Estudo de luminotécnica: Conheça as aplicações dessa técnica no seu dia a dia.

      28/08/2019 por Julia Maia, Luiz Felipe Vasconcelos e Pedro Paiva

Você já parou para pensar que a luz presente nos vários lugares os quais fazem parte do seu dia a dia está sendo mal aproveitada? Além disso, que uma má iluminação pode afetar as atividades que você realiza num ambiente? No contexto atual, apesar das análises de incidência solar realizadas pelo arquiteto, os olhares acerca de uma edificação se tornam focados nos detalhes mais palpáveis. Logo, o elemento que nos faz enxergar todo o resto acaba sendo deixado de lado. Afinal, você conhece alguém que realizou um estudo de luminotécnica para iluminar um local de forma mais eficiente e de acordo com o próprio desejo?

A partir disso, um dos grandes responsáveis pela pouca aplicação desse serviço é a falta de conhecimento da possibilidade de adequar diferentes sensações a um mesmo ambiente, através da manipulação da luz. Em consequência, diversos benefícios trazidos por esse domínio acabam sendo não aproveitados. Portanto, deve-se buscar um novo olhar para o que nos dá a capacidade de ver.

Afinal, o que é um projeto de luminotécnica?

A luminotécnica consiste no estudo para a aplicação de iluminação artificial em ambientes tanto internos quanto externos. Através disso, é possível atribuir diferentes características ao local, como simplesmente uma iluminação agradável para um bom descanso na sala de estar, ou uma luz mais reluzente, necessária para manter os frequentadores do lugar mais focados, como em uma biblioteca, ou até mesmo um corpo de bombeiros o qual necessita estar 24h em alerta. Dessa forma, o maior desafio dessa aplicação é obter um bom resultado sob a perspectiva de cada um, visto que a luz você não vê, você sente. Logo, um bom desfecho depende de diversos fatores como o tipo do ambiente, o tempo de permanência, a linguagem arquitetônica, composição de luz artificial com natural ou até mesmo o desejo do cliente e o custo final da aplicação.

Mas, aliás, como é realizado esse estudo?

Através de uma análise das lâmpadas realizada são consideradas algumas características para definirmos a melhor iluminação possível para sua casa, levando em conta aspectos como a eficiência da luz. Entretanto, o uso irracional dos sistemas os quais iluminam um ambiente pode causar danos à flora, cansaço nas vistas, desorientação dos animais e, até mesmo, o consumo excessivo de energia. Ou seja, torna-se de suma importância conhecer os modelos de lâmpadas, luminárias e acessórios para criar uma iluminação agradável e sustentável. Além disso, toda lâmpada possui uma determinada temperatura de cor e está então é considerada devido suas influências locais, aliás, quem nunca entrou em um ambiente tão claro que doeu só de olhar? Logo, o estudo de luminotécnica certifica a melhor iluminação para sua demanda para que situações como essa não ocorram.

Em paralelo, já a luz com tonalidade branco amarelado contribui para uma sensação de aconchego, de conforto para quem, após um dia cansativo, quer simplesmente se sentar no sofá de casa e relaxar. Contudo, o uso inadequado desse tipo de iluminação pode causar sono em momentos inapropriados, e dependendo do local de aplicação, pode reduzir o rendimento, o que não é legal para ambientes de trabalho por exemplo. Finalmente, podemos unir todos esses aspectos considerando a singularidade de cada um e, com isso, estabelecer a iluminação mais inteligente possível.

No final das contas, depois de todo esse trabalho minucioso, em quais situações podemos aplicar? Quais seus benefícios desse estudo?

O estudo de luminotécnica pode ser um grande aliado em alguns setores que utilizam espaços interiores. É comprovado cientificamente que as cores estimulam o cérebro de alguma forma. Dessa maneira, uma iluminação bem-feita, precisa utilizar essas informações de estímulo. Por exemplo, a iluminação de uma loja, é um fator que afeta diretamente nas suas vendas, sendo usada como uma ferramenta de marketing, atraindo clientes. Numa residência, é necessária uma iluminação adequada, que atenda à demanda da casa, consumindo menos energia e a tornando um lugar mais confortável e relaxante. Já em um hospital, é requisitado um ambiente que passe a sensação de limpeza e amplitude do local, e ao mesmo tempo ser confortável e tranquilizante para os pacientes. Portanto a luminotécnica se torna uma alternativa viável a quem deseja adaptar a iluminação de um ambiente de acordo com sua necessidade e as atividades realizadas no mesmo.
Nas palavras do arquiteto e coordenador do MBA Design de Interiores e do Master em Arquitetura e Lighting do IPOG, Lorí Crízel: “Pensar em um projeto luminotécnico não se restringe apenas a escolher o melhor uso para a lâmpada, mas pensar no uso da luz de forma intencional, para tornar o ambiente mais bonito, seguro, agradável e eficiente”.
Portanto, a Luminotécnica é capaz de realizar o dimensionamento e o arranjo ideais de lâmpadas e demais fontes luminosas. Além disso, esse serviço permite a redução dos gastos de luz, pois, através da sua aplicação, viabiliza-se a otimização da eficiência luminosa, conseguindo, assim, extrair o máximo de cada fonte de luz, eliminando custos excessivos. Por fim, consegue-se imprimir, de maneira mais assertiva, a sua marca, deixando o espaço mais agradável para os frequentadores.

       Agora que você já entendeu o que é esse estudo, e aí, já pensou em quais são as influências da luz ao seu redor? A luminotécnica pode te ajudar a compreender e dominar o elemento que possibilita sua leitura nesse exato momento! E a Meta Consultoria pode te ajudar a realizar a melhor aplicação desse serviço, para mais informações acesse a aba das nossas soluções e peça já o seu diagnóstico gratuito!

Saiba mais: Estudo de Luminotécnica