quando bem feito. Desse modo, um dos benefícios de uma boa gestão da marca é o reconhecimento do negócio de imediato. Assim, consegue-se criar conexões emocionais nas pessoas, tornando-as presentes na mente do consumidor. 

Mas o que é o Branding? O Branding é fazer a gestão da marca. Contudo, vai muito além de apenas criar uma logo ou apenas uma identidade visual. Isto é, entender o propósito da sua empresa, o porque que ela existe, criar valor e posicionamento de marca. Então, a partir do branding que você vai cuidar de todos os pontos de contato com o cliente. Somente assim seu negócio poderá se manter de forma consistente e coerente.

Cabe ressaltar que o Branding trabalha justamente com a essência e valor da marca. Quando pensamos em uma marca, o que vem em mente? As cores? Formas? Símbolos? Sons? Esse coletivo de referências que vêm à tona são reflexo de um branding bem construído. Por isso, para uma empresa ser lembrada e conseguir se destacar diante dos concorrentes é necessário uma boa gestão da marca. Além disso, é preciso utilizar recursos que provoquem associações e ligações entre a marca ou produto e as estratégias de branding.

Associando a série com o Branding, fica claro a utilização dos recursos imagéticos e geográficos. O criador faz referências às figuras geométricas, como formas de destacar a essência e a identidade visual da série. Ou seja, existe uma estratégia de branding bem marcante em Round 6. Portanto, é justamente por conta da utilização dos símbolos: quadrado, círculo e triângulo, que juntos remetem ao foco principal da série, que é o jogo, além de estar presente em outros momentos da cinematografia. 

Marketing Digital

Em Round 6 fica nítido o grande investimento e valorização do Marketing Digital. Por isso, percebe-se nas diversas redes sociais a propagação de propagandas. Mas onde foi que a série chamou mais atenção do público? Segundo uma pesquisa da Morning Consult, 42% dos assinantes descobriu a série na página inicial da Netflix. Portanto, fica claro o grande investimento da plataforma nessa série. Outros 32% foram por redes sociais, como Facebook e Twitter, enquanto 20% apenas pelo TikTok.

Percebe-se, então, que na série foram utilizadas algumas ferramentas que são comuns no Marketing Digital, como o Storytelling. Mas o que significa Storytelling? A proposta dessa ferramenta é, justamente, criar um relacionamento e laço entre o público alvo e os produtos ou serviços por uma narrativa sobre o que é vendido. Na série, o storytelling acontece da seguinte forma: apesar da série ter um personagem principal, o Seong Gi-Hun, os produtores não focaram apenas na história dele, mas sim nos aspectos individuais de diversos outros personagens, prendendo a atenção dos telespectadores. Muitas vezes os fãs se identificam com alguma característica ou comportamento representado nos personagens. Com isso, fica claro que esse tipo de estratégia aproxima o consumidor da marca.

Outra estratégia utilizada no Marketing é a definição do público alvo. Na série, o jogo é realizado para um grupo específico de pessoas, chamados “Vips”. Eles representam o nicho para o qual os jogos do Round 6 é destinado. Desse modo, a própria série já evidencia a definição do público ao qual o jogo iria ser destinado. Analogamente, essa é uma estratégia de marketing que muitas empresas utilizam e são fundamentais para definir o foco das suas ações. 

Branding x Marketing Digital

Muitas vezes esses termos são utilizados juntos e até mesmo como sinônimos, mas não é bem assim. Branding e Marketing estão tão interligados que pode ser difícil identificar onde um termina e o outro começa.

O Marketing é um conjunto de ações que tem o foco no resultado, um foco mais no mercado e nas vendas do seu produto ou serviço. No marketing digital são definidos os objetivos e as estratégias de atrair o público para consumir o seu negócio ou produto. Além, claro, de conseguir alcançar as personas. Estuda em quais canais os potenciais clientes estão inseridos e como podemos alcançá-los. O marketing tem o papel de despertar a necessidade do cliente com seu produto ou serviço e entender como o mesmo soluciona o problema/ dor do comprador.

Já o Branding consiste em fazer a sua marca ter uma mensagem e propósito consistente, sendo a soma de todas as experiências que a marca promove no ambiente online. Ademais, o branding consegue fazer a interligação entre a essência do negócio, com seus valores e a identidade visual da mesma.

Resumidamente, de forma objetiva e simples, o marketing faz com que o cliente entre para comprar e o branding faz com que o cliente volte mais vezes e associe o produto ou serviço à marca, em qualquer momento que ver o símbolo ou nome da empresa em algum ambiente.

Agora que você já entendeu o que é Marketing Digital e Branding, que tal unir os dois conceitos e alavancar o seu negócio? Com uma boa estratégia de referência da marca você alcança o seu público de uma forma mais assertiva e eficaz por meio do Plano de Marketing. Entre em contato conosco e peça já o seu diagnóstico gratuito.

*Sinopse retirada da plataforma de streaming Netflix.