Projetando em Revit: Sua casa ganhando vida na tela do computador

27/06/2018 por Lucas Dantas

Há 40 anos, os projetos ainda eram feitos a mão, com lápis, papel, muito tempo e um exército de desenhistas para suprir a demanda de um escritório. Atualmente, dê algumas horas de capacitação para um estagiário, em programas como o Autodesk Revit, e terá o mesmo rendimento.

Mesmo nos dias de hoje, com softwares que revolucionaram a produtividade, como o AutoCAD, ainda é necessário muito trabalho na elaboração de cada uma das plantas. Além do retrabalho, quando ocorre qualquer alteração de projeto.

Tome o exemplo de um projeto arquitetônico, em que o desenhista elabora os diversos desenhos de um projeto (Planta Baixa, de situação, de localização, de cobertura, faixada, cortes, etc.). Ele desenha linha por linha e precisa alterar cada uma das plantas separadamente, em caso de novidades no projeto. Com todo esse trabalho é então gerado um projeto 2D, de difícil compreensão, principalmente por leigos, o caso da maioria dos clientes. Essa é uma problemática evidenciada em projetos arquitetônicos, mas que se repete, seja em projetos de Instalações prediais ou estrutural.

Diversos escritórios de projeto já utilizam ferramentas de modelagem 3D como Sketchup, para solucionar a questão de compreensão e tornar seus projetos mais agradáveis para a visualização. Entretanto é gerada toda uma nova carga de trabalho, necessitando de especialização em outros programas e todo retrabalho de modelar o projeto, do zero, dentro desses programas.

Com o Autodesk Revit, basta elaborar a planta baixa, em uma prancha em 2D, assim como seria feito no AutoCAD, e com um clique são geradas automaticamente todas as demais. Além disso, qualquer modificação em cada uma dessas plantas, atualiza simultaneamente todas as demais. Isso acaba evitando o retrabalho de editar uma por uma. Também, devido a inteligência do programa, ao mesmo tempo em que se está editando o projeto em 2D, tudo está ganhando vida nas três dimensões. Sendo necessário apenas mais um clique para ter o seu projeto, vivo e em cores, na tela do seu computador, pronto para ser renderizado em vistas 3D de altíssima qualidade e detalhamento. Isso e outras inúmeras aplicações, como quantitativos de materiais instantâneos, integração entre projetos, etc.

O Revit, é uma ferramenta da Autodesk. Disponibilizada gratuitamente para estudantes, ela visa se destacar das demais apostando em uma interface intuitiva, sem limitar a criatividade do projetista. Ela possui versões para projeto arquitetônico, hidrossanitário, elétrico e estrutural, que possuem uma usabilidade semelhante. Assim, torna-se mais rápido o aprendizado de uma versão, quando já se tem domínio de outra. Além de que todos esses projetos podem ser feitos simultaneamente em apenas um arquivo, inclusive online, com edição remota.

Se você for um estudante, por que se prender ao passado, com o futuro ao seu alcance? Se você for um gestor, por que não investir em capacitação para seus funcionários e assegurar a competitividade da sua empresa?