A importância do Estudo de Layout na sua empresa

09/03/2017 por Rodrigo Barbosa

O estudo de Layout visa basicamente definir ou redefinir o arranjo físico de uma instalação. Dessa maneira, máquinas, equipamentos, mão de obra, áreas de movimentação e estoques são integrados e posicionados de uma maneira harmônica. Como consequência, temos um fluxo de materiais e de trabalho mais fluido através da fábrica, ou um padrão de tráfego mais acessível para clientes e funcionários de uma organização que presta serviços.

Como detectar a necessidade de um estudo de layout?

Na sua empresa você percebe que há uma movimentação excessiva da matéria  prima, um acumulo de pessoas, espaços ociosos na área de produção, fluxos cruzados entre uma etapa do processo produtivo e outra, formação de estoque intermediário em áreas não desejadas ou longas filas para o atendimento de clientes? Se a resposta foi sim para algum dos itens acima, pode se fazer necessário um estudo de Layout.

Aonde o estudo de Layout é aplicável?

Nesse aspecto é bem flexível, para toda atividade que utilize espaço o estudo é aplicável desde fábricas que transformam matéria prima em produto até empresas que prestam serviços, de pequeno, médio e grande porte. Esse estudo pode ser aplicado tanto em empresas que estão abrindo e querem definir como será a disposição dos elementos em suas instalações, ou organizações já consolidadas que querem redefinir o uso de seu espaço físico. São exemplos: fábricas, lojas, supermercados, bancos, escritórios e clínicas.

Quais são os benefícios de um estudo de layout?

Com um bom layout obtêm-se resultados surpreendentes na redução de custos de operação e no aumento da produtividade e eficiência.  Além de facilitar entradas e saídas de materiais, melhorar os fluxos, auxiliar no gerenciamento visual e na supervisão, ao mesmo tempo em que gera um ambiente de trabalho agradável e seguro.